-->

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

"Gerenciar" ausente do menu de contexto de Meu Computador.

Para quem não se lembra, esse item executa "Gerenciamento do Computador" do Windows 2000 em diante.

Eu geralmente só uso isso quando preciso usar o "Gerenciamento de Disco" (o "FDISK" do XP), porque normalmente eu chego às outras funcionalidades por outros caminhos. E normalmente este item está sempre presente quando clicamos com o botão direito sobre "Meu Computador". É tão "certo" encontrar esse item que eu nunca me lembro que existe outro caminho:

Iniciar -> Executar -> compmgmt.msc

Pois hoje eu me surpreendi ao não encontrar o item no computador de um cliente. Tive que olhar umas três vezes para me certificar de que não estava mesmo lá.

Por sorte, a solução é simples. Depois de duas buscas no Google mudando os termos eu cheguei a esta página, com a solução do problema. Este pode ter duas causas diferentes no Registro (uma deles é geralmente proposital) e para simplificar o autor já deixou disponível um arquivo .REG de correção (simplesmente se guiar pelo texto não basta, pois está incompleto) .

Basta aplicar o arquivo .REG que o problema é imediatamente corrigido.

3 comentários:

  1. Bem... o gerenciador de discos também pode ser acessado diretamente sem passar pelo Gerenciador do computador.

    Iniciar -> Executar -> diskmgmt.msc

    E voilá! Gerenciador de discos pronto!

    ResponderExcluir
  2. Sempre usei isso e nunca tive problema mas é bom conhecer outras formas.

    ResponderExcluir
  3. Você também chega nela pelas Ferramentas Administrativas (Painel de Controle -> Ferramentas Administrativas -> Gerenciamento de Computador)

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.