-->

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Meia dúzia de BSODs (erros STOP) em um ano.

Quando eu tive o meu primeiro BSOD neste ano isso foi até digno de uma série de posts sobre o assunto, que começou aqui. De lá para cá ocorreram mais uns cinco. Os dois primeiros ocorreram em outubro, relacionados a win32k.sys, assim:
  • No Google Chrome, exatamente no momento em que cliquei em um link (não lembro qual) desta página.
  • Ao abrir o Google Chrome, quando este tentou recarregar diversas abas (creio que umas 30) que eu tinha abertas na última sessão;
Cenário
  • Windows XP Sp3, com algumas atualizações posteriores, mas com as atualizações desligadas desde 03/04/09;
  • Google Chrome 2.0.172.43;
  • Win32k.sys versão 5.1.2600.5756
Aparentemente o problema se corrigiu sozinho (talvez num update do chrome), porque eu não fiz nada e ele sumiu. Edit: eu não fui o único a ter esse problema.

Os outros três BSODs ocorreram sempre após sair da hibernação e em "xloader.sys", que é um driver instalado pelo meu plextor convertx. Quando finalmente identifiquei isso simplesmente despluguei o convertX da USB enquanto não uso e os problemas sumiram. O imbecil do driver não sabe lidar com a hibernação (que eu uso todo dia no desktop).

Em resumo: Quatro BSODs foram culpa de drivers mal feitos e dois foram culpa de uma aplicação doida. Sem ter instalado novo hardware ou usado o Chrome teria sido um ano sem BSODs.

Estou falando "um ano" porque em outubro do ano passado eu tive que reinstalar meu XP por causa daquele maldito file infector.

Nota: Eu não estou surpreso por ter visto apenas seis BSODs. Eu estou me achando até azarado. Tenho certeza de que muitos usuários Windows (principalmente power users) passam anos sem ver um erro desses em seus próprios PCs.

8 comentários:

  1. Para um Windows XP - até que esta muito bom. Pro Windows 2003, eu diria que você tem azar.

    Eu tiva a oportunidade de ver um Server Missão Critica de um cliente - rodando Windows 2003, a 3 anos ligados em Reboot. Em uma máquina real ( não é virtualização ).

    3 Anos desde a instalação sem virus, BSODS, sem erros ... 24 Horas por dia em operação. Não desliga pra nada. Até a limpeza ( é um servidor de Rack ) DL da HP - é feito com ele ligado e funcionando.

    Eu apesar de tudo sou mais azarado. Embora tenho de admitir que eu faço de tudo pro Windows Zuar. Tiro sangue do bixinho. Mas uns dão mais sorte que outros. Meu Windows 2008 R2, me deu uma tela azul linda por culpa de um driver da Nvidia enquanto eu Jogava - depois de manter simplesmente o jogo aberto por 2 semanas somente minimizado - enquanto fazia outras coisas. Culpa do driver.

    ResponderExcluir
  2. BSOD? Errhhh... que cor tem mesmo a tela? Ah... lembrei, fundo azul com letras brancas. O unico que tive nesse ultimo ano, foi aquele maldito com o SPTD.SYS. Sumi com o Alcohol 120% e acabou o problema. Fora esse ai, faz muito tempo que eu não sei o que é BSOD aqui no Windows 2000.

    p.s. Um comentário extra, lembra que reclamei de não conseguir usar copiar e colar aqui nos comentários do seu blog? Descobri a causa.

    Não é possível usar copy & paste a MENOS que você esteja logado com conta Google, se for como anonimo, esta opção não esta disponível.

    ResponderExcluir
  3. Luciano,

    Eu fiz logout e a opção continuou disponível. Cheguei a pensar que você estava enganado. Mas quando eu sai do post onde eu estava e entrei em outro a função já não funcionava mais.

    E é só "colar" que não funciona. O que eu havia copiado quando não estava logado (e não colava de jeito nenhum) "apareceu" depois que fiz o logon na conta.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado! Agora que eu consigo reproduzir o problema finalmente tenho um ponto de partida.

    ResponderExcluir
  5. Ygor,

    Em servidores a estória é outra. Vide a fascinante estória do servidor que a Microsoft esqueceu que tinha.

    Me garanta que usuários não vão tocar no bicho (acesso, só via rede) e eu faço o Windows 98 rodar 24/7 por meses, sem erro. Se eu puder fazer um reboot programado por mês, faço rodar por anos.

    No XP, então, nem se fala.

    ResponderExcluir
  6. Nossa, eu não vejo BSODs desde que usava o Win98. Não sei se posso ser chamado de power-user, porque a maioria das minhas atividades envolve desenvolvimento de software, mas não gero tanta carga assim para o Windows.

    Desde que comecei a usar o Windows Vista tive que me preocupar muito pouco com a 'manutenção' do Windows, pois contrariando o senso comum, o Vista me parece o sistema Microsoft mais estável que já usei(considerando que ainda não usei o Seven)

    ResponderExcluir
  7. Ryan,

    Bacana mesmo. Ainda não tinha lido essa estória. É muito legal ter controle daquilo que temos. Sabendo usar bem, nada é tão ruim assim.

    Servidores de Missão crítica são um exemplo. O ultimo grande cliente por onde passei a pouco tempo desligou um desses porque o hardware deu sinal de que iria morrer. Mas o Windows (acredite) NT 4 - ainda estava lá firme e forte em uma rede gigante com milhares de PC's e filiais, fazendo acredite ou não o papel de Root do AD.

    Foi a primeira máquina da Rede, onde se iniciou um dominio e por força do destino, e necessidades - mudanças - o serverzinho que rodava o NT4 e deu inici ao dominio - ficava no pé da mesa de alguém, ficou lá por anos. Até o dia que em uma manutenção de rotina e migrações aqui e ali. Ao tentar uma instalação do Exchange - algo falhou, foram procurar ... achou-se a "tal máquina" - abandonada.

    Incrivelmente porque o Hardware já apresentando sinais de que "oi eu vou morrer em breve". Foi virtualizado ( Como eu gosto de Vmware e suas ferramentas ). E Jogado em produção. Para depois re-adequar o ambiente e finalmente desligar o pobre NT4 e sair do mixed mode para native :D

    ResponderExcluir
  8. No XP que utilizo a muitos anos (antes de 2005) não tive uma tela azul sequer! (e apenas um travamento ao fazer "logoff"), nada mal hein? :)

    Agora no Windows 7 RC, que pretendia usar até meados do ano que vem (gostei do sistema) era uma tela azul a cada 3 dias em média - tive que voltar pro XP mesmo :(

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.