-->

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Word e Powerpoint 2007 - Erro "parou de funcionar" ao sair.

O problema é facilmente reproduzível e sempre ocorre ao sair dos programas. 


Resumo: 

O problema é com sua impressora  padrão.

Tudo o que me levou a encontrar essa solução: 

Cenário:
  • Notebook HP Pavilion dv6750br;
  • Windows Vista Home Premium sem (e depois com) SP1;
  • Microsoft Office Enterprise 2007 com SP1.

No Powerpoint, basta abrir o programa e sair em seguida. Não é preciso fazer mais nada ou clicar em lugar algum.

"Microsoft Office Powerpoint parou de funcionar"

No Word, basta abrir o programa, dar ALT+A e clicar em Imprimir. Ao abrir a caixa de opções da impressora padrão, clique em Cancelar e saia do programa.

"Microsoft Office Word parou de funcionar"

Eu estava desconfiado do Adobe Acrobat Professional 8.1.12 também instalado na máquina, apesar da Abobe garantir que havia compatiblidade, porque o Acrobat é causa comum de problemas para esse cliente, mas como o Vista é uma fábrica de bugs, comecei instalando o Service Pack 1 (nota: o SP2 ainda não estava disponível então). Depois de duas horas, além de não resolver o problema o boot ficou cerca de 1 minuto mais demorado.

Fica difícil manter meu compromisso de "não deixar as coisas piores do que já estavam" com esse tipo de "ajuda" da Microsoft.

  • Desinstalei o Adobe Acrobat. Nada mudou.
  • Desinstalei o Office 2007 inteiro e apaguei toda a chave HKCU/Software/Microsoft/Office do Registro para não ficar nenhum lixo (a desinstalação deixou muita coisa para trás, inclusive do Office 2003). Depois instalei o Office 2007 sem SP1 e testei. Mesmo problema.
  • Instalei o SP1 do Office 2007. Mesmo problema.
Eu já havia feito uma pesquisa no Google sem encontrar nenhum resultado, mas eu não havia "traduzido" corretamente a expressão para o inglês (por bobeira minha eu estava procurando por "stopped responding", que é outra coisa). Como eu não estava conseguindo resultados pela força bruta, fiz nova pesquisa e desta vez encontrei a expressão correta "powerpoint stopped working" que me levou direto para esta página de um fórum da Microsoft com duas soluções possíveis.

A primeira apontava novamente para o Acrobat, mas foi a segunda me levou à causa do meu problema. Era a impressora padrão. Bastou escolher outra impressora como padrão para o problema sumir.

A impressora padrão era uma "HP Photosmart C4200 series", que estava offline porque era da residência do cliente. Eu não cheguei a ver se o problema ocorria com a impressora online.

Quem poderia adivinhar que o Office pudesse dar pau ao encerrar por causa de uma impressora que nem mesmo estava em uso? Quando você estiver numa discussão e quiser dar um exemplo de problema com causa bizarra, lembre-se deste post :)

11 comentários:

  1. Enfrentei esse problema e achei a solção no site da HP, instalei uma impressora qualquer como padrão e orientei o cliente a escolher a impressora na hora de imprimir. o bug parace ter haver com algum arquivo que a instalação de multifuncionais coloca no sistema. com qualquer outra impressora isso não acontece. Em tempo tú já ouviste falar sobre o erro "ENUN" na instalação de impressoras HP?

    ResponderExcluir
  2. Este Problema acontece também quando uma multifuncional HP está selecionada como PADRÃO, independente de estar ou não on-line ou off-line, resolvi o problema instalando o SP3 do XP e o SP2 do office 2007.

    (ESTE PROBLEMA NÃO OCORRE NO VISTA SP1).

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho o Office 2007 e o Vista Home Premium com SP2 e isso não acontece. O que acontece mesmo é, enquanto o programa HpqSRmon.exe executa(tenho uma HP 4280) os programas não "abrem" e o acesso à net fica indisponível. Quando esse maldito "termina" (por que ele fica em memória após esse tempo) as coisas voltam ao normal. E olha que isso demora uns bons segundos. É ligar o PC e ir ajeitando outras coisas pra fazer. Belo programa esse da HP, show de bola !! Ainda não pesquisei muito sobre isso, mas o pouco que li esse programa fica varrendo as conexões USB (tenho 12 delas nessa mobo) e depois disso "libera" o acesso.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo9/4/10 02:29

    O SP1 do Office 2007 não parece ter resolvido muitos problemas que o office possui.

    E para quebrar o meu galho, o VMware simplesmente não funciona (não executa e não instala).

    Isso só foi solucionado com o SP2.

    Concordo com o André, mas prefiro o BROffice.

    ResponderExcluir
  6. Tenho instalada a HP Deskjet D2460 como padrão. Foi só colocar qualquer outra como padrão que o erro desaparece. Valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  7. Estava acontecendo o mesmo comigo.. o erro apareceu qd coloquei para imprimir e escolhi a outra impressora (não a padrão).. graças a vc resolvi.. aff..
    tenho 2 impressoras HP.. a officejet que está travando o office.. a laserjet funciona normalmente..
    E agora, vou ter q ficar sem impressora pra funcionar?

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo post. Eu estava com esse problema, e realmente era a impressora que estava causando o problema. Fique 3 semanas com esse problema, já ia formatar o pc e foi só mudar a impressora padrão que resolveu. vlw

    ResponderExcluir
  9. Euclides Bastos - Angola3/8/12 06:40

    Euclides Bastos - Angola

    Parabéns pelo post. Me ajudou muito, porque inclusive troquei de Windows Vista para o Windows 7 e mesmo assim estava tendo o mesmo problema, achei que fosse virus formatei o notebook e mesmo assim nada, já estava ficando desesperado sem solução. Lí o post testei e funcionou perfeitamente, só que o meu problema foi com duas impressoras Dell a 3000 e 3100cn bastei mudar a impressora padrão resolveu o problema.

    ResponderExcluir
  10. Estava com problema no Word e no Excel 2010, principalmente quando tentava salvar o arquivo o aplicativo parava de funcionar e travava (só abortava pelo gerenciador de tarefas). Já havia reinstalado o Office, mas o problema persistia. Depois de mudar a impressora padrão parece que resolveu o problema. Caso tenha novidades volto a comentar, mas desde já agradeço as informações deste Blog. Continue assim, meus parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  11. Já havia tentado reinstalar o office e nada. Mudei a impressora padrão e parece que funcionou. O erro ocorria normalmente quando tentava salvar um arquivo no word ou no excel. Qualquer novidade volto a postar, mas desde já agradeço pelas informações e parabéns pelo seu Blog.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.