-->

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Update do Vista resetando em loop na fase 3 de 3.

Ou: Como parar uma atualização do Vista que nunca termina?
Ou: Por que é mesmo que eu não gosto de atualizações automáticas?

Hoje um cliente me chamou dizendo que o notebook dele estava assim. Inicializava, depois de uma longa espera exibia a mensagem de que estava na fase 3 de 3 da atualização do Windows e antes de sair do 0% reiniciava sozinho para começar tudo de novo. Ficaria assim o dia todo se ele deixasse. Esse notebook tinha o SP2 do Vista, instalado por mim mesmo uma semana antes.

Ele já havia tentado o Modo de Segurança, mas o resultado era o mesmo.

A irmã do cliente me disse que o problema aconteceu na presença dela. Ela recebeu uma notificação de que havia uma atualização pendente e disse que pediu para adiar (não tem certeza, mas acha que foi por 4H). Algum tempo depois o Windows reiniciou sozinho, na frente dela, sem pedir permissão. E o problema começou.

Uma rápida pesquisa no Google e encontrei esta página, que mostra que o problema é velho, com duas possíveis soluções:
Eu escolhi a segunda opção por ser a menos intrusiva, já que voltar alguns dias usando a Recuperação iria desfazer outras coisas que não tinham nada a ver com o problema. No início pareceu que não ia surtir efeito algum porque a inicialização parou na tela da fase 3 de 3 novamente, mas só durou um instante e fez o logon no Windows normalmente.

Atenção: Para entrar no console você vai ter que recusar a oferta que o Windows vai fazer para usar a Recuperação. Só depois disso e de perguntar se você quer enviar informações sobre o problema para a MS é que vai aparecer o link para as "opções avançadas", que permite entrar no console.

Eu não sei se havia alguma relação, mas o primeiro desligamento logo em seguida levou vários minutos, com intensa atividade no HDD. Mas depois disso o Vista passou a operar normalmente.

Eu fui checar a última atualização instalada e a única coisa instalada no mesmo dia foi a KB972036, mas ainda haviam duas atualizaçãoes esperando instalação. Fiquei sem saber se o problema fora causado pela última que aparecia instalada ou por uma das que estavam na fila. Como esse cliente vai sair em viagem com o notebook e não quer arriscar outra surpresa dessas, me pediu para desativar as atualizações automáticas. O que eu fiz sem sequer pensar duas vezes.

13 comentários:

  1. "Ou: Como parar uma atualização do Vista que nunca termina?
    Ou: Por que é mesmo que eu não gosto de atualizações automáticas?"

    Ou: Por que é mesmo que eu não gosto do Vista ?

    ResponderExcluir
  2. Pois é... eu também me pergunto "Por que é mesmo que eu não gosto do Vista?" eheh, essa é a melhor pergunta.

    Como você sabe eu uso o Windows 2000 Professional, mas mesmo aqui eu no máximo deixo pra somente notificar as atualizações, gosto sempre de ver o que esta sendo instalado pra em caso de suspeita poder remover se necessário.

    ResponderExcluir
  3. O Vista é muita dor de cabeça. Isso porque o SP2 ate que deixou ele melhorzinho.

    Mas agora depois do Windows 7. Vista never more.

    Troquei tudo onde eu tinha XP e Vista nas maquinas por Windows 7 e o comportamente e forma de utilização, recursos mesmo em maquinas mais antigas tem sido fantastico.

    Voce deveria experimentar a versao final.

    ResponderExcluir
  4. Ygor,

    O problema é que até o Explorer do Vista/Seven me incomoda. Coisas que eu faço com grande agilidade no XP me deixam todo atrapalhado no Vista.

    Por exemplo, clicar com o botão direito para criar uma nova pasta ou usar exclusivamente o mouse para selecionar vários arquivos. Isso depende de se clicar em uma "área livre", mas o conceito de "área livre" do Vista/Seven é suficientemente diferente do XP para me deixar perdido. Ainda não tive tempo, nem motivação, para tentar entender essa diferença.

    ResponderExcluir
  5. Também sofro com essa questão do Explorer no Win 7. Ainda não entendi esse negócio de metadata e pelo pouco que verifiquei, ainda não consegui também achar uma forma de voltar ao modo de exibição clássico...

    ResponderExcluir
  6. Aconteceu comigo! E eu não sabia mesmo como arrumar. Fiquei doido, [b]SEMPRE[/b] que eu instalava o Vista, acontecia isso. agora cansei, vou direto pro 7.

    ResponderExcluir
  7. como eu excluo o windir ?

    ResponderExcluir
  8. Excluir windir? Do que você está falando?

    ResponderExcluir
  9. windir é a pasta do windows, vc NÃO PODE APAGAR ELA!!! é pra vc apagar o arquivo pending que está dentro de winSxS, e winSxS está dentro da pasta do windows, mas só o pending é pra ser apagado...

    ResponderExcluir
  10. Obrigado !! Resolveu o problema!! (so que o ficheiro que apaguei é "pending.xml" e nao "pending.html"!! Valeu

    ResponderExcluir
  11. Anônimo,

    so que o ficheiro que apaguei é "pending.xml" e nao "pending.html

    Obrigado pela observação. Já corrigi o texto.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.