-->

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Geforce 7300GS: monitor piscando.

O cliente me pediu para identificar por que seu monitor de vez em quando apagava sem motivo. Chegando lá apurei que ele "piscava" (apagava completamente e acendia logo em seguida) a intervalos irregulares que não impediam o uso, mas incomodava.

Por puro chute, decidi dar uma olhada primeiro na placa de vídeo. O que vi me surpreendeu:



A foto pode enganar (um ou dois parecem OK), mas todos os doze capacitores eletrolíticos estão estourados. Aí vai uma ampliação dos que estão em pior estado para você "sentir o drama" de perto:



O que me deixou surpreso foi que eu esperaria sintomas muito piores de uma placa nessa situação.O monitor era um LCD Samsung ligado pela DVI. Examinei a placa-mãe e não havia nenhum capacitor estufado, nem havia qualquer relato de instabilidade desse computador. O que me fez concluir que o problema se devia à má qualidade da placa de vídeo.

Como eu não vendo peças, avisei ao cliente que ele precisava substituir logo essa placa, porque eu não sabia por quanto tempo ainda ia funcionar e ia ficar pior. Eu passei mais ou menos um mês sem ter notícias, até que o cliente ligou dizendo que havia comprado a placa porque o problema havia degenerado de vez  e me chamou para fazer a troca.

Foi tarde demais. Depois de feita a troca não deu imagem de jeito nenhum. Após alguns testes eu descobri que o monitor havia pifado. Testei tanto pela DVI quanto pela VGA e não deu mais imagem. Precisamos colocar um monitor velho no lugar.

É mole?

O cliente me deu a placa defeituosa. Quando eu puder vou trocar os capacitores e ver se pelo menos ela ainda funciona.

Nota: Em teoria esse cliente poderia ter trocado a placa sozinho, mas foi enrolado por um vendedor que o convenceu a comprar também uma nova fonte e ele acabou perdido com os conectores. A placa comprada foi uma XFX 9400GT, que só pela aparência eu ligaria em qualquer fonte xing-ling sem medo (posso até estar enganado, mas nunca me enganei nesse assunto). Mas o vendedor aproveitou para empurrar também uma fonte WYNN modelo WYN-300G que custou R$96.

24 comentários:

  1. -Tem vendedor que sabe ser bicho sem-vergonha, viu... Apesar de que esses só têm o nome de vendedores, não são de verdade. Desonram a profissão.

    -Qual a marca da placa? É essa "Mymax" da ventoinha (nunca vi)??

    ResponderExcluir
  2. Que eu saiba, o "fabricante" é mesmo Mymax

    ResponderExcluir
  3. Para "tentar" ser justo com o vendedor, a própria nvidia recomenda o uso de uma fonte de "300W reais" com essa placa. Mas o meu cliente levou na mão a placa defeituosa, que tem um dissipador não muito diferente do usado na XFX 9400GT. Segundo eu apurei rapidamente o consumo máximo da 7300GS é de 29W e o da 9400GT é 50W. 21W é uma diferença ridícula para qualquer fonte que eu já tenha usado e confirma a diferença mínima nos dissipadores.

    ResponderExcluir
  4. Pode trocar os capacitores dessa placa que ela volta a vida, já consertei várias dessas aqui.

    E repare bem no tipo de capacitor. Tem fabricante de placa-mãe fazendo uma PUTA propaganda que tá usando capacitor "sólido" e você bate o olho na placa e vê esses capacitores eletrolíticos SMD... Adivinha se não vai continuar dando pau, estufando capacitor???

    ResponderExcluir
  5. Tb já tive de substituir uma placa de vídeo com capacitores estufados.

    Pensei que essa cáca só acontecia com as infames MoBos pcshit e ecs...

    ResponderExcluir
  6. putz grilo, o vendedor entubou uma fonte de R$96,00 no cara ainda...
    a fonte poderia ter pau c fosse uma daquelas que tem cabo de alimentação direto na placa de video, nessas duas placas citadas acima, ela pega da placa mãe, e pelo q vc falou ta ok a placa mãe, axo q o vendedor deu uma entubadinha heim...

    ResponderExcluir
  7. Tenho visto alguns artigos apregoarem as vantagens de capacitores de estado sólido e relação aos capacitores eletrolíticos.

    Mas pelo estado desse aí... :-)

    Lauro Faria
    www.bdibbs.com.br

    ResponderExcluir
  8. Lauro,

    Por que você acha que esses capacitores são sólidos?

    Pelo que eu entendi do que o Luciano disse, ele comentou que esses capacitores não passam de eletrolíticos comuns.

    ResponderExcluir
  9. capacitores de estado sólido que eu saiba aproveitam-se da capacitancia que existe entre duas camadas ou trilhas de material semicondutor.

    Esses que explodiram são eletrolíticos mas com uma caneca metálica, em vez do tradicional involucro plastico.

    ResponderExcluir
  10. "capacitores de estado sólido"

    "estado sólido" é outra coisa. Capacitores tem "dielétrico sólido" ou são apenas "sólidos".

    "que eu saiba aproveitam-se da capacitancia que existe entre duas camadas ou trilhas de material semicondutor."

    Que eu saiba, não existe capacitor à venda construído à base de material semicondutor.

    "Esses que explodiram são eletrolíticos mas com uma caneca metálica, em vez do tradicional involucro plastico."

    Na verdade todos os eletrolíticos tem caneca metálica (alumínio), o normal é eles terem uma jaqueta de plástico envolvendo a caneca.

    ResponderExcluir
  11. Jefferson, recentemente tive o mesmo problema de capacitores estourados, em uma geforce 6500, o defeito apresentado era ligeiramente diferente, o micro funcionava normalmente até que fosse iniciado um programa que utilizasse recuros 3D, quando o windows entao travava por uns instantes e depois dava um erro.
    Como tenho conhecimentos de eletronica, substitui os capacitores danificados por uns eletroliticos fabricados pela Epcos (que é um bom fabricante) e a placa voltou a funcionar normalmente.

    ResponderExcluir
  12. Sou formado em eletrônica e trabalhei alguns anos em uma fábrica de amplificadores. Nunca vi todos capacitores estourarem ao mesmo tempo em um circuito. O único motivo plausível seria se a fonte estivesse fornecendo uma tensão maior no momento em que eles estouraram, ou se a tensão real que eles suportam (16V indicados na foto) é menor do que a informada. Também existe a hipótese de que eles tenham estourado em momentos diferentes...

    Marcelo K

    ResponderExcluir
  13. Marcelo K,

    Note que eu nunca sugeri que os capacitores estouraram ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir
  14. Estou com o mesmo problema, todos os capacitores da minha GeForce 6200 DDR2 256mb estouraram, a placa estava em um computador, que já vinha desligando o monitor as vezes, quando passei para o meu pc, cheguei escutar 2 capacitores esoutarem, um em um dia, outro dias depois. Neste caso, é possivel fazer a troca dos capacitores ? Se puder fazer isto, como devo fazer para saber qual a tensão da fonte que preciso para esta esta placa ?
    Muito obrigado!
    É bom saber que tem um blog que trata desses assuntos.
    abraços

    ResponderExcluir
  15. Sim, os capacitores podem ser trocados. E a fonte é irrelevante se sua placa-mãe continua OK. O problema é má qualidade dos capacitores originais.

    ResponderExcluir
  16. Muito obrigado!
    Vou ver o que farei e volto aqui para falar no que deu.
    Valeu mesmo ;)

    ResponderExcluir
  17. Anônimo2/9/10 17:37

    Para chegar a esse ponto até pode ser que os capacitores sejam de péssima qualidade. Porém fontes genéricas com tensões que ficam fora da margem de segurança que é de 10% e com alto nível de ruído elétrico só pode resultar numa porquera dessa. PC precisa de tensões estáveis e limpas que só fontes de qualidade tem.

    ResponderExcluir
  18. Bom... não vou crucificar o vendedor por ter empurrado uma fonte nova ao seu cliente... a troca da fonte pode ter salvo algum outro componente do micro. Vai saber se ela estava entregando as tensões corretamente...

    ResponderExcluir
  19. estranho. precisaria ver se essa fonte estava normal.
    estourar um ou dois ate que e possivel...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que parte de "Examinei a placa-mãe e não havia nenhum capacitor estufado, nem havia qualquer relato de instabilidade desse computador. " deixa alguma dúvida?

      Excluir
  20. Recebi de um amigo outra Geforce 7300GS, igualzinha, com exatamente o mesmo problema. Para mim isso comprova má qualidade de fabricação.

    ResponderExcluir
  21. Tenho uma dúvida: Tenho um computador PC de 5 anos. Estava querendo descobrir o porquê de meu monitor estar desligado enquanto tenho ligá-lo, e só depois de algum tenho, quando deixo a entrada serial para fora, o monitor apresenta ter vida 8 minutos depois. A placa de vídeo é onboard e nenhum outro capacitor está estufado senão um capacitor no interior do monitor (desculpe pelo vício de linguagem) quando procurava o problema. As informações contidas no capacitor são de 10V e 1000 micro farad. Para trocar de capacitor eu devo aumentar o valor de farad ou comprar outro semelhante?

    ResponderExcluir
  22. O monitor é da marca msi, com capacitor eletrolítico das informações que falei.

    ResponderExcluir
  23. Eu tenho um PC ficando velho por aqui com uma 8600GT XFX que estouraram metade dos capacitores, e eu tenho uma fonte corsair de 460W.
    Dor de cabeça encontrar um lugar que venda eletrolíticos sólidos/poliméricos... Acho que vou utilizar apenas capacitores de altas temperaturas no lugar.
    Parece que andaram fabricando um monte de capacitores defeituosos: http://motherboard.vice.com/blog/plague

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.