-->

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

OK. Agora eu tenho certeza de que é conspiração.

Alguém consegue dar uma explicação melhor para o desaparecimento prolongado dos gravadores de DVD de mesa do mercado brasileiro?

Primeiro foram os gravadores com HDD, que simplesmente sumiram no final do ano passado; e agora até os sem HDD estão dificílimos de encontrar. E antes do lançamento da TV aberta Digital no Brasil existiam dezenas de modelos à venda.

Minha suspeita: numa reunião sigilosa parecida com a que definiu o padrão brasileiro de TV Digital de tal forma a impedir que aparelhos importados funcionassem aqui, os fabricantes e as emissoras de TV fizeram um acordo imoral para cessar a comercialização dos gravadores no Brasil.

Eu sei que ainda tenho a opção de montar um PC para fazer a gravação, mas o usuário comum se atrapalha demais com um computador. E é complicado especificar as peças e o software de modo a garantir que não haverão drop frames ou outras anomalias na gravação.

Alguém tem idéia de uma configuração que funcione 100% e seja razoavelmente fácil de operar? É preciso que o resultado seja um disco DVD-Video compatível com qualquer DVD player.

14/09: A data em que escrevi isso foi pura coincidência!

41 comentários:

  1. Talvez para forçar o blue-ray

    ResponderExcluir
  2. Realmente Ryan, os gravadores de dvd sumiram completamente. Moro próximo a fronteira do uruguay(Free shops) e é possível ainda encontrar os aparelhos por preços atrativos, até da marca punktal à U$ 160,00 e o da philips com hdd à U$ 285,00. Abraços.
    jorge

    ResponderExcluir
  3. Intruder A611/9/09 23:31

    É verdade, a máfia aqui sempre apronta.

    Será que os chineses não vão acabar furando este cercadinho que fizeram para nos extorquir ???

    Vejam este equipamento no Ebay => http://cgi.ebay.com/EGREAT-M33H-DVBT-Network-Media-Player-Recorder-1080p-HD_W0QQitemZ250494943495QQcmdZViewItemQQptZHome_Theater_in_a_Box?hash=item3a52a98107&_trksid=p3286.c0.m14

    Um tremendo midia player, mas infelizmente aqui ficaria com a funcionalidade capada, pois ele tem sintonizador e captura de TV Digital, mas infelizmente apenas para o sistema europeu.

    Será é possível via modificação do firmware fazer com que ele suporte o nosso sistema tupiniquim ??? É uma pena não poder usar ele também como TIVO porque um bando de "espertos" nos empurrou mais uma vez um sistema único no mundo ( quase me sinto como uma super-potência com enorme mercado consumidor ).

    A minha esperança são os chineses que vem subvertendo os mercados consumidores do mundo.

    ResponderExcluir
  4. Intruder_A6,

    A ausência dos chineses no nicho da gravação analógica já é suspeita. A gravação nos sistemas PAL-M e NTSC não tem mais mistério algum e me surpreende que só se consiga encontrar gravadores (qualquer um) no MercadoLivre. Dá para suspeitar que o nosso querido e amado governo também estava naquela reunião e concordou em atrapalhar qualquer importação legal desse tipo de produto. É claro que se alguém perguntar vão dizer "não sei de nada", "não vi nada" ou "isso é golpismo".

    Quanto a modificar um firmware para conseguir sintonizar/decodificar nosso sistema digital, eu não contaria muito com isso no curto ou médio prazo. É mais fácil isso "vazar" direto de um fabricante chinês e um dia termos "clones" por aqui. Mas como nem os aparelhos "oficiais" funcionam 100% direito ainda...

    ResponderExcluir
  5. Eug,

    Talvez para forçar o blue-ray

    Eu estou falando de gravadores. Como o sumiço de gravadores de mesa beneficia a adoção do blu-ray? Ainda mais com o preço dos DVDs caindo?

    ResponderExcluir
  6. Intruder A612/9/09 00:11

    Enquanto isso continuo baixando os filmes em FullHD ou HD da Internet, e usando bastante o meu gravador analógico com HD para pegar a programação da SKY ( em baixa resolução, pois não me animo a pagar uma fortuna por poucos canais em HD e cheios de comerciais ).

    Agora você deve estar feliz, a GVT está chegando por ai em Recife. Será que chega no seu bairro por agora ???

    ResponderExcluir
  7. "Eu estou falando de gravadores."

    E eu tb!

    "Como o sumiço de gravadores de mesa beneficia a adoção do blu-ray?"

    Forçar a venda de GRAVADORES de mesa, pra sua sala de estar/tv, blue-ray!
    Já existem, ou ainda não existem?

    "Ainda mais com o preço dos DVDs caindo?"

    Outro motivo.
    Não dá pra ganhar muito $ em mídias de dez cents...

    ResponderExcluir
  8. "Forçar a venda de GRAVADORES de mesa, pra sua sala de estar/tv, blue-ray!
    Já existem, ou ainda não existem?"

    Isso não faz nenhum sentido. Quando um produto é retirado do mercado para forçar a adoção de um outro, esse outro já deve estar no mercado, do contrário a indústria só perde as vendas do primeiro, sem ganhar nada em troca. E você não viu nenhum gravador blu-ray no Brasil, viu?

    Além disso você viu o preço das mídias blu-ray? Mesmo que o gravador estivesse no mercado suas vendas seriam pífias.

    "Não dá pra ganhar muito $ em mídias de dez cents..."

    Continua não fazendo sentido. Quem fabrica mídias é a indústria química (Imation, 3M, Memorex, Kodak, BASF, TDK...) . Fabricantes de gravadores de DVD se beneficiam do preço baixo das mídias.

    ResponderExcluir
  9. ShaoLIn JiangHU14/9/09 01:22

    Jefferson.
    A solução para isso é a mais simples possível.

    Use um computador com um bom processador e um bom chipset de video onboard com HDMI (Ex: Amd 780/790G)

    Compre um adaptador USB ISDB Full-seg (esse detalhe é importante). Se possível compre os modelos mais novos da Elgin e Geniatech que também tem a opção de entrada analógica.

    E faça as gravações de tv digital com um HTPC com a vantagem da alta definição que felizmente nosso sistema proporciona. Eu faço isso para gravar programas da TV aberta e a qualidade é impecável, até superior a imagem de muitos blu-rays.

    O arquivo gerado é NTS/NTX e você não tem dificuldade para reencodar o sinal, com alguns tweaks, claro...

    O desaparecimento dos gravadores de DVD é que eles além de serem de baixa definição, não atende aos interesses dos estudios produtores de filmes a fabricação e venda dos mesmos. Por isso há essa marginalização. A tendência é produzir televisores que já gravem internamente o sinal, e um detalhe é que o formato de particionamento e dos arquivos é proprietario, por pressões das empresas de Hollywood...
    A Panasonic promete gravadores de Blu-ray por aqui, resta saber quando.

    ResponderExcluir
  10. ShaoLIn JiangHU,

    Obrigado pela contribuição, mas esta solução não serve para minhas necessidades atuais. Eu preciso ter uma solução para fazer gravação de fontes analógicas que funcione tão bem quanto um gravador de DVD de mesa (sem drop frames, sem glitches de áudio, etc) e preferencialmente seja tão fácil de operar quanto.

    ResponderExcluir
  11. Reencodar? Quando as pessoas vao aprender a falar a sua propria lingua sem anglicismos bizarros? Recodificar nao ficaria mais adequado??? Mas deixa isso pra la: Quais sao os modelos da Elgin e Geniatech? Me interessou isso ai, tem entrada de tv digital e analogica??? Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  12. ShaoLIn JiangHU,

    Eu não prestei a devida atenção ao que você escreveu, por isso não percebi que o modelo da Geniatech também tem entrada analógica.

    Mas entrada analógica é algo que todas as placas de TV comuns tem. O meu problema persiste: Eu preciso que a coisa grave em MPEG2, sem glitches. Qualquer necessidade de recodificar o resultado antes da autoração do DVD vai complicar demais o treinamento do usuário.

    ResponderExcluir
  13. Alexandre,

    "Reencodar" não é um "anglicismo bizarro", porque para ser anglicismo a palavra precisa existir em inglês. Está mais para um "aportuguesamento bizarro".

    Receptores FullSeg Elgin

    ResponderExcluir
  14. Acho que esse sumiço não tem nada a ver com TV digital. Concordo com o Shaolin - a indústria quer inibir a comercialização de dispositivos que permitam replicação e arquivamento, o objetivo deles é oferecer apenas o recurso de "gravar pra ver mais tarde" como fazem as Time Machine.

    ResponderExcluir
  15. Rafael,

    "a indústria quer inibir a comercialização de dispositivos que permitam replicação e arquivamento"

    Mas essa informação está subentendida no meu texto. Qual é a "indústria" que deseja isso? A de eletrônicos?

    Com a chegada da TV digital "sem chuviscos e sem fantasmas" você não acha que os velhos gravadores de mesa poderiam gravar programação melhor do que jamais puderam (dentro de suas limitações)?

    Você acha que a indústria que fabrica os gravadores teme isso? Retira o produto do mercado na iminência da chegada de um sinal aberto de melhor qualidade e com preços baixíssimos das mídias. Por que essa perspectiva seria ruim para eles?

    "o objetivo deles é oferecer apenas o recurso de "gravar pra ver mais tarde" como fazem as Time Machine."

    O que é que Philips, LG, Panasonic e Samsung ganham com isso? Nós não pagamos por cada vez que assistimos o programa gravado no HDD e nem precisamos comprar um aparelho novo quando o HDD está cheio.

    Poderia explicar melhor?

    ResponderExcluir
  16. Gente,

    *Fabricantes de mídia virgem não fabricam gravadores de DVD;

    *Rede Globo, Record, SBT e SKY não fabricam gravadores de DVD;

    *A venda de gravadores de DVD de mesa não é, nem nunca foi, ilegal;

    *A chegada da TV digital e do blu-ray (sendo que a primeira tende a ser adotada muito mais rápido por motivos óbvios) tenderia a aumentar o interesse pelos gravadores de mesa;

    Me expliquem, usando lógica de mercado ou técnica, porque os gravadores de DVD sumiram das prateleiras?

    Eu já dei minha opinião: os fabricantes de gravadores "se venderam" (não me perguntem os termos) às emissoras, com uma mãozinha do governo federal para atrapalhar até as importações.

    ResponderExcluir
  17. Gente,

    Eu dei uma olhada em algumas discussões na internet sobre o sumiço dos gravadores e vou refutar aqui algumas das teorias que encontrei:

    1) Gravadores de DVD estavam vendendo muito pouco

    E todos os fabricantes decidiram isso ao mesmo tempo? Não ficou nenhum para aproveitar o mercado deixado por todos os outros? Nem os importadores?

    2)Os fabricantes estão preferindo se concentrar no blu-ray

    Vide resposta do item 1.

    Quando as TVs de LCD chegaram ao mercado a fabricação de TVs de tubo parou para os fabricantes "se concentrarem" no LCD/Plasma? Se eu não estou maluco eu ainda estou vendo anúncios de TVs de tubo, mesmo com o LCD/Plasma há anos (a TV LCD começou a se popularizar na copa de 2006) no mercado. O caso do LCD/ plasma é um exemplo do mercado exercendo sua lógica de sempre.

    Muito tempo depois do VCR ser considerado defunto ainda dava para encontrar aparelhos no mercado regular, com nota e garantia. Meu último avistamento foi de um Gravdor de DVD LG com VCR (LG DC884B), em janeiro de 2007.

    Gravadores de blu-ray não substituem gravadores de DVD. Porque (hellooooooo!) mídia blu-ray não toca em DVD players!

    Eu admito que algumas pessoas só pensem em alta-definição e que não seja possível se contentar com mesno. Mas acreditar que todo mundo agora só pensa assim é absoluta miopia. O Youtube é prova permanente disso.

    3) Gravadores de DVD são difíceis de operar

    Vide resposta do item 1.

    E o gravador de blu-ray vai ser muuuito mais fácil. Sem dúvida! HA! Nem se vier com teclado e mouse!

    ResponderExcluir
  18. Gente,

    Nos EUA, país que tem TV aberta de alta definição há muito tempo, ainda se encontra vários modelos de gravador de DVD à venda. Alguns com VCR!

    Por outro lado, até eu fiquei surpreso ao não encontrar nenhum blu-ray recorder na Amazon! Esta página afirma que atualmente só existem gravadores de blu-ray de mesa no Japão!

    Eu espero que depois disso nenhum leitor deste blog ainda vá acreditar em contos de fadas.

    ResponderExcluir
  19. Intruder A614/9/09 23:03

    Então a solução é comprar um gravador de DVD de mesa pelo Ebay, mas infelizmente só vai ter suporte a NTSC.

    ResponderExcluir
  20. Intruder_A6,

    Ou confiar em algum vendedor do MercadoLivre. "aparentemente" (só achei uma loja) ainda dá para encontrar o 3455H (HDD de 160GB) por US$250 lá. O Jorge acima diz que no Uruguai custa US$285.

    ResponderExcluir
  21. A mídia(Globo em especial) não fabrica DVD Recorder. Mas também não é partido político e mesmo assim controla esse país! Põe e tira presidente(Lembram do Collor?), manipula opinião pública, apoiou a Ditadura Militar(agora apóia Direitos Humanos e Liberdade de Expressão), etc. Assistam "Muito além do cidadão Kane" no YouTube. E alguém ainda tem dúvida de que a mídia está por trás disso?

    ResponderExcluir
  22. Realmente pode não fazer muito sentido achar que uma indústria (de eletrônicos) tiraria um produto do ar para atender aos desejos de outra indústria (a de entretenimento). Mas como o Ryan falou, parece que existe alguma "conspiração" em andamento.

    A história fica mais estranha ainda se lembrarmos que mesmo dispositivos para "gravar só pra ver mais tarde no próprio aparelho" também são raros (embora exista a Time Machine que grava até em HD).

    Também parece que essa "conspiração" não teria exatamente a ver com TV digital porque os gravadores de DVD sempre gravam de forma analógica, com perdas. A melhor qualidade disponível nos gravadores "comuns" é a oferecida pela conexão S-Video. Gravadores com entradas vídeo-componente são (ou eram) raríssimos, sem falar em HDMI.

    Seja como for quem quiser gravar da TV digital em DVD, não teria problema em usar um gravador NTSC porque todos os conversores oferecem esse formato na saída analógica. Portanto pra isso o e-Bay ainda é solução.

    ResponderExcluir
  23. Como ja falaram, sumiram pq não tem mercado para eles.

    A época em que o usuário doméstico tinha interesse em gravar a programação da TV já passou a muito tempo.

    Fora isso, para uso profissional, esses aparelhos não possuem a menor serventia.

    Certamente que nosso colega Jefferson, trata-se de um usuário diferenciado. Infelizmente, esse tipo de cliente é minoria e não sustenta o mercado.

    ResponderExcluir
  24. Eu acho que um dos problemas é o difícil pós venda desses aparelhos, os problemas em potencial que as empresas podem ter. As diferentes mídias, as unidades ópticas que falham muito, os inúmeros bugs e incompatibilidades. O próprio videocassete sempre foi muito mais usado no Brasil para ver fitas de locadora, as pessoas nem ligavam a antena no aparelho. Outro ponto negativo do gravador de DVD é a qualidade da gravação em 6 horas, um lixo. Como são aparelhos com tecnologia de fora, fica difícil resolver problemas específicos de firmware para cada mercado consumidor. Eu ainda tenho meus gravadores (LG, Digix e Venturer) funcionando bem, mas cada um deles têm suas falhas de software.

    ResponderExcluir
  25. Marcos,

    Sabemos que você é técnico eletrônico com experiência em identificar e solucionar erros de projeto. Me diga: os problemas dos gravadores de DVD são assim tão difíceis de resolver?

    Vejamos o problema da confiabilidade da unidade óptica, que também engloba os problemas de compatibilidade com mídias e qualidade de gravação. No PC, eu sempre comprei mídias pelo menor preço possível e meus problemas são poucos, porque eu escolho meus gravadores a dedo dentro das limitadas opções do mercaod nacional. Se os fabricantes colocassem, digamos, uma unidade óptica Pioneer de boa qualidade em seus aparelhos você não acha que os problemas diminuiriam sensivelmente?

    No meu entendimento a atitude certa, dentro de uma lógica de mercado, seria parar de tentar competir por preços cada vez mais baixos e colocar componentes de melhor qualidade em seus aparelhos. E não tirar o produto inteiramente (todos os modelos) do mercado.

    Você não poderia citar de cabeça um ou mais produtos que você não entende como ainda são vendidos, mas que são?

    Quanto à gravação de seis horas, com mídias por 80 centavos eu só usaria esse tipo de gravação nos aparelhos sem HDD, para maximizar a autonomia. Num aparelho com HDD eu dificilmente gravaria mais de 4H por disco. Se é que eu usaria outra coisa diferente do modo de 2H.

    ResponderExcluir
  26. Intruder A618/9/09 08:07

    Acho que o motivo para tirarem de linha deve ter sido mesmo pressão externa ( mas quem fez é discutível ).

    Uma coisa que faria com que estes gravadores de DVD fossem muito mais úteis ( o meu RJTech não faz isso ) é que eles pudessem exportar os arquivos para um pendrive ( e não apenas gravassem DVD ), tivessem suporte a NTFS, suportasse a FullHD com saída HDMI ( com suporte a Matrosca e outros ), e para fechar, uma saída Ethernet ( praticamente falei num mídia player ).

    Tenho o meu RJtech ( que uso bastante ), mas se ele pudesse exportar os programas gravados para uma mídia externa ( sem precisar de DVD para isso ) seria muito mais útil, mais ainda se a entrada USB dele fosse USB 2.0 ( USB 1.0 é florida ). Com apenas isso já seria várias vezes mais útil do que é hoje.

    Algo que também gostaria dele, seria que pudesse gravar no HD interno com apenas um apertar de botão ( isto só é possível numa mídia DVD ), mas para gravar no HD interno tenho que programar, o que demora alguns minutos e o que não é nada prático.

    Certamente algumas dessas coisas que gostaria no meu RJtech seriam possíveis com apenas uma simples alteração no Firmware ( outras já seria bem mais difícil de implementar ). Dá até vontade de emprestar o meu para o Jefferson para ele pegar o firmware ( e brincar um pouco com ele ), mas uso ele tanto que tenho pena de ficar sem ele por algumas semanas.

    ResponderExcluir
  27. E no final do filme o Jerry (Mel Gibson) tinha razão, não tinha? :)

    ResponderExcluir
  28. Um gravador de dvd deve ter um custo de fabricação praticamente igual ao de um tocador de dvd. É só mudar o leitor e colocar um chip a mais. É difícil até de entender porque não é um padrão.
    Deve ser porque não tem demanda mesmo por essa função, senão os chineses estariam inundando o mercado. Funções como divx, usb, karaoke, até emulador de videogame tem, poxa, o que custava por um gravador?

    ResponderExcluir
  29. Meu, tu coloca uma materia dessas falando de conspiração, e à publica bem nessa data tao conspiradora...

    EU ACREDITOOOO

    ResponderExcluir
  30. Eu sou testemunha/vítima desse sumiço!
    Desde que o meu primeiro LG RH1858 começou a dar a pau, com 1 ano e 1 mês de uso (agoniZando por um bom tempo até se recusar a inicializar - ESTÁ MORTO), eu penei até achar um outro LG RH397H, que, ALIÁS, até ontem, estava sendo anunciado no site da FNAC. Porém, recomendo-o aos meus inimigos: com 3 meses de uso, o HD parece que já foi pro pau.
    Ou seja, estamos no pior dos mundos: além da dificuldade de se achar ese tipo de aparelho, quando se consegue um, é essa desgraça. Life is a HELL quando se compra um autêntico Lucky Goldstar!
    LG (Coréia do Sul tá na maior eme)aqui em casa NUNCA MAIS!

    ResponderExcluir
  31. Patriota PE8/10/09 21:23

    Pessoal, desculpem a minha ignorância, mas vejam o meu caso:
    possuo o excelente DVD player LG DK9923N, que revirei toda a internet e as lojas de Recife pesquisando para comprar. Não deu tempo de ter grana para fazer o mesmo com um gravador de DVD de mesa, mas minha querida mãe, que tinha uns VHSs de filmes dessas coleções de Jornais, adquiriu numa promoção das Americanas, um Gradiente DR-850, e que, graças a ela não ter paciência nem vontade de aprender a utilizar, está comigo, o qual utilizei para fazer não só as conversões dos VHSs dela, utilizando o ótimo player Panasonic NV-SJ405 (que graças a Deus, suja muito fácil as cabeças, mas que eu sempre consegui limpar, e continua funcionando), bem como os meus VHSs gravados até mês passado, regravando várias fitas de Os Incríveis, adquiridas mais barato que uma virgem - quando se encontrava! - nas Americanas. O motivo é que o 850 queimou a fonte, e começou a passar COMBAT! no TCM da CABO+, e ou eu gravava no VHS ou não gravava, enquanto o 850 consertava.
    Outro motivo para usar o VHS é a flexibilidade de editar a gravação, excluindo comerciais, e até mesmo aquele símbolo idiota de faixa etária de programação que inventaram agora. Claro que a qualidade desse material está longe de ser profissional, tanto que encontrei o DVD-Rip de todas as cinco temporadas em torrent, e to terminando a última (18Gb cada uma). Então porque eu gravo da TV a cabo, que já não tem uma imagem 100%, ainda por cima em VHS, pra depois passar pra DVD?
    Por causa da legenda! Para que outras pessoas do meu círculo de amizades, que por ventura não saibam inglês, possam apreciar, mesmo que não seja perfeito. E o que dizer de alguns episódios dublados, ripados de VHS, da transmissão da TV Record de não sei quando que consegui? Alem disso gravo muitos filmes clássicos do TCM, que são praticamente impossíveis de achar em DVD, os que acho, compro, devagarzinho, entre 9,90 e 12,90 nas americanas.
    E porque estou dizendo isto tudo? Para chegar ao ponto da questão de não se encontrar gravadores de mesa. O que seria exibido nas TVs digitais que não se poderia gravar? O que seria gravado, e depois comercializado de tal maneira que infligisse altos prejuízos a indústria do audiovisual?
    Hoje em dia qualquer um que tenha um micro, aluga um DVD e copia em casa, ou paga R$2 no centro da cidade por um filme copiado da mesma maneira. Ou baixa os vídeos em qualquer formato, converte, e assiste no seu player que lê DivX. Ou ainda converte para DVD mesmo.
    O que a TV aberta não quer que se grave, que não se gravava antes? As novelas, os telejornais, os filmes mais que repetidos, os especiais de Roberto Carlos, os desfiles das Escolas de Samba?
    O que as TVs por assinatura não querem que se grave? Os filmes com o logo do canal? Os clássicos que o cara vai gravar para assistir com os netos? Ou Matrix, Senhor dos Anéis, etc.?
    Ao meu ver, realmente os gravadores sumiram por alguma cartelização sim, mas uma tremenda e estúpida cartelização, sem propósito. E é uma pena que os fabricantes tenham embarcado nessa canoa furada.
    O que me resta é cuidar bem do Gradiente, que embora a gravação de 3 horas fique pulando a partir do meio do filme no LG (mas não sei se a culpa é da mídia Multilaser ou dele mesmo, então gravo em 2 horas mesmo perdendo espaço), até que essa frescura acabe e reapareçam gravadores no mercado.
    Cordialmente: Patriota (não “O”, mas “um, de os”) :).

    ResponderExcluir
  32. Intruder A68/10/09 22:46

    Acho que você vai gostar deste site => legendas.tv

    Nele eu encontro legenda de praticamente tudo que baixo na Internet ( praticamente tudo mesmo ), e nisso se incluem as séries em HD ( alta resolução ) e filmes em HD ou Full HD. Acho que depois de esperimentar vai ficar difícil você querer usar mais o seu vídeo cassete ou até o DVD ( a imagem fica muito bonita, e um filme em HD ou FullHD numa TV LCD, fica muito melhor do que assistindo de um DVD normal ).

    ResponderExcluir
  33. Patriota,

    No momento eu só vou fazer dois comentários:

    1)As emissoras *nunca* apreciaram o fato de que o conteúdo transmitido pode ser gravado. *Nunca* gostaram da existência de gravadores de DVD. Elas *toleram* enquanto não podem fazer nada a respeito. Mas podendo, fazem.

    2)Você está subestimando a importância das novelas para as emissoras. A Globo revende suas novelas para vários países e certamente não gosta da idéia de que capítulos possam ser baixados da internet. O mesmo se aplica aos programas humorísticos, mini-séries e documentários.

    ResponderExcluir
  34. Quem ainda estiver duvidando que o interesse das emissoras em impedir a gravação é antigo, precisa reler o meu post de 2006 sobre CGMS-A, incluindo o comentário feito por um leitor.

    E também precisa se familiarizar com a "broadcast flag", que pode ser ativada a qualquer momento nas transmissões digitais brasileiras.

    ResponderExcluir
  35. Olá Jefferson, eu acho meio inadequado comentar em post antigo mas não vi forma melhor... Acabei de retornar de uma viagem por França e Espanha e fiquei impressionado com a quantidade de gravadores de DVD existente naqueles mercados, com as mais variadas características. Com HDD, TV digital, leitor de Blu-Ray, media-player e até combo com VHS. E aparentemente tudo de "marcas famosas" como Philips, LG e Samsung. Enfim se a consipração existe é coisa do mercado brasileiro, ou talvez (latino) americano.

    ResponderExcluir
  36. Rafael,

    Eu não faço absolutamente nenhuma objeção a desenterrar tópicos antigos, desde que se continue dentro do assunto.

    Eu nunca achei que fosse um problema mundial. Eu acredito que seja conspiração justamente porque só está acontecendo aqui no Brasil. Veja meu comentário anterior com um link para uma página na Amazon anunciando gravadores de DVD até com VCR.

    ResponderExcluir
  37. Ryan,
    A LG lançou este modelo(caríssimo) com HDD interno LG RH397HD. Vamos ver se as lojas vão vender.
    Valeu o blog!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  38. Em relação aos gravadores lembra da época do LG DVD VHS 7000B sumiu! Hoje em dia até mesmo os DVD DIVx players estão em falta e os disponiveis estão com preços nas alturas.

    ResponderExcluir
  39. VAMOS PRESSIONAR OS FABRICANTES FAZENDO UMA CAMPANHA PARA A VOLTA DOS GRAVADORES DE DVD DE MESA NAS LOJAS DO BRASIL. VER SE É POSSIVEL IMPORTAR COM LOJAS ESPECIALIZADAS E CODIFICA-LOS PARA O PADRÃO BRASILEIRO. PESSOAS QUE FAZEM COMPRAS NO PARAGUAI POR EXEMPLO, PODERIAM TRAZER ESSES APARELHOS CLANDESTINAMENTE PARA O BRASIL, VAMOS FAZER ALGUMA COISA!

    ResponderExcluir
  40. Esse negócio de "O arquivo gerado é NTS/NTX e você não tem dificuldade para reencodar o sinal, com alguns tweaks, claro..." que o ShaoLIn JiangHU postou. Dá prá trocar em miúdos prum cara que manja quase nada do assunto? Tenho um PCTV USB Full HD e o Presto grava no maldito formato ntx (na caixa diz mpeg4...). Como eu faço passar esses arquivos para DVD mantendo a qualidade? Brigadão pela ajuda!

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.