-->

sábado, 14 de novembro de 2009

Linus Torvalds é o cara!

Se metade dos entusiastas Linux tivesse o mesmo modo de pensar do seu criador, a adoção do Linux seria absurdamente maior.

Stallman e seus seguidores jamais fariam algo assim. Seria mais fácil flagrá-los destruindo um quiosque desses:



Não, Linus não está endossando o Windows 7. É apenas mais uma demonstração do seu senso de humor e de sua atitude pacífica com relação aos competidores. Clique na foto para ler a estória por trás dela.

E mais cedo, em julho deste ano, Linus disse para a Linux Magazine que o ódio pela Microsoft é uma doença:
“Oh, I’m a big believer in “technology over politics”. I don’t care who it comes from, as long as there are solid reasons for the code, and as long as we don’t have to worry about licensing etc issues.
...
I may make jokes about Microsoft at times, but at the same time, I think the Microsoft hatred is a disease. I believe in open development, and that very much involves not just making the source open, but also not shutting other people and companies out.
There are ‘extremists’ in the free software world, but that’s one major reason why I don’t call what I do ‘free software’ any more. I don’t want to be associated with the people for whom it’s about exclusion and hatred.

Até mesmo o Linus quer distância dos extremistas. É um indivíduo para se admirar.

E não, eu não estou dizendo isso apenas baseado nesses dois episódios. Eu já li muitas declarações de Linus ao longo dos últimos anos que me fizeram perceber isso. Incluindo a posição dele em 2006 contra banir do kernel os módulos binários. Ele achou a idéia "míope" e "estúpida" (sim, usou essa palavra). Exatamente o mesmo que qualquer power user Windows querendo adotar o Linux pensaria.

15 comentários:

  1. Pois é, Jefferson... e depois de ler essa notícia:
    http://info.abril.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/windows-7-usa-codigo-do-linux-adimite-ms-16112009-16.shl
    Cada vez mais me convenço que esa briguinha besta entre os windowsmaníacos e os linuxmaníacos (pode-se incluir os macmaníacos?) é pura bestaira... cada SO tem seus prós e contras, casa SO tem suas aplicações, seu nicho de mercado, etc.
    Em tempo: pretendo futuramente adquirir um PC novo com o W7 e, talvez, colocar mais um HD e colocar o novo Ubuntu e ficar "brincando" com os dois, pois nunca na vida usei Linux... ;)

    ResponderExcluir
  2. VR5,

    Mas não se baseie em notícias da INFO para tirar conclusões. Esta mesmo citada por você tem pelo menos uma "barbeiragem". E pelo que eu estava sabendo até hoje sobre esse episódio está *muito* errada. Eu ainda vou checar.

    ResponderExcluir
  3. Duas coisas:

    1. O Linus não vê o Windows como um competidor. Ninguém que usa Linux vê a Microsoft como competidora. É simplesmente uma empresa de software e ponto.

    2. Não quero que o linux se popularize e muita gente não quer ou não dá a mínima para isso. Eu quero que ele continue popular no ambiente em que ele deve estar: entre desenvolvedores de drivers, interfaces gráficas, e etc. Precisamos ser populares entre pessoas que possam contribuir, não apenas usar, como é o público da Microsoft.

    Esse negócio de rivalidade é mito.

    ResponderExcluir
  4. A Linux ainda está longe de concorrer com o windows. Não pela parte de produto...mas sim pela proposta de negócio..que está verde para poder ameaçar a MS.

    Fazer com que as pessoas usem um produto, é muito mais do que simplesmente produzir o mesmo.

    Desconsiderando os prós e contras de cada SO, a MS tem muito mais poder no mercado. Parcerias, investimentos, distribuição, etc...

    Toda a parte do negócio que não envolve diretamente o produto, a MS faz melhor.

    O Linus, tem uma postura muito conservadora em termos de mercado. Está melhorando...hj estamos vendo PC´s sendo vendicos com o Linux já instalado. Isso é bom....demorou!!!!!! Mas está ai.

    O amadurecimento do modelo de Gestão do Linux, que diga-se de passagem, é bem DIFERENTE da do windows, é a base para uma concorrência realmente eficaz.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo,

    "Esse negócio de rivalidade é mito."

    Então o Linus está reclamando de um ódio "mítico"?

    ResponderExcluir
  6. VR5,

    Como eu imaginava, a notícia da INFO está "muito mal contada". È sobre o mesmo problema que eu conhecia, mas bastante deturpada.

    O problema não está "no Windows 7". É uma ferramenta que usuários do Windows 7 podem baixar do site da MS para criar pendrives ou DVDs de boot a partir do instalador do 7 que é baixado como ISO. Nem mesmo é para fazer o boot em netbooks ser mais rápido, como afirma o texto.

    ResponderExcluir
  7. Geno,

    O maior problema para mim não é nada disso que você citou. O maior problema para a adoção do Linux é "a comunidade Linux". Quando você tenta se aproximar a comunidade te espanta. Já perdi a conta dos desaforos que tive que aguentar dos militantes da causa, mesmo sem provocação alguma. A Bia Kunze sabe bem do que eu estou falando.

    ResponderExcluir
  8. A semana passada mesmo um blogueiro Linux veio até este blog e, sem qualquer provocação, me chamou de "noob" por usar windows e "medíocre" por programar em Delphi. E era um post que falava apenas sobre Windows.

    ResponderExcluir
  9. Jefferson,

    Esse é um dos problemas do modelo de negócio do Linux. Como é open source, a própria comunidade pode levantar a imagem do produto, como pode derruba-la.

    É o ponto forte e ao mesmo tempo a lápide do produto. Eu tenho minhas dúvidas se esse modelo é realmente viável para um software do gabarito de um sistema Operacional.

    O lado comercial do produto é muito importante, e sabemos que 'militantes' não costumam ter o devido tato para expressar suas opiniões.

    Eu não tinha visto ainda o caso da Bia, mas não fiquei muito espantado não. Um absurdo, sem dúvidas...mas não inesperado. A falta de profissionalismo nesse tipo de modelo aberto, é bastante comum. afinal...é um modelo recente..tem muito a evoluir ainda.

    Resta saber se em um mundo capitalista feito o nosso, existe espaço para esse tipo de proposta.

    Gostaria de abusar um pouco do espaço e dizer:
    A Vivendi comprou a GVT....estamos salvos da telefônica ^^

    ResponderExcluir
  10. O Linux é muito usado em servidores, no google, é usado em supercomputadores, como os da NASA e pricncipalmente, é usado por mim, que uso Ubuntu e o Mandriva, e até brinco durante alguns minutos com o Windows 7, não mais que alguns minutos.

    Muito inseguro para se navegar, não tenho coragem não, tem que usar anti-virus, anti-spyware, anti-um monte-de-coisas.

    Linux vai muito bem, tem agora Moblin da intel, vem aí o google chrome.

    Não sei por que essa perseguição não, quem gosta de informática, no mínimo deve conhecer o básico de um SO Linux, e se conhecer, vai ver que o Windows só tem de especial o monopólio, SO por SO, o Linux é excelente.

    E olha que Linux é só o Kernel, por cima desse Kernel, tem um mundo, coisas como Gnome, KDE e etc e etc

    ResponderExcluir
  11. Um usuário Linux, não serve para caracterizar todos os usuários Linux, da mesma forma que o que um judeu faz de errado, não serve para caracterizar a indole de todo o povo judeu, ou dos cristãos, ou dos mulçumanos.

    Tirar um, para caracterizar a universalidade, e dizer "esta aí, viu!" não é correto.

    Os usuários Linux geralmente são gente boa.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo,

    Eu conheço uma dúzia de usuários Linux que são gente muito boa. Um deles é Rictad, do fórum. O outro é um amigo de João Pessoa. Mas já cruzei com duas dúzias que são gente da mais desagradável possível. Por enquanto a proporção para mim está muito ruim.

    ResponderExcluir
  13. Ah... E acho meio difícil o Linus Torvalds ter deixado de se referir ao trabalho dele como "free software" por causa de um ou mesmo meia dúzia de usuários. Ele conhece o problema tão bem quanto eu e os outros power users do Windows. É um ódio que vai longe.

    ResponderExcluir
  14. Acho muito legal a posição do Linus. Ele entende perfeitamente que precisa haver um concorrente a altura para que existam qualidades na sua própria criação. Ele não toma como prioridade a fislosofia de sofwtare livre, como o Stallman faz. Ele apenas toca o seu projeto e tenta fazê-lo cada vez melhor.

    Não gosto de extremistas... uso o Slackware a muito tempo para servidores e acho ótimo, uso o Windows a muito tempo pra Desktop e não existe melhor. Pra mim, ficar rivalizando entre Linux e Windows é coisa pra desocupado.

    É que nem a eterna briga Firefox X IE. Que coisa besta. Quem quer usa o Firefox, quem não quer usa o IE ou o Chrome, como eu.

    ResponderExcluir
  15. Primeiramente, é importante diferenciar Linux de GNU/Linux. Linux é apenas o kernel, importantíssimo, mas é apenas o kernel, eu nunca vi ninguém usando um kernel sozinho, e a maioria das distribuições (para não dizer todas) Linux, incluem muitos softwares do projeto GNU.

    Da mesma forma como existem usuários Linux extremistas, existem usuários Windows extremistas.

    Detalhe que, a grande maioria dos usuários (extremistas ou não) Linux conhecem e sabem usar o básico de Windows, e quando não o fazem é por opção, defirente da maioria dos usuários Windows que nunca sequer experimentaram (grande parte nem sabe da existencia) de um sistema operacional alternativo ao Windows.

    A linhagem de pensamento de Linus Torvalds não pensar em fazer 'software livre', pensa apenas em fazer, sem se preocupar com o impacto social do software. A linhagem de Richard Stallman se preocupa com a capacidade de transformação social do software na era da sociedade da informação (que, diga-se de passagem não é pequena).

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.