-->

domingo, 16 de agosto de 2009

Na dúvida, use o Bankerfix.

Essa é uma ferramenta essencial para o técnico de manutenção.

Em quase 100% dos casos eu consigo localizar e remover malware "na munheca" usando apenas o Autoruns e o meu conhecimento do que deveria ou não estar rodando automaticamente. Isso porque a esmagadora maioria do malware é burra demais (ou seu criador não se importa) para se esconder de uma inspeção humana, mesmo quando são espertos (ou desconhecidos) o bastante para "estirar a língua" para os programas antivirus e ainda assim não serem notados.

Mas existe aquele pequeno percentual que consegue se camuflar o bastante para escapar também da inspeção manual; e aí entra o Bankerfix.

Bankerfix é um conjunto de scripts e outros executáveis criado por um brasileiro e distribuído no fórum LinhaDefensiva que tem como objetivo primário localizar "bankers" (programas que roubam senhas bancárias). Já conseguiu uma vez (já é o suficiente para mim) localizar malware que eu não consegui achar manualmente, camuflado como DLLs do DirectX; e que azarava a operação do Internet Explorer.

Inicialmente pode parecer que o Bankerfix só roda se você estiver conectado à internet. Mas se você ler o texto inteiro verá que é possível tê-lo em um pendrive ou CD de manutenção.

5 comentários:

  1. Olá Jefferson, parabéns pelo blog! Sou um dos componentes do ARIS, time da Linha Defensiva responsável pela base de dados do Bankerfix.

    Lembrando que a ferramenta é colaborativa, usuários podem nos ajudar a melhor a detecção e a base de dados enviando e-mails falsos e suspeitos para análise da nossa equipe:
    http://linhadefensiva.org/encaminhe-suspeito

    Agradecemos sua divulgação da ferramenta!

    ResponderExcluir
  2. Excelente dica, leio seu blog diariamente, aconselho tb divulgar a feramenta combofix que executa um excelente trabalho na remoção de ameaças e virus.

    ResponderExcluir
  3. Outro programa que utilizo é o SmitFraudFix. Geralmente quando pego micro de cliente com vírus, rodo um bom anti-vírus, BankerFix, SmitFraudFix, Spyware Terminator e em último caso o ComboFix.

    ResponderExcluir
  4. Realmente as ferramentas citadas fazem parte do meu kit de técnico.

    BankerFix / ComboFix - são ótimos.

    Uma coisa que sempre carrego comigo é o Block Hosts

    www.mvps.org/winhelp2002/hosts.htm

    Nada como bloquear uns spywares, activex e etc pelo hosts.

    ResponderExcluir
  5. No google támbém é possível achar uma versão portátil MalwareBytes Antimalware (piratex :)).

    Muito bom! Uso no meu pendrive junto com o Bankerfix, ComboFix e SDFix. Pra deixar no pc do cliente, NOD32 4.0.437.

    Só pra constar, recentemente vi uns vírus fatais. Virut e Sality. Pegar = formatar!

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.