-->

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Modem U.S. Robotics 56K Fax Win PCI: Detecta mas não responde.

Eu estou experimentando com servidores de fax e precisei instalar um modem qualquer que se apresentasse como uma porta serial padrão no Windows. Acabei colocando um USR 56K PCI. O Windows XP SP3 reconhece o bicho sem precisar instalar nenhum driver extra.

Mas aí eu precisei mudar o modem de slot. Não funcionou mais.

O sintoma é que o modem aparece no gerenciador de dispositivos sem qualquer erro, mas ao tentar rodar o diagnóstico o Windows acusa que o modem não está respondendo. Eu já sabia, por experiência anterior, que para isso é necessário rodar um pequeno programa (instalado pelo próprio Windows) na inicialização. Mas o atalho para esse programa, com sua complicada linha de comando, havia desaparecido da lista do Autoruns.

Então eu deletei o modem no gerenciador e mandei redetectar. O atalho "apareceu" e o modem voltou a responder.

Para o caso de, por algum motivo, o Windows se recusar mesmo a refazer o atalho para o programa, vou registrar aqui sua linha de comando:

em: HKLM\software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Run\
valor: C:\windows\system32\USRmlnka.exe RunServices \Device\3cpipe-USRpda

A propósito: o Windows Seven não reconhece esse modem. Eu comecei as experiências no Seven, mas tive que continuar no XP por causa disso.

19 comentários:

  1. Nem todos os USRobotics/3Com são modens de verdade. Alguns são winmodens.
    Modens reais não precisam de driver. Eles são uma porta serial. A única coisa é respeitar irq/endereço para não conflitar com outra porta serial ou outro hardware.
    Talvez esse seja um winmodem e o seven não tenha o drive dele por já ser um hardware "deprecated" (alguém ainda usa modem e internet discada?)

    ResponderExcluir
  2. "alguém ainda usa modem e internet discada?"

    Claro que sim. E passam e recebem fax também.

    Banda larga só está disponível na linha onde foi contratada. Internet discada está disponível em toda parte.

    ResponderExcluir
  3. Apenas uma palavra pro eug

    FAX

    ResponderExcluir
  4. Intruder_A631/12/09 12:58

    Modens sempre podem ser úteis. Para fazer identificação de chamada ou para enviar ou receber fax ( apesar de ser meio raro precisar passar fax, e nessas poucas vezes uso o do trabalho ), ou até para fazer uma conexão a Internet discada. Mas para isso ainda prefiro ir numa lanhouse e conectar lá ( não dá mais para aguentar conexão discada ).

    Falando no Windows 7, acho o cumulo esse negocio de se parar o suporte aos periféricos antigos, é nessas coisas que o Linux é bom, pois uma vez tendo sido desenvolvido o driver, ele continua suportado nas versões seguintes.

    É por estas coisas que apesar de ter gostado no Windows 7 continuo com o Windows XP instalado ( falta de suporte a alguns dos meus periféricos antigos ).

    ResponderExcluir
  5. Intruder,

    Eu só tenho coragem de usar Lanhouse para fazer pesquisa.

    Colocar a minha senha do gmail (que entre outras coisas dá acesso a meu blog também) em um PC de lanhouse? Deus me livre! Acessar meu banco numa lanhouse?

    Tendo acesso ao meu e-mail por meras horas a pessoa pode trocar as minhas senhas de acesso de diversos serviços, falar em meu nome em diversos fóruns, se comunicar com meus clientes como se fosse eu... Transformar minha vida em caos!

    É muito mais fácil eu me pendurar numa conexão discada. Em casa ou na rua, com um notebook.

    ResponderExcluir
  6. Intruder_A631/12/09 13:28

    O pior que pode acontecer se pegarem a minha senha no gmail é eu ter que mandar uma mensagem para o Gmail para reaver a minha senha ( nunca me estressei com o meu e-mail, sei que não dá para confiar muito nele, e não acho que a senha de e-mail tem lá muito valor para os marginais que atuam na Internet ), mas no resto dá medo mesmo.

    Eu acesso sem pena os meus e-mail em Lanhouse, e até agora nunca tive dor de cabeça ( isto não significa que não vá acontecer algum dia ). Mas se em algum momento for vítima, no máximo o que posso perder são os últimos e-mails, pois eu tenho o hábito de baixar os e-mails para o micro ( não gosto de deixar no gmail ).

    Agora por exemplo estou viajando, e para a minha felicidade estou usando o meu notebook na rede WIFI do Hotel ( dentro da floresta amazônica, ao lado do rio Negro, com conexão por satélite, o cumulo da mordomia ).

    ResponderExcluir
  7. Aí está a diferença. Na minha conta do gmail estão todos os meus e-mails desde 2005. No meu PC eu tenho uma cópia.

    Tendo tempo suficiente, o indivíduo pode até conseguir o controle do meu site e do meu fórum. Ia dar um trabalho dos infernos convencer meu host do roubo da conta. Algo parecido aconteceu há anos e eu cansei de passar faxes internacionais para a Verisign tentando provar minha identidade. Levou semanas!

    Perder o controle sobre sua principal conta de e-mail pode fazer um enorme estrago na vida de uma pessoa.

    ResponderExcluir
  8. Jefferson & Anônimo:

    Só falta vcs me dizerem que ainda tem gente usando telex!!!!
    :-)

    ResponderExcluir
  9. Telex eu não sei e acho realmente difícil, porque há 10 anos já era um trambolho caro, inconveniente, burro e limitado.

    Mas se você não percebeu o quanto as pessoas ainda usam fax, precisa sair mais de casa.

    ResponderExcluir
  10. Pra que será que se vende, se compra tantas impressoras multi-funcionais? Documentos antes escaneados pelo fax, podem ser escaneados pelo scanner e enviados por email, não é mesmo?
    (maldito acer com a interrogação no altgr-w)

    ResponderExcluir
  11. eug,

    Em que universo alternativo você vive? Todas as as empresas em que trabalho e onde já trabalhei tem um ou mais aparelhos de fax. Eu tenho um cliente pessoa física que se comunica por fax com uma loja de discos nos EUA, apesar de ter três computadores e conexão banda larga em casa. Meu plano de saúde vive querendo passar as coisas por fax para mim e eu é que insisto que passem por e-mail. Minha mãe volta e meia pergunta se eu tenho fax porque algum médico ou agência de viagens quer passar algo por fax para ela.

    Eu participei de uma licitação por leilão eletrônico há alguns meses onde ao final do pregão o vencedor precisava passar determinados documentos por fax. O leilão foi via internet.

    E você certamente não quis ver as multifuncionais que tem telefone acoplado, para operar exatamente como um aparelho de fax comum.

    ResponderExcluir
  12. Onde trabalho hoje, o servidor de Fax é uma aplicação integrada ao Exchange Server - Enviar e Receber FAX é simples como um e-mail. Mas conheço poucos que fazem isso em suas empresas, e acho que soluções caseiras para e-mail tem poucas. Mas o skype tem plugins, até meu iphone tem plugin para mandar fax via WEB :D

    Algum dia a assinatura eletronica vira uma realizada que substitua o velho FAX !!

    ResponderExcluir
  13. Claro que sei que as multifuncionais tem a possibilidade de fax tb. Mas assim como a lampada incandescente substituiu o lampião a gas, o fax já deveria ter morrido, assim como o telex morreu.
    Se não for por outro motivo, pelo menos pela limitação de velocidade, pq, imagino que ele deve chegar no max. aos 56k dos modens, contra bandas largas de velocidades muito maiores.

    Exemplinho prático:
    se vou no 4shared.com baixar um livro em pdf de uns 70M, ele vai demorar aqui no meu caso uma hora, por aí... Se eu for passar essas trocentas páginas do livro por fax, quanto tempo levarei? Eu não sei, mas desconfio que gaste mais tempo, pulsos e reais...

    ResponderExcluir
  14. Ygor,

    "o servidor de Fax é uma aplicação integrada ao Exchange Server "

    É mais ou menos nisso que estou trabalhando nos últimos dias. Mas no meu caso estou tentando mais uma vez botar para funcionar uma solução Linux

    ResponderExcluir
  15. eug,

    Desta vez eu concordo com você. Fax é um troço prá lá de primitivo. Mas não é porque você não entenda a utilidade de uma coisa que ninguém mais vá ver utilidade nela.

    ResponderExcluir
  16. Ryan,

    Depois procuro qual é o aplicativo que tem na empresa que se integra ao Exchange, mas tenho quase toda a certeza de que é o sistema da GFI.

    Mas tenho certeza que tenho um amigo que estava tirando a certificação LPI para linux, e que ultimamente faz muito com ele que deve ter um guia pratico (pois ele costuma anotar caso precise depois ) uma solução para isso.

    Ultimamente ele anda fazendo de tudo com linux, desde o PBX IP com o Asteriks até um sistema de monitoria de cameras via WEB tudo com hardware barato e usando linux.

    Alias ele usa modens no PBX IP que sao compativeis com os hardware caros da Digitro que fazem o mesmo trabalho das placas FSX se nao me engano.

    O modem tem muiiita utilidade ainda para determinadas coisas. Por ventura sua maquina roda o XP Mode no Windows 7 ? O modem é reconhecido dessa forma ou ainda não tentou !?

    ResponderExcluir
  17. Ryan,

    Eu ja ia me esquecendo, coloca os detalhes do modem que não funcionou no Windows 7 - e a versão que você esta rodando x86 ou x64.

    Fiquei curioso que um modem tão batido desse não tenha sido reconhecido !

    ResponderExcluir
  18. Ygor,

    "...ele que deve ter um guia pratico..."

    Eu já coloquei a coisa para funcionar e estou na fase de familiarização. Estou usando o Ubuntufax (hylafax) rodando sob o XP.

    "...desde o PBX IP com o Asteriks

    Taí uma solução que eu adoraria poder oferecer aos meus clientes.

    ResponderExcluir
  19. coloca os detalhes do modem que não funcionou no Windows 7

    Eu já documentei isso, mas em outro lugar. Vou tentar acelerar a divulgação.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.