-->

domingo, 20 de setembro de 2009

Por que o Twitter faz tanto sucesso (e eu não uso)?



Fácil. Para escrever no Twitter não é preciso ter idéias nem ter qualquer coesão no texto. Aliás, nem há tempo para coesão em textos tão pequenos. Quando você escreve em um blog até escolher um título é motivo para uma tempestade cerebral. E no Twitter nem título as mensagens tem, claro.

Ainda por cima um grande parcela dos "autores" escreve como se os leitores estivessem do lado deles, presenciando o mesmo que eles. Sem essa proximidade o que está escrito não tem contexto e não faz o menor sentido. Acompanhar um tweet assim é como observar uma pessoa que está tendo delírios, balbuciando frases desconexas.

Mas parece que os "seguidores" do Twitter nem esperam mesmo que haja um "cérebro" implícito em cada post. Isso facilita enormemente a decisão de escrever ou não no Twitter. Se você considerar que uma alarmante parcela da população (e não estou falando apenas da camada pobre) é incapaz de interpretar um texto mais complicado que um anúncio, verá que o Twitter no Brasil é como juntar a fome com a vontade de comer!

Não, eu não estou dizendo que só analfabetos funcionais usariam o Twitter. Isso é como afirmar que só existe lixo no Orkut. As duas afirmações são preconceituosas e passam longe da verdade. Quem procura lixo encontra-o em abundância nos dois serviços, mas não é só o que há.

Inicialmente eu me senti tentado a usar o Twitter para assuntos técnicos e pessoais (complementando este blog e o meu blog pessoal), mas não do jeito que a maioria dos "famosos" faz (um interminável fluxo de trivialidades que só interessa a quem considera a revista Caras uma leitura excitante) . Eu tenho muitas idéias "soltas" que acabam nunca indo para o blog ou para o site porque não são material suficiente para uma redação com começo, meio e fim, mas que poderiam interessar a meus leitores assim mesmo. Muita coisa vai parar em rascunhos do blog que nunca são publicados e outras se perdem na minha memória.

Mas, ainda assim, o limite de caracteres do Twitter é pequeno para expor a maioria dos fragmentos de idéias e opiniões que tenho. No momento eu deixei a idéia de lado. Depois que a "moda" tiver passado eu vou reavaliar se o serviço se encaixa na forma que gosto de escrever.

Texto relacionado: Por que não uso o Orkut?

25 comentários:

  1. Interessante seu ponto de vista. Digo que o meu é mais ou menos por ai. O limite de caracteres do twitter deve-se a que a bagaça pode ser recebida por SMS.

    Em tempo, eu diria que a maioria da população, não tem a capacidade de ler um texto que tenha mais do que 5 linhas (sendo generoso).

    Eu vejo isso o tempo todo no mercado livre (devia dizer mercado lixo), nos meus anúncios tem uma tabela com os valores de frete por PAC e por SEDEX para todo o Brasil. E como se não bastasse, ainda tem um botão azul ENORME escrito "calcular frete". E mais ainda, a primeira, A PRIMEIRA linha do texto do anuncio diz: Valores de frete estão nas tabelas no final do texto, e tem um gif animado com uma mãozinha acenando pra chamar a atenção.

    Adivinha??? De cada 10 perguntas, pelo menos 4 fazem a fatídica pergunta que faz meu sangue ferver: "Qual o valor do frete para o CEP xxxx?"

    ResponderExcluir
  2. "o limite de caracteres do Twitter é pequeno para expor a maioria dos fragmentos de idéias e opiniões"

    Com esse post voce mostra que desconhece ou ignora o objetivo do twitter, que nem de longe é expor idéias e opiniões concatenadas e complexas. Está mais para observações e comentários cotidianos.

    Assim voce nao vai nunca "encaixar" sua forma de escrever, como disse que espera...

    Think about it.

    ResponderExcluir
  3. Pereirão20/9/09 11:32

    Concordo com você.
    O pior é que os miguxinhos do Orkut estão migrando em bando prá lá, o que significa dizer que a quantidade de porcaria tende a aumentar.
    Eu até tentei ( http://www.twitter.com/pereirao ), mas, assim como você, não consigo simplesmente vomitar frases sem contexto.

    ResponderExcluir
  4. Este indivíduo resumiu de forma interessante o Twitter:

    "Twitter é um site de relacionamentos de fofoqueiros."

    ResponderExcluir
  5. Marcelo,

    Eu tenho esse problema, que me custou algumas divergências com meu colegas quando eu trabalhava como técnico em eletrônica industrial. Enquanto a maioria das pessoas se limita a ver as coisas pelo que são ou como são rotuladas, eu insisto em tentar ver as coisas pelo que elas podem ser (pelas aplicações que posso dar a elas). Dependendo do ponto de vista eu posso ser uma pessoa criativa ou um tolo que vive divagando.

    ResponderExcluir
  6. Luciano,

    Eu tenho esse mesmo problema com meus anúncios no ML, com este blog, com o site, com o fórum...

    No ML, assim como em todos os outros, eu não tenho motivos para ser tolerante com esse povo. Afinal eu considero que qualquer um incapaz de ler o anúncio vai me criar algum problema adiante, se comprar o produto. E para mim PAZ e TRANQÜILIDADE são mais importantes que dinheiro.

    ResponderExcluir
  7. O twitter serve para se colocar o que se quiser. Inclusive "fragmentos de ideias e opiniões". É essa liberdade que ajuda no sucesso do twitter: não é preciso "pensar" para escrever. (Isso não é completamente verdade, pois o fato de ser irrestritamente público deveria obrigar os tuiteiros a pensar na publicabilidade do que se quer expressar.)

    Embora 140 caracteres seja um limite bem limitante, pode-se usar posts consecutivos (dei uma opinião de 4 posts mês passado). (Há um serviço inverso chamado "woofer" - http://woofertime.com/ - em que o limite *mínimo* é de 1400 caracteres.) Ainda que fragmentadas, prefiro ver algumas ideias no twitter do que tê-las perdidas no mar do esquecimento. Se bem que elas acabam voltando para o mar do esquecimento depois de alguns dias... Há algum tempo descobri que a busca do twitter não vai além de 2 semanas. Então ele não serve para "registrar" ideias. Você pode voltar manualmente página por página até seu primeiro post, mas não pode buscar os posts antigos sobre algo qualquer. Isso me deixou extremamente decepcionado com o twitter; tive um trabalhão para recuperar alguns posts legais que achei ter arquivado num lugar fácil de alcançar pela busca. Não confio mais nele para isso, e desde então perdi o interesse em publicar certos tipos de informação.

    Mesmo assim, duas semanas no twitter ainda podem render alguma coisa; uma solução para alguém, uma mini-discussão interessante, uma risadinha ou um hã. Ainda é melhor que o total anonimato, se achar que vale a pena.

    E se você não quiser perder tempo, não precisa seguir ninguém. Ou siga um pequeno número de pessoas que postem textos ou links que você considere realmente importantes e produtivos, e que não seja um tagarela. Estou no twitter há uns 6 meses e sigo apenas 11 pessoas/empresas, que quase não escrevem.

    É bom que você saiba que, mesmo não seguindo ninguém, o twitter permite que te mandem "respostas" (que podem virar perguntas). Acaba sendo mais um canal de comunicação, mas que é rápido de se ler e que você pode ignorar. Uma opção é "esconder" seu usuário no meio de um texto longo, como faz com seu e-mail. ;-)

    Em resumo, a meu ver você não tem quase nada a perder. Você escreve o que quiser, se quiser. Quem quiser te seguir te segue, ou vê seus posts recentes na sua página do twitter (certamente muitos de nós seríamos seus seguidores.) Pelo menos algumas ideias teriam alguma existência, a um custo de tempo relativamente barato.

    ResponderExcluir
  8. Em resumo: o twitter nada mais é do que o reflexo da nossa atual sociedade: imediatista, consumista & descartável...

    ResponderExcluir
  9. É como tu disse, twitter serve apenas para quem acha a revista caras interessante..

    Já ouvi diversas pessoas que quando "enumeram" as "vantagens" do twitter (como saber de várias novidades de sites diferentes de uma vez só) se calam quando eu digo: "Já ouviu falar em RSS?".

    Se eu quiser "seguir" meus sites favoritos, como este ou outros com conteúdo mais besterol, eu uso um leitor de rss, que dá muito mais recursos pra mim e pra quem publica também.

    Posso expressar até mesmo no twitter, o que me veio na cabeça ao ver o título do post no RSS: "Finalmente.."

    É bom ler alguém que não se liga no modismo e não é "maria vai com as outras".
    Lembrando das matérias (que sou um grande "spammer") como as dos mitos do estabilizador e do "RHS"

    ResponderExcluir
  10. Alexandre22/9/09 16:35

    Trabalho com informática desde 1995 e internet desde 1997, sou programador e pra mim, só o fato de tantas pessoas falarem do Twitter, tantas revistas e jornais citarem o Twitter e até mesmo na TV ele ser constantemente alardeado já é um sinal para eu ficar longe dele.

    Não que eu seja metido a underground ou goste do que não faz sucesso (ou odeie o que faz). Mas minha experiência na internet indica que nada que faça tanto barulho em tão pouco tempo pode ser algo realmente relevante e útil. Quem não se lembra da tecnologia "Push" ou dos Canais que iriam revolucionar a forma como usamos a internet?

    Mesmo o RSS e similares eu nunca usei. O máximo que eu uso são os Favoritos do navegador, e de tempos em tempos eu dou uma revisitada nas páginas que gosto, o que inclui essa daqui, e aproveito pra ler os posts/notícias antigas

    ResponderExcluir
  11. Eu confesso que sou um viciado no Twitter. E apesar dele reforçar muita essa cultura prejudicial do imediatismo, não penso nem de longe em abandoná-lo.

    O que me fascina no Twitter é a velocidade com que as informações se espalham e o fato de ele ser a única fonte para determinados assuntos muito úteis.

    Também gosto das amizades que fiz no Twitter, pois ele me tornou mais próximo de pessoas que já eram referências para mim em várias áreas.

    Pessoalmente acredito que cada ferramenta tem a utilidade que damos á ela, e isso vale em dobro para o Twitter.

    E quem quiser me procurar no Twitter: @Teilor

    ResponderExcluir
  12. Aqui no RJ acharam uma "utilidade" para o Twitter, informar onde tem blitz da lei seca.

    ResponderExcluir
  13. Há um ótimo e-book, chamado Manual do Twitter, que ajuda a entender de forma clara essa nova ferramenta e o seu potencial.

    E eu te seguiria com certeza, Jefferson, pelo seu modo de pensar e pelo conteúdo do blog.

    ResponderExcluir
  14. Bruno Barbosa14/10/09 17:47

    Acho que a forma correta de usar o twitter vai depender bem de cada usuário Jefferson. Li alguns posts acima e percebi opniões bem diversificadas sobre o microblog.

    Eu acharia sim interessante que você usasse o twitter, pelo menos para postar as ultimas atualizações do blog. Sou leitor assíduo do mesmo, porém nao costumo usar RSS e nem sempre possuo tempo, principalmente quando estou na empresa, de ficar a todo tempo vendo se há atualizações.

    O Twitter também é uma boa fonte para divulgar seu blog, visto a velocidade que as informações circulam no mesmo.

    Mas o que vale é a opnião individual de cada um. Se você acha que ainda não é a hora de utilizar o mesmo, entendo, como muitos devem entender.

    Mas porque não fazer um teste? criar um twitter (se for o caso, não precisa seguir ninguém), divulga no blog e sempre que houver uma atualização no blog, você postar lá, para que o pessoal possa estar acompanhando.

    "Inicialmente eu me senti tentado a usar o Twitter para assuntos técnicos e pessoais (complementando este blog e o meu blog pessoal), mas não do jeito que a maioria dos "famosos" faz"

    Faça diferente!
    como sugeri acima ou, como achar melhor...

    Até mais.

    ResponderExcluir
  15. Aos que disseram que me seguiriam, um obrigado atrasado!

    Mas só voltei aqui para postar este vídeo que satiriza o uso do twitter.

    ResponderExcluir
  16. Agora você não precisa mais criar o twitter. O Gmail criou o seu próprio, chamado Google Buzz.

    ResponderExcluir
  17. Sony,

    Parece que você leu me pensamento. Quando entrei no Google Buzz ontem pensei imediatamente que ele pretende concorrer com o twitter.

    ResponderExcluir
  18. Ola Jefferson,conheci seu site hoje assim como seu forum. Acredite minha area nao tem absoltamente nada com a sua..kkkk (sou médico) mas li muita coisa que realmente interessa ate para a medicina. porque estou falando isso??? tentei de todas as formas imaginar uma utilidade para o twitter... não consegui nada alem de avisar para todo mundo que escoveio o dente, sai com tal mulher, tomei chopp e briguei no trabalho... interpreto o twitter como uma especie de de "piti" virtual.

    ResponderExcluir
  19. Eu uso o twitter para verificar novos downloads no downloadbox e outros... Fica fácil saber das novidades ao invés de ir às dezenas de páginas novas.... São listados apenas os novos eventos, com o redirecionamento no link próprio. Veja o exemplo nas imagens:
    [URL=http://img228.imageshack.us/i/twitter1h.jpg/][IMG]http://img228.imageshack.us/img228/1624/twitter1h.jpg[/IMG][/URL]
    [URL=http://img62.imageshack.us/i/twitter2e.jpg/][IMG]http://img62.imageshack.us/img62/8610/twitter2e.jpg[/IMG][/URL]
    [URL=http://img72.imageshack.us/i/twitter3.jpg/][IMG]http://img72.imageshack.us/img72/270/twitter3.jpg[/IMG][/URL]

    ResponderExcluir
  20. Frank,

    Isso a tecnologia dos "feeds" já fazia muito antes do twitter existir.

    E os feeds não tem a limitação dos 240 caracteres do twitter, nem a consequente gambiarra para fazer links.

    Usar o twitter para isso é como usar um alicate como martelo. Funciona, mas...

    ResponderExcluir
  21. Eu também não gosto de ficar colocando o que faço a toda hora, pois pode ser algo muito perigoso...

    Ainda sobre os feeds, recebo no meu receptor digital alguns deles que já são do próprio sistema operacional. Tentei jogar alguns manualmente mas dá erro na visualização na tv. Vou continuar testando alguns que não travem o sistema. Veja aqui um exemplo do que visualizo na tv e que estão no meu "favo_RSS.xml". Você tem algum feed para eu testar no meu aparelho, tipo o listado abaixo?


    IHAD - Board
    http://www.i-have-a-dreambox.com/wbb2/rss.php

    ResponderExcluir
  22. Frank,

    Todos os meus blogs tem feeds. Se você clicar no número de assinantes lá em cima, à direita, irá para uma página com várias opções de assinatura. Vai depender do agregador de feeds que você usa.

    Como o seu agregador é uma TV, provavelmente você usará este link:
    http://feeds.feedburner.com/GeringoncasGambiarras?format=xml

    Observe que, a pedido de meus leitores, meu feed é "full".

    ResponderExcluir
  23. Coloquei no receptor e deu certo, porém só aparecem os tópicos, sem o conteúdo de cada um quando dou ok. Nos outros já embutidos nos favoritos originais eu consigo ver as mensagens.

    Veja as imagens e o código fonte do favo_RSS.xml.

    http://img842.imageshack.us/g/feed5.jpg/

    Frank
    ============

    ResponderExcluir
  24. Isso é muito estranho. Meu feed, sendo full, apresenta todo o conteúdo de todos os posts, como você pode ver ao clicar pelo PC no link que eu forneci. Por alguma razão, sua TV só pega os títulos e ignora o resto

    ResponderExcluir
  25. Ok... agradeço pelas dicas. Vou continuar com meus testes....

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.