-->

domingo, 18 de outubro de 2009

Como saber se um DVD-Video tem Macrovision.

Essa necessidade surgiu quando eu estava fazendo testes para este tópico do fórum. Eu precisava determinar se o DVD player tinha ou não HDCP ativo e para isso eu precisava de um disco que ativasse a proteção. O problema é que eu ainda não estou certo do que gatilha o HDCP: a criptografia CSS ou a existência de Macrovision? Na dúvida eu precisava de um disco que tivesse ambos.

Saber se o filme tem CSS (a maioria tem) é fácil: basta tentar copiar um .VOB dele para o HDD. Se der erro é porque tem CSS. Além disso vários programas como o DVDDecrypter podem dar essa informação. Mas como saber se tem Macrovision? Pode conferir, nem o Decrypter nem outras ferramentas "populares" dizem.

Existe o método analógico: tentar gravar a saída do DVD player e ver o que acontece. Mas eu não tenho equipamento preparado para isso (minha parafernália de gravação esta desmontada há meses) e sempre existe a possibilidade do player ignorar o Macrovision, como acontecia no Philips DVP642. Eu queria um método de descobrir olhando no próprio disco.

E o método existe. Basta usar o Vobedit e saber onde procurar. Usando o programa, abra o arquivo VIDEO_TS.VOB do disco. Você deve encontrar algo assim:



Agora, se você quiser interpretar o valor encontrado (que modalidade de proteção o disco tem), este texto tem todas as respostas. Em resumo (não sei exatamente como traduzir):

APS0 00000 - Sem proteção.
APS1 16384 -
AGC (a imagem vai escurecendo, depois volta, ciclicamente);
APS2 32768 - AGC and a 2 line colorstripe (even peskier lines)
APS3 49152 - AGC and a 4 line colorstripe (1 bad + another bad = worse)

Nota: É impossível um DVD-R ter criptografia CSS, mas é perfeitamente possível ter Macrovision. Basta que os bits correspondentes não sejam zerados no processo de cópia ou que sejam deliberadamente acrescentados com o programa adequado (possível, mas ilegal).

5 comentários:

  1. O ImgBurn diz se tem ou não Macrovision.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo,

    Em que versão e onde essa informação aparece? Eu tenho a versão mais recente aqui e não consegui encontrar nenhuma referência a Macrovision.

    ResponderExcluir
  3. Ola Roberto
    Usei o VOBEDIT para alterar o valor APS e depois gravar o DVD-R ... mas não deu ... no DVD o valor APS está alterado como coloquei (49152) mas reproduzi em um aparelho de dvd sansung (gravadora de mesa) passando o sinal por outra gravadora (panasonic) e o sinal passou normal sem as deformações.
    Criei os VOBs no DVD Architect com a opção de MACROVISION mas ao analisar os VOBs criados eles tinham o valor (zero) no APS.

    ResponderExcluir
  4. Opa desculpe Jefferson

    estava com outra comunidade sobre edição aberta no navegador e troquei os nomes.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.