-->

sábado, 28 de novembro de 2009

Notebook ou Desktop (em casa)?

Essa é uma pergunta que volta e meia alguém (não aqui no blog) me faz. Em geral as pessoas querem comprar um notebook, porque é "bonito", "simpático", "prático", etc. E geralmente é o mesmo tipo de pessoa que jamais usaria o notebook na rua com medo de assalto e quer o notebook para usar apenas em casa.

No meu ponto de vista, é um desperdício de dinheiro. E eu costumo desanimar a maioria (não todos) dos que me fazem essa pergunta quando cito os seguintes problemas:

  • Não importa o quanto os notebooks tenham baixado de preço. Um desktop na mesma faixa de preço é sempre mais veloz ou de "melhor qualidade" no geral.
  • Se não gostar de algo, vai ter que conviver. A tela é ruim? Não dá para trocar. O touchpad é incômodo (eu já vi vários)? Vai ter que usar um mouse externo. Você não se acostuma com o tamnho ou o "feeling" do teclado? Vai ter que usar um por fora. O drive de DVD não lê direito discos gravados em casa? Vá se acostumando, pague uma pequena fortuna por um substituto compatível ou use um leitor externo.
  • A manutenção do hardware é caríssima. Qualquer serviço besta em um notebook numa "oficina especializada" costuma custar não menos que R$250. Já cansei de responder "melhor desistir dele" quando clientes me dizem o orçamento do conserto da placa-mãe do notebook deles. Em um desktop o conserto mais caro ocorre quando a placa-mãe pifa e você é obrigado a trocar processador e memória também. Mas quando isso acontece você paga pelo conserto e leva um upgrade de bônus: sai com um computador que é metade novo e geralmente mais rápido e moderno que o que você tinha. O conserto da placa mãe de um notebook é absurdamente caro e muitas vezes é só um conserto mesmo (ou a troca por outra placa usada, mas funcionando). Você paga caro para continuar com a mesma lata-velha e ainda arriscando pifar outra coisa um mês depois. 
Claro, para algumas pessoas (geralmente quem "pode", financeiramente falando) todos esses alertas entram por um ouvido e saem pelo outro. Elas ficam hipnotizadas pela beleza e praticidade dos notebooks: quase não tem fios, você não precisa ter uma mesa dedicada a isso (requisito de apartamento pequeno), etc. E olha que já foi muito pior, quando monitores LCD externos custavam a metade do preço de um notebook* e você se via obrigado mesmo a usar um CRT (isso, sim, é trambolho). Mas com monitores LCD de qualidade razoável (lembrem-se: no quesito qualidade eu ainda prefiro o CRT) custando R$400, isso deixou de ser um problema. Só falta reduzir o tamanho do gabinete.

*Na verdade, ainda custam. Estou me referindo a uma época não muito distante em que um notebook razoável custava R$5000 e monitores LCD de 15" custavam R$2000.

Mas o mercado não ajuda: há três meses eu tentei encontrar um gabinete slim decente para montar um computador para um cliente e não achei. Mesmo os como esse ainda são grandes demais (profundidade) e caros. Com computadores modernos tendendo a consumir menos e requerendo coolers menores existe um espaço no mercado para gabinetes mais apertados (principalmente no caso da maioria das pessoas que só usa o que vem "onboard" na placa-mãe e nunca vai usar os slots) com fontes também menores que o normal. O gabinete do Pavilion s3320br é um exemplo do que eu procuro. Ele é feito para placas mini-itx (é, quando a placa-mãe do s3320br pifa o dono está ferrado), mas não precisaria crescer muito para acomodar uma micro-ATX.

Infelizmente nenhum padrão de fonte "micro-atx" aparece e quando você encontra um gabinete slim bonito já sabe que se a fonte pifar você vai ter um problema para substituir. Mas, ainda assim, custa mais barato que consertar um notebook.

Eu até consigo entender a atração pelos notebooks porque realmente os desktops, por mais elegantes que sejam, ainda são um trambolho cheio de fios em comparação (lembre-se: se o mercado ajudasse isso poderia ser minimizado). Mas eu só recomendo notebooks para quem vai usá-los fora de casa. Se você prefere notebook porque é mais bonito, vá em frente. Mas ninguém vai me ver sugerindo a compra de um por causa de estética.

47 comentários:

  1. Finalmente alguém que pensa como eu. :-)

    E posso adicionar mais um motivo a favor do desktop para quem não precisa realmente da mobilidade: é muito mais confortável digitar num teclado normal e usar um monitor comum, ajustado para uma boa altura, do que ficar olhando para baixo para ver a tela do notebook.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado, Jefferson! :D

    ResponderExcluir
  3. Concordo com os pontos negativos apontados,
    mas tem um ponto positivo imbativel:
    ler docs e pdfs em qualquer lugar.
    Vc pode estar esparramado no sofá da sala com
    o note/netbook sobre o barrigão, ou pode estar
    sentado no troninho com o note/net lap top (sobre as pernas)...
    E, se eu fosse imprimir todos os docs e pdfs que já baixei, detonaria com a floresta amazônica...

    Claro que um kindle, se barato fosse, seria mais interessante, por causa da tela, mas quem não tem cão, caça com gato e não tem que juntar o cocô...

    ResponderExcluir
  4. Olá Jeferson, eu cocordo com seu ponto de vista. Eu tenho um notebook Compaq (HP) que comprei em 2007 pra ajudar a teminar minha monografia. Ano passado apareceu um problema na placa wifi e desisti de consertar por causa do preço em uns R$ 200,00. Outra coisa é a carga da bateria: a autonomia caiu de 2h30 para 1h00. Uma nova? uns R$ 300,00.
    Depois dessas eu voltei a usar meu Desktop.

    ResponderExcluir
  5. Intruder A630/11/09 08:12

    Nessas horas a melhor opção é o ebay.

    Por exemplo um adaptador USB wifi pequeno é barato lá, e comprei uma bateria para um Notebook Compaq de 12 células por 60 dólares ( a original estava com muito baixa capacidade ) e a Receita Federal deixou passar direto apesar de ser uma caixa de bom tamanho.

    ResponderExcluir
  6. Intruder,

    Ou a Aduana de Salvador é muito boazinha ou a de Recife é muito severa. Eu comprei uma bateria e a Aduana me taxou no equivalente a 100% do que paguei pelo produto (arbitraram um valor para "bateria de notebook"). A bateria custou US$42 e eu paguei cerca de R$80 de imposto.

    Ainda mais barato do que comprar aqui, claro. Mas nessas horas eu gostaria de ser seu vizinho.

    ResponderExcluir
  7. Intruder A630/11/09 09:02

    Na teoria, quem taxa é o Rio ou São Paulo, mas não sei qual é o problema ai ?

    Foi quando que aconteceu isso ai ?

    No seu caso eu teria mostrado o valor real e solicitado que fosse calculado pelo valor pago. Quando precisei fazer isso, e foi numa época em que era realmente taxado aqui em Salvador, eles me pediram para mostrar o extrato da compra no Cartão de Credito, feito isso eles taxaram pelo valor real.

    ResponderExcluir
  8. Intruder,

    O meu caso parece mostrar que não taxação não é sempre feita no ponto de entrada.

    Isso aconteceu em Setembro, mas não foi a primeira vez. Já houve uma bateria de 9V, enviada em um envelope pequeno, que me custou US$2,71 e me taxaram em R$25,60.

    Nem fui buscar, nem briguei. US$2,71 não valiam o meu tempo.

    Eu não briguei porque não valia a pena. Apesar de estar escrito com todas as letras no formulário da receita que você deve solicitar reexame já na agência postal, aqui em Recife quase riram de mim nos Correios quando eu fiz isso (isso é o que dá acreditar no que está escrito em um documento oficial). È preciso ir pessoalmente ao posto da aduana com as provas de quanto custou o produto e solicitar lá o reexame e depois fazer o mesmo por e-mail (é verdade). A Aduana solicita aos correios que enviem a mercadoria para a aduana para reexame e se for confirmado o seu perdido a mercadoria volta para os correios e você é avisado para ir buscar lá, mas o prazo final não muda. Se essa pendenga toda acabar um dia antes do prazo de 30 dias, você tem um dia para ir buscar na agência. E os Correios são uma bagunça: o aviso de chegada faz um "passeio" tão grande que eu já recebi o aviso de retirada da mercadoria três dias depois de já tê-la encontrado e retirado na agência.

    Em alguns casos, eu prefiro pagar para não ter esse transtorno.

    ResponderExcluir
  9. Intruder A630/11/09 09:37

    É, parece que o pessoal ai da Receita Federal de Recife gosta de colocar chifre em cabeça de cavalo, ainda bem que o pessoal aqui de Salvador gosta de seguir as regras ( nesse caso é excelente ).

    ResponderExcluir
  10. Jefferson

    A minha opinião, sobre note e desktop é bem diferente.

    Eu tenho ambos na minha residência....
    E o único motivo para eu ter um desktop é JOGO.
    Só uso para jogar.

    Fato é...o preço do notebook caiu D+.
    Com o note, vc tem o poder da mobilidade...mesmo que seja apenas na sua residência. Vc não precisa ter um móvel específico para ele na sua casa..uma economia de espaço e dinheiro.

    Um bom notebook, sendo BEM usado, não costuma apresentar problemas de hardware tão cedo. Tenho um Accer, que sabemos não ser marca top para note, funcionando a quase 3 anos sem qualquer problema. Minha esposa tem um note da HP a 4 anos e meio, que só precisou de ugrade de memória...facilmente resolvido.

    Alias...eu recomento para todos os usuários domésticos, de aplicações officers em geral..que compre um note ao invés de um desk. A plataforma de um note já vem toda integrada e devidamente testada...problemas de incompatibilidade entre o hardware e o software nele instalado, é muito difícil. Coisa que é mais comum no desktop.

    Além disso, pela natureza da arquitetura do desktop, eles estão mais sujeitos a poeira, oxidação, maresia, etc...O que acaba por deixar o equipamento instável.

    Eu conheço muito mais pessoas satisfeitas, e sem dores de cabeça, com notebooks do que com desktops.

    Pessoas que não possuem o conhecimento técnico, para administrar os problemas de um computador, preferem pagar um pouco mais pelo conforto de um equipamento que já vem com tudo instalado e configurado, além de apresentar menos problemas.

    Dinheiro é algo relativo.
    Muita gente, agrega um valor descabido ao dinheiro, por não analisar todas as variáveis envolvidas em suas compras.

    Do meu ponto de vista...para quem usa um computador para estudo e trabalho, atualmente um notebook é um melhor negócio.

    ResponderExcluir
  11. Geno,

    Estou vendo alguns problemas nas suas afirmações:

    problemas de incompatibilidade entre o hardware e o software nele instalado, é muito difícil. Coisa que é mais comum no desktop.

    De que "desktop" você está falando? Eu posso comprar pronto na loja ou integrar eu mesmo um desktop tão "integrado" quanto um notebook. Ou você está sugerindo que HP e Dell vendem desktops que já vem "problemáticos" de fábrica mas os notebooks das mesmas empresas não vem?

    Além disso, pela natureza da arquitetura do desktop, eles estão mais sujeitos a poeira, oxidação, maresia, etc...O que acaba por deixar o equipamento instável.

    Explique melhor essa "arquitetura". Já perdi a conta dos noteboks que vi precisarem ir para a assistência técnica porque o cooler estava entupido de poeira e o note estava superaquecendo e desligando sozinho. Também já vi mais de uma vez placas de notebook "comidas" pela maresia.

    preferem pagar um pouco mais pelo conforto de um equipamento que já vem com tudo instalado e configurado, além de apresentar menos problemas.

    Novamente, por favor explique com que tipo de "desktop" você está comparando um notebook.

    ResponderExcluir
  12. Jefferson,

    Ao invés de explicar o que vc não quiz entender, argumentos de exemplos práticos talvez sejam mais esclarecedores.

    O note do meu cunhado é do mesmo modelo do da minha esposa, comprado na mesma época e apresentou problemas na tela LCD com menos de 2 anos de uso. Fazer o que....Não é pelo fato de ser um note que vc esta isento dos problemas.

    Acontece, que no mesmo período ele teve pelo menos meia dúzia de problemas com o seu desktop, dentre elas uma troca de vga, que foi para o brejo.

    O mesmo acontece comigo....apesar da incidência de problemas no meu desktop ser menor do que no do meu cunhado, ainda sim tive mais problemas com ele do que com meu note.

    Eu perdi uma fonte thermaltake, que não me foi nada barato, devido a humidade. Isso não aconteceu até hj com nenhuma das duas fontes dos meus notebooks. Provavelmente pelo fato delas estarem menos expostas ao ambiente.

    Tenho problemas ate hj com o drive da minha placa de rede do media center, para o vista 64,
    devido a exigência do certificado digital para os drivers.

    Em termos de números, conheço bem mais pessoas reclamandos dos seus equipamentos desktops do que seus notebooks. Evidentimente pq a maioria ainda usa desktop.

    Porem, fazendo um levantamento mais apurado, e tentando sempre manter a imparcialidade, eu percebi que os portáteis representam uma melhor alternativa para os usuários domésticos comuns....aqueles que apenas usam o equipamento como usam qualquer outro...

    Que não estão interessados em saber o que significa a palavra upgrade e que não estão dando a mínima para o mundo da informática. Apenas querem usar o equipamento, e saber o mínimo possível para isso.

    Isso se chama comodidade....E comodidade custa dinheiro. Dinheiro que alguns estão dispostos a pagar....outros não. Dinheiro que pode valer a pena...ou não.

    E como eu disse no meu post anterior...ATUALMENTE, devido a popularização do equipamento, eu acredito que vale a pena pagar por essa comodidade. Trata-se de um bom negócio.

    Assim como o monitor CRT, o desktop está fora de moda, por motivos óbvios e até parecidos. ^^

    ResponderExcluir
  13. Complementando o Jefferson: eu comecei há una 5 anos com um Athlon XP 2200 montado (e muito bem montado!) e fui paulatinamente trocando as peças (conseguia "colocar no negócio"): um HD maior, um gravador de DVD (inicialmnte só tinha de CD), mas memória, um monitor maior... no caso de um notebook eu ficaria muito mais "engessado" e o msmo estaria obsoleto antes disso... tudo depende de quem a gente confia para a obtenção dos componentes e a montagem do PC.

    ResponderExcluir
  14. Os desktops all-in-one seriam boas opções, se se popularizem, e consequentemente baixassem de preço. Uniria-se a praticidade de um teclado decente, uma configuração de hardware aceitável e um bom monitor de 20".

    Recentemente a HP lançou um, sem tela touchscreen, à R$ 1999,00. Pode ser o começo...

    ResponderExcluir
  15. Geno,

    Você não respondeu minhas perguntas. Se não quiser que eu vete seus próximos comentários, não faça isso de novo.

    ResponderExcluir
  16. Eug,

    Eu já fiz muito disso. Antes do meu notebook HP Pavilion ZE5375 dar perda (quase) total em março de 2007 (evento relatado aqui) eu o usava no colo tanto no sofá quanto na cama para ler revistas em PDF ou CBZ/CBR. Mas apesar de ser mais cômodo que no desktop ainda era problemático, pois o ZE5375 era pesado, esquentava pacas e sua bateria só estava durando uma hora, então eu tinha que ficar plugado na tomada. Eu usava o notebook aberto como se fosse um livro e rotacionava a revista.

    Eu ainda estou procurando um substituto para isso, com boa autonomia da bateria. Provavelmente será um netbook, mas eu ainda não encontrei um que eu achasse ter uma boa relação custo/beneficio.

    Alías, a queima inexplicável do meu notebook é outro exemplo dos pontos negativos que eu citei. Se fosse um desktop eu teria trocado a peça e ainda estaria usando. Como era um notebook eu estou até hoje sem notebook.

    ResponderExcluir
  17. Sei que não vai ser publicado, mas leia.

    Seu blog é excelente, mas você se comportou feito um babaca com o colega Geno.

    É tudo uma questão de ponto de vista e ponderação dos prós e contras. Não há uma resposta inteiramente correta, que é o que vc está de forma deseducada tentando obter.

    Eu, p.ex., tenho um desktop e um notebook e cada um tem a sua função na minha casa. Posso dizer que o notebook não é a ferramenta adequada para todas as tarefas; quando vou jogar, editar vídeos ou fotos, prefiro meu desktop. Uma placa 3d em um notebook é um troço caro, pesado e que esquenta muito, são os "crotch burners"

    Ao mesmo tempo, não gosto de ficar preso à mesa do desktop, mesmo em casa. Posso ir do quarto para a sala, depois para a varanda e fazer um sem número de tarefas, igualmente importantes para mim, o que para mim vale o preço de um notebook.

    Acho que houve intransigência e leviandade da sua parte, já trabalhei com informática durante anos e sei qual é o seu tipo. Se vc conseguiu chegar até aqui, vai uma dica: arrogância, vaidade, estar sempre certo são fatores desnecessários para ser um profissional excelente e reconhecido; esses tipos que são assim, são simplesmente uns babacas, que em suas babaquices fazem as maiores merdas.

    Falou.

    Fábio Feitosa

    ResponderExcluir
  18. Fabio,

    No meu blog, se você emitir opinião, deixe claro que é opinião ("eu acho", "eu acredito", etc). Se você emitir opinião travestida de fato e esse "fato" soar como "desinformação", será questionado por mim. Se você não responde ao meu questionamento eu não posso distinguir você de alguém que acha que sabe do que está falando sem realmente saber de coisa alguma.

    Esse, aliás, é um tipo que existe em muito maior número nesse mercado do que os "babacas arrogantes" como eu.

    ResponderExcluir
  19. Caro Jefferson,

    De fato eu não respondi aos questionamentos. Detesto crendice e desinformação, mas acreditar que Engenharia Eletrônica é ciência exata e que a teoria explica tudo... é diferente.

    Vamos lá.

    Por alguma razão desconhecida para mim, o fato de um notebook ser projetado com o mínimo de espaços vazios, e, mesmo assim, conseguir manter o sistema na temperatura ideal de trabalho, aumenta a durabilidade do equipamento.

    Meu dado é empírico: meu pai, mora em uma praia aqui do Ceará, o Icarai, com maresia de melar as janelas. Além disso, ele é engenheiro e trabalha com barragens, o carro dele é só barro e poeira praticamente. Ele usa o notebook dele por longas horas em casa e no trabalho.

    Até hoje, ele teve 01 Compaq, que não lembro o modelo, por 6 anos; 01 Dell Latitude 120L por 3 anos que hoje é o DVD player dele, pois está funcionando; que foi substituído por outro Dell.

    Sejá lá o que diga a teoria, para mim, a arquitetura de um notebook protege melhor as peças contra as intempéries do que um gabinete de desktop, que vc mesmo disse, não conseguir encontrar um slim adequado.


    Quanto ao tipo de desktop, no seu post original vc colocou todos no mesmo saco, quando o colega questionou é que vc foi querer distinguir.

    Digo o seguinte, só podemos nos aproximar de uma resposta aceitável, pois as possibilidades quanto à natureza, qualidade, marca de um desktop são praticamente infinitas. Vamos então fazer pelo menos uma diferença clara entre a linha cinza e os computadores de "marca".

    Já vi linha cinza durar mais de 8 anos como servidor e já vi computador de marca dar mais problema do que televisão telefunken. É tudo muito relativo.

    A probabilidade de um computador de marca renomada, com windows original, etc dar problemas, é de fato menor que um da linha cinza montado por uma empresinha qualquer. Mais uma vez, é ficar comparando o infinito com o infinito.

    Não adianta, acredito que não há resposta inteiramente correta para a questão e digo de novo, cada equipamento tem suas vantagens e desvantagens.


    Fábio Feitosa

    ResponderExcluir
  20. Só mais um detalhe:

    O preço da manutenção de um notebook e um desktop também é relativo.

    Trocar placa-mãe, memória e processador não é coisa que saia lá tão barata assim.

    E cansei de procurar placa-mãe para desktop com mais de dois anos de uso pra ouvir na minha cara que pra esse processador não existe mais, que coisa mais obsoleta... viiiiiichhhhhh você ainda usa Atlhon? Daqui a pouco vc vai ouvir... ahhhh mas vc quer mesmo uma placa mãe para esse dual core? Agora só tempos para quad core.

    Mais uma vez... entendi a natureza do post, mas não há verdade absoluta nessas questões, é no caso a caso mesmo.
    Pra ver como as coisas são relativas

    Minha namorada comprou um notebook HP (em geral 20% mais caro que um genérico Amazon PC ou similares)que começou dando uns probleminhas de mau contato no conector da fonte, depois foi o DVD que não abria; quando fui fazer o backup pra mandar pra garantia, o troço travou, reiniciou, deu tela azul (antes de me questionar, o notebook estava em uma mesa com ventilação adequada).

    A HP deu o prazo de 20 dias ÙTEIS para resolver, isso porque em Fortaleza, umas das mais populosas capitais do Brasil, não há asstec autorizada HP para notebooks, tendo que ser mandado para SP.

    Voltou o notebook com o mesmo problema. Já acionamos o Decon e ajuizamos demanda no Juizado Especial. Quando fizemos isso, a HP ligou para nós oferecendo o dinheiro de volta EM mais 20 DIAS ÚTEIS! E caso quiséssmos um computador novo, mais 30 dias ÚTEIS. Não aceitamos. E a novela ainda está com solução pendente.

    O que quero dizer é que, com os 20% a mais que paguei pela marca, poderia ter comprado um Amazon-PC, um Positivo e, por uma pequena diferença, ter chamado um técnico em casa para trocar as peças.

    Veja... um notebook de marca!

    Portanto, o negócio é mais complexo do que parece e deve ser analisado no caso a caso.

    Fáboi Feitosa

    ResponderExcluir
  21. A todos:

    Para mim, ficou bem claro no meu post que eu estava emitindo uma opinião pessoal, com informações que posso provar a qualquer tempo (exceto o "piso" de conserto, que deve estar exagerado). E respeitando a opinião oposta:

    "No meu ponto de vista,"

    "Claro, para algumas pessoas (geralmente quem "pode", financeiramente falando)"

    "Eu até consigo entender a atração pelos notebooks porque realmente"

    "Se você prefere notebook porque é mais bonito, vá em frente."

    Eu respeito qualquer argumento baseado claramente em preferência pessoal, mas quem quiser argumentar neste blog baseado em uma suposta superioridade técnica do notebook (simplesmente por ser um notebook - seria um notebook Amazon naturalmente superior a um desktop HP?), terá que anexar informações técnicas a respeito. Não adianta responder o meu questionamento técnico com uma experiência pessoal, porque essa experiência pessoal é que deveria ter sido trazida ao debate em primeiro lugar.

    ResponderExcluir
  22. Jefferson,

    Eu respondi suas perguntas. Mas não como vc queria.

    Poderia ter respondido diretamente, como vc desejava...mas eu não via muito sentido nisso....argumentos técnicos existem a favor e contra em ambas as arquiteturas da pauta.

    Seria eu citar umas...e vc citar outras.
    Qual delas teria maior efeito prático?

    Então resolvi falar de exemplos do meu cotidiano.
    Que infelizmente, vc preferiu ignorar. Entenda, não é meu objetivo "bater boca" com vc. Meu objetivo é apenas deixar mais claro o meu ponto de vista.

    E em todos os meus posts eu deixei claro que tratava-se de minha opinião...usando palavras como "do meu ponto de vista", "eu acredito".

    Uma coisa que eu reparei, é que suas opiniões são bastante influenciadas pelo seu atual poder aquisitivo.

    Bom...posso estar enganado, mas vi alguns comentários no seu blog onde vc enfatiza D+ o custo das coisas, em detrimento do benefício.

    Como essa pauta, por exemplo....o do monitor lcd...Teve um ai sobre htpc tb...

    Respeito suas opiniões...mas as vezes eu acho que vc pesa além da conta o custo das coisas.
    Já eu sou oposto...eu peso além da conta o benefício das coisas.

    Sobre vetar meus posts...está no seu direito. ^^
    Acredite, não vou ficar chateado com isso.
    Vc não reage muito bem a opiniões contrárias a sua no seu blog. Talvez pela natureza desse tipo mídia, que as vezes dá a entender que alguém de opinião contrária está pondo em cheque a sua postagem.

    Mas um fato inegável, é que são essas opiniões contrárias que enriquecem os blogs. ^^

    ResponderExcluir
  23. Geno,

    "Eu respondi suas perguntas. Mas não como vc queria. "

    Realmente não. Você "saiu pela tangente". Eu ainda estou querendo saber qual é a diferença de arquitetura que torna o desktop mais sujeito ao efeito da poeira e da maresia.

    "Além disso, pela natureza da arquitetura do desktop, eles estão mais sujeitos a poeira, oxidação, maresia, etc...O que acaba por deixar o equipamento instável."

    Você não disse "eu acho". Na ausência das suas evidências técnicas eu continuo na minha convicção de que um desktop HP é tão sujeito a esses problemas quanto um notebook HP.

    Teve um ai sobre htpc tb...

    Você seria o anônimo que eu chamei de "elitista"? Pelo menos suas opiniões seguem um padrão.


    Mas um fato inegável, é que são essas opiniões contrárias que enriquecem os blogs. ^^


    Eu não questionei uma opinião contrária. Eu questionei uma afirmação que considero falsa.

    ResponderExcluir
  24. Fábio,

    De fato eu não respondi aos questionamentos.

    A não ser que você e Geno sejam a mesma pessoa, não questionei você e portanto não esperava resposta sua.

    ResponderExcluir
  25. Jefferson,

    Niguém aqui precisa colocar o "eu acho" em toda frase que escreve. Isso é inerente a qualquer postagem. Ou alguém aqui é onisciente?(perceba a retórica da questão, por favor). Não precisa ser infantil na hora de me criticar.

    O leitor Fábio Feitosa respondeu ao que vc tanto deseja saber sobre a arquitetura do desktop e do notebook e ainda deu um outro exemplo prático disso. Exemplo esse, parecido com o que eu dei sobre a minha fonte de alimentação que foi para o brejo.

    Eu não pretendo entrar em uma discussão fútil com vc sobre os mistérios da informática. Apenas dei minha opinião.

    E sim...foi minha opinião..e não uma afirmação.
    Se isso te deixa mais calmo, eu posso me retratar sem problemas. Quando falei dessa questão de arquitetura, tratava-se de minha opinião, sr Jefferson. Desculpe, se não me fiz suficientemente claro.

    Estamos entendidos agora? ^^

    ResponderExcluir
  26. Geno,

    Chega. Você não vai me chamar de "infantil" no meu blog.

    ResponderExcluir
  27. Isso desqualifica minha resposta?

    Infelizmente, consegui comprovar minha idéia inicial sobre você Jefferson. Não vou deixar de ler seu blog, pois é excelente.

    No entanto, se eu fosse você, pediria para alguém imparcial ler essa pequena discussão, que era para ser técnica, mas virou uma guerrinha de egos.

    Talvez esse leitor imparcial mostrasse a você a diferença entre argumentar e querer a todo custo estar certo, inclusive arguindo questões formais, como se fosse uma defesa em um processo judicial onde vc estaria sendo acusado de não ser tão bom quanto vc acha que é.

    Você me parece ser um profissional dedicado e estudioso, não deixe a vaidade e o orgulho macularem sua reputação.


    Câmbio e desligo.

    Paz e bem,

    Fábio Feitosa

    ResponderExcluir
  28. Isso desqualifica minha resposta?

    Infelizmente, consegui comprovar minha idéia inicial sobre você Jefferson. Não vou deixar de ler seu blog, pois é excelente.

    No entanto, se eu fosse você, pediria para alguém imparcial ler essa pequena discussão, que era para ser técnica, mas virou uma guerrinha de egos.

    Talvez esse leitor imparcial mostrasse a você a diferença entre argumentar e querer a todo custo estar certo, inclusive arguindo questões formais, como se fosse uma defesa em um processo judicial onde vc estaria sendo acusado de não ser tão bom quanto vc acha que é.

    Você me parece ser um profissional dedicado e estudioso, não deixe a vaidade e o orgulho macularem sua reputação.


    Câmbio e desligo.

    Paz e bem,


    Fábio Feitosa

    ResponderExcluir
  29. Fabio,

    Isso desqualifica minha resposta?

    Por "responder", de maneira alguma. Por responder como se fosse o Geno, sim, totalmente.

    Quando você escreve mais ou menos da mesma forma que o Geno, com a mesma opinião, e ainda responde uma reclamação minha a ele como se tivesse sido dirigida a você, inevitávelmente eu vou suspeitar que vocês são a mesma pessoa, que cometeu um "deslize" na troca de roupa.

    E o uso de fantoches numa discussão online é um comportamento de troll.

    ResponderExcluir
  30. A todos,

    Fabio e Geno passaram dos limites e estão bloqueados.

    Para evitar a ação de fantoches, novos comentários neste post defendendo a atitude dele(s) só serão aceitos se forem feitos por leitores antigos deste blog (Rafa Librenz, jmaraujo, marcos_ce, vr5, oxysucker, wagner, Intruder_A6, Rafael Netto, Ygor Almeida, Marcio Neves, etc, etc.)

    ResponderExcluir
  31. Jefferson, concordo em grande parte com o seu texto. Eu costumo fazer uma única pergunta para quem me pergunta se deve comprar um notebook:

    - Você precisa de mobilidade?

    Se a reposta for sim, pode comprar um notebook e seja feliz com ele.

    Caso seja não, eu digo: Pense seriamente. Um notebook é uma máquina fechada, no máximo você faz um upgrade de memória e HD. A partir dai acabou!

    A manutenção é cara e é realmente MANUTENÇÃO! Notebook se a "placa de video" for pro brejo, já era, pode jogar o notebook no lixo porque trocar a placa-mãe dele toda sai caro, compensa comprar um novo.

    Já um desktop, deu xilique na placa de vídeo? Tira fora (se for off-board) e coloque uma nova.

    Manutenção de desktop é muito mais barata, hoje você pode comprar um kit de placa-mãe e processador por algo em torno de R$300,00 ou R$350,00 e você fica com uma máquina nova e como você mesmo disse quase sempre mais moderna e mais rápida que a velha.

    Peso da mesma fora, se você se sente atraído pela beleza de um notebook, vá em frente, o dinheiro é seu e você é quem sabe como gasta-lo.

    ResponderExcluir
  32. Intruder A61/12/09 22:16

    Pelo que já vi de notebook, um dos motivos deles resistirem bem melhor a maresia ( já vi vários e eles de fato resistem melhor, e aqui em Salvador é dos piores lugares para ferrar computadores e eletrônicos em geral, pois além da terrível maresia ainda tem a umidade do ar que é bem alta, talvez a mais alta do Nordeste ) é a bem menor necessidade de ventilação para refrigerar ( quanto maior a circulação de ar mais a maresia vai fazer estragos ). Num desktop a circulação de ar é bem maior, logo nele a ventilação forçada arrastará bem mais poeira para dentro da máquina, e para aumentar a diferença, num notebook ou similar a ventilação do ar não é por todas as frestas como acontece com um desktop. Imagino que um projeto bem feito pode minimizar os estragos da maresia limitando as áreas expostas e protegendo com resina estas.

    Aqui em Salvador uso algumas técnicas para os meus desktops resistirem melhor

    1. Não desligo nunca, e mantendo aquecido a maresia não tem muita oportunidade de atuar com mais agressividade ( a umidade não condensa ).

    2. Uso filtro de ar de ar-condicionado em todas as entradas de ar, e de tempos em tempos limpo com aspirador de pó para evitar que a refrigeração fique prejudicada ( faço isto quando percebo que a refrigeração está ficando deficiente ).

    3. Vedo todas as entradas ( que é possível vedar ) que não tem filtro ( já perdi um leitor de cartões/disquetes por causa da poeira salgada aspirada por dentro deles ).

    ResponderExcluir
  33. Intruder,

    O problema de ventilação no PC desktop é bem antigo. No projeto original da IBM a localização nos furos do gabinete era algo calculado, com testes com fumaça para determinar o caminho do ar. Mas quando fabricantes de Taiwan começaram a "inventar" gabinetes, virou bagunça: o ar sujo é puxado por dentro do drive de disquete, do drive de CD/DVD se estiver aberto, etc.

    Mas isso ocorre mais por causa da falta de um projeto. Nos gabinetes que tem porta na frente dos drives (que, em geral, eu detesto) a entrada de poeira pelos drives é minimizada. Em outros gabinetes existe um duto que joga o ar direto em cima do processador, restando apenas o problema de por onde este ar circula para sair. A Dell faz isso muito bem, mas gabinetes vagabundos tentam imitar.

    Proteger o desktop é complicado. Eu admito. Mas como eu tenho um amigo que tem assistência técnica e já vi notebooks irem bater lá pelos mesmos motivos, eu acabei com a convicção de que um notebook não é naturalmente protegido dessas coisas e isso também depende de um projeto bem feito.

    E o resultado da maresia parece ser dependente dos materiais usados. Eu já peguei desktops usados perto da praia com o gabinete completamente enferrujado, mas sem nenhum problema visível na placa-mãe ou outros componentes.

    Da minha experiência eu concluo que um notebook de boa procedência e um desktop de boa procedência terão a mesma durabilidade usados nas mesmas situações. E caso algo dê errado no desktop, o conserto sempre será mais fácil e com melhor relação custo/benefício.

    ResponderExcluir
  34. Eu liguei hoje para meu amigo que vive de conserta monitores, notebook e impressoras.

    Perguntei a ele se ele já tinha trabalhado em notebooks atacados pela maresia.

    Ele disse que sim.

    Perguntei a ele se ele achava que o notebbok era mais resistente ao efeito da maresia que o desktop.

    Ele respondeu que não.

    Perguntei a ele se ele achava que o projeto do notebook minimizava o efeito da maresia.

    Ele garantiu que o notebook usa exatamente os mesmos materiais que o desktop.

    Eu insisti, perguntando especificamente se no projeto do notebook o ar não circularia exclusivamente pelos dissipadores, sem soprar pelas placas.

    Ele me garantiu que o ar circula pelas placas, sim. Não dá para evitar isso.

    Mas ele me disse uma coisa interessante: "Como o notebook trabalha quente, enquanto estiver ligado ele é pouco afetado."

    Me baseando apenas nessa frase dele eu suponho que o notebook ganha uma vantagem quando é colocado dentro da bolsa quando não está em uso.

    ResponderExcluir
  35. Esqueci de falar algo que ele me disse.

    Quando perguntei se o notebook era menos afetado que o desktop pela maresia ele respondeu:

    "sim, porque o notebook 'trabalha fora'. Não fica muito tempo perto da praia".

    Eu então explicitei: "Mas e se o usuário estiver usando o notebook o tempo todo em casa, substituindo o desktop?"

    Ele respondeu que nesse caso a influência da maresia seria a mesma.

    Meu amigo não é "expert", mas é muito melhor técnico em eletrônica do que eu. Eu já quebrei a cara mais de uma vez por duvidar dele.

    ResponderExcluir
  36. Eu voltei a falar com meu amigo, desta vez sobre o problema da poeira nos notebooks.

    Ele confirmou que acontece bastante do notebook acumular tanta poeira a ponto de parar completamente (por causa do sensor de temperatura), mesmo com o ventilador funcionando, e precisar ir para a desmontagem e limpeza.

    Eu perguntei especificamente se era possível para o usuário resolver isso ele mesmo, com um aspirador de pó, por exemplo.

    Ele disse: "não, muito difícil... muito difícil. Tem que desmontar".

    E, gente, eu ja desmontei notebooks. Chegar até os ventiladores costuma dar tanto trabalho e ser tão meticuloso (muitos parafusos de tamanhos diferentes e pecinhas para lembrar das posições, fora saber como se abre o bicho) que até justifica o preço alto do serviço.

    Eu não duvido que exista algum caso onde o usuário possa desobstruir a passagem do ar ele mesmo, sem desmontar. Mas isso está longe de ser regra.

    ResponderExcluir
  37. Apenas para que fique registrado:

    O anônimo assinando como Fabio Feitosa e "geno" entraram em contato por e-mail e foram bastante enfáticos ao afirmar que são pessoas diferentes.

    ResponderExcluir
  38. Concordo plenamente que um desktop é melhor (financeiramente e em performance), mas tive dois problemas que só um note me ajudou a resolver: uma dor na coluna (sou heavy user) que não passava nem com a troca da cadeira por 2 vezes no mesmo ano, gastando cerca de R$ 750,00) e a sociabilização em casa. No primeiro caso, o note permitiu que eu usasse o sofá, com as pernas esticadas, para sanar o meu vício sem dores nas costas. No segundo caso, a minha mulher reclamava que eu ficava muito isolado no quarto onde ficava meu desktop. Com o note, isso foi resolvido.

    ResponderExcluir
  39. Alexandre,

    Seu comentário é quase algo que eu mesmo teria escrito.

    Também estou com problemas na coluna e há um ano troco de cadeiras à procura de uma onde eu "sofra" menos. Por estranho que pareça, a melhor até agora foi a mais simples, modelo "secretária".

    Mas isso é assunto para um outro post que venho prtelando há meses.

    ResponderExcluir
  40. Mais sobre poeira.

    Eu conversei com um outro amigo que faz manutenção em notebooks.

    Eu perguntei se ele achava que notebooks tinham menos problema com poeira do que desktops. Pela cara de espanto que ele fez foi como se eu tivesse dito que ia desfilar numa escola de samba no ano que vem.

    Tivemos então uma rápida conversa sobre como a poeira entope tudo em alguns notebooks até o aparelho parar por não aguentar o calor, mesmo com os ventiladores rodando.

    Eu perguntei então se ele lembrava de já ter visto algum desktop parar por causa de poeira. Ele respondeu:

    "Jeff, eu já vi coberto de gordura e funcionando. Depois que eu limpei é que o danado não quis funcionar!"

    Eu achei graça, porque na minha experiência é assim mesmo que acontece. Perguntei então: "Enquanto o ventilador não parar, o desktop funciona, não funciona?". Ele confirmou que era assim mesmo.

    Isso é aqui em Recife. Eu suponho que em lugares mais úmidos exista uma possibilidade da dupla poeira+umidade causar estrago. Mas aqui, principalmente na fábrica onde eu trabalhava, eu cansei de ver desktops ficarem internamente irreconhecíveis de tanto pó (e esse pó tinha uma certa quantidade de grafite), e assim assim rodarem sem problemas.

    ResponderExcluir
  41. Só gostaria de acrescentar um contra aos notebooks que ninguém se lembra ou negligencia: usar o notebook no colo (sobre as pernas) causa impotência sexual em homens por causa do calor, e ficar sentado muito tempo no troninho lendo ou usando computador causa hemorróidas e varizes, se alguém duvida é só fazer uma pesquisa na internet sobre o assunto, portanto mais um ponto a favor dos desktops (com monitor LCD, torre Slim e placa de vídeo!)

    ResponderExcluir
  42. "usar o notebook no colo (sobre as pernas) causa impotência sexual em homens"

    Parece piada, mas existe mesmo um estudo a respeito.

    ResponderExcluir
  43. Eu moro em frente ao mar e a vida média exata de todos os meus computadores nesses 6 anos morando aqui é de 2 anos e meio( mais ou menos 6 computadores, sendo que uso simultaneamente duas máquinas). Espantosamente é o mesmo tempo que vejo pessoas descreverem que dura seu desktop em tal âmbito (praiano).

    Concordo apenas parcialmente com o exposto, haja vista o conceito de "notebook" aqui estar um pouco defasado. Atualmente, a ATI desenvolveu chips extremamente frios com alta capacidade de processamento, como a série 4xxx Mobility Radeon. Os processadores e outros componentes internos tambêm tiveram bastante redução na produção de calor. Isso fez com que a refrigeração fosse reduzida e o espaço aéreo também reduzido. Mais ar, mais oxigênio, mais oxidação. O desktop definitivamente oxida mais que um notebook. Tenho experiência com ambos e moro no litoral, em Vitória, Espírito Santo, à apenas 22 metros do mar. Um notebook pode FACILMENTE ser bem guardado. Um desktop para ser bem guardado é uma epopéia. O notebook moderno consome pouco, trabalha morno e tem muito pouco espaço. Esses notes que vocês têm pego com uma tonelada de poeira normalmente têm 2 ou 3 anos de uso, mas lembrem-se que há 2 ou 3 anos atrás a tecnologia dos notebooks era assintosamente inferior. Um HP pesava toneladas, era caro, quente e enorme, cheio de frestas. Não dá para comparar com um ASUS ou Dell moderno, finos, com frestas facilmente semi-obstruíveis com POUCO prejízo na refrigeração. A nanometragem da circuitaria vem reduzindo-se drasticamente, e talvez em 2 ou 3 anos tenhamos notebooks que pode-se dizer, substituem um desktop pagando-se apenas UM POUCO a mais por isso (atualmente, paga-se CONSIDERAVELMENTE a mais por isso).

    Sou médico e confirmo a informação da esterilidade, os testículos ficam na bolsa escrotal não é a toa, é para fugir do calor, portanto um note acima de 36,5 graus celsius pode sim reduzir a contagem de esperma, se o indivíduo trabalha horas com aquilo entre as pernas (no bom sentido). Teoricamente, também causar câncer de testículo (apesar de isso não estar exposto no estudo mas a teoria procede pois há uma relação direta e fortíssima de temperatura do testículo com câncer testicular).

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  44. Oi, sobre a matéria, aconteceu comigo, a conveniada da HP, pq meu slim tem 1 ano e meio, passou um orç. de 900,00 pq o system board pifou e eles precisam trocar a placa mãe. Vc pode indicar algum lugar que eu possa comprar esta placa por um custo razoável? Obrigado.

    ResponderExcluir
  45. Anônimo5/3/10 10:42

    Muito legal o texto!
    Gostei também do slogan do site. rsrs. Eu sou do tipo clássico "format c:" rsrs.

    ResponderExcluir
  46. Eu escolhi um notebook para usar em casa, pricipalmente por eu poder em qualquer lugar, mesmo sendo em casa.

    Para o meu uso: jogar (e não precisar ser tudo no ultra-mega-power high) e navegar na internet/msn, escolhi um Vostro 3500 - 6GB RAM/500GB de HD/Core i5 520m/GeForce 310m. Que dá pra jogar qualquer jogo da atualidade.

    E claro é mais bonito que um desktop, mesmo que você não leve isso em consideração, rs.

    ResponderExcluir
  47. Guilherme,

    Pelo que eu sei, o Vostro 3500 custa R$2800. Quem pode pagar isso em um notebook não é o tipo de pessoa que me faria a pergunta que o assunto desse meu post ;)

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.