-->

sábado, 15 de agosto de 2009

Internet Explorer não entra mais no site do Bradesco.

O cliente me chamou dizendo que isso tinha acontecido logo após eu ter feito uma instalação nova do Windows XP SP3 para ele. Ele me disse que funcionou por um tempo, mas que agora ele não conseguia usar o internet banking.

Sintoma:
Tentar acessar http://www.bradesco.com.br ou http://www.bradescopessoajuridica.com.br/ deixa o IE travado emitindo um som periódico. O som emitido é o mesmo que o IE emite quando se clica em um link. Especificamente (em uma instalação não-personalizada): %WINDIR%\Media\Início do Windows XP.wav.

Eu constatei que limpar os arquivos temporários resolvia o problema, mas ao fechar o browser e tentar de novo, o problema voltava. Desativei todos os complementos exceto o programa de segurança do bradesco e nada mudou.

Como era o Internet Explorer 8.0, desinstalei-o para ver o que acontecia. De volta ao IE 6.0 original do XP SP3, o problema permaneceu o mesmo.

Observando a barra de satus do IE enquanto travado eu notei que alternava periódicamente entre carregar a página do banco e carregar "uol.com.br". Como esta era a página incial do browser, experimentei mudá-la e o problema acompanhou a mudança. Constatei então que o IE estava em um loop infinito alternando entre a página do banco e a página inicial do browser, sem exibir nenhuma das duas.

Fiz uma checagem procurando por malware e deu negativo.

Tentei acessar as páginas de vários outros bancos e todas carregaram sem problemas.

Tentei orientar o cliente a usar o Firefox enquanto eu pesquisava sobre o seu problema, mas o FF dava um erro severo em uma das páginas do site de pessoa jurídica do banco (não anotei qual).

Desconfiado e sem alternativas, usei o console de recuperação do DVD do Vista para entrar no HDD do cliente "offline" e apaguei o diretório %ProgramFiles%\scpad, (atenção: ele é oculto) que contém o programa de segurança do Bradesco.

Aparentemente isso resolveu o problema. Meu melhor palpite até agora é que o programa de segurança "endoidou" e só se corrigiu após eu apagá-lo completamente.

10 comentários:

  1. Programa de segurança do Bradesco?

    Utilizo o Bradesco em casa em todos os navegadores (IE 8, Opera, Firefox) e nunca vi disto. Assim como utilizo no trabalho também (IE 8, IE7 e Firefox) e também nunca vi programas instalado.

    Eu particularmente nunca vi este programa. É novidade? Ou ele instala sozinho sem perguntar ao usuário?

    ResponderExcluir
  2. Saulo,

    É instalado como um plugin activeX. E o usuário tem que autorizar.

    Eu não sei em que circunstâncias o programa é instalado agora. Eu fiz uma instalação nova do XP SP3 esta semana e acessei o site do bradesco para fazer pagamento de boletos e o banco não pediu para fazer a instalação do plugin. E a pasta SCPAD não está no meu HDD.

    Já a máquina virtual vmware que uso para acesso a banco no meu PC principal tem o SCPAD instalado em 16/05/09 e atualizado em 30/07/09.

    ResponderExcluir
  3. é o infame g-booster/gbieh?

    ResponderExcluir
  4. Não. SCPAD e G-Buster são programas diferentes, de empresas diferentes.

    ResponderExcluir
  5. Voltando ao gbieh:
    Que eu me recorde, antigamente era possível vc recusar a instalação do malware do banco e mesmo assim acessar o homebanking.
    Já não é mais possível.
    Fui tentar o homebanking da CEF via iceweasel no debian lenny.
    Não rolou.
    Como tenho wine instalado tentei o
    ie7portable. Não rolou. Tentei o ie8portable. Não rolou. Tentei o chrome portable. Não rolou. Tentei o FF portable. Não rolou.
    Baixei o ies4linux e instalei o ie6. Não rolou.
    Baixei o virtualbox 3.0, e instalei um xp na maq. virtual, e setei um usuário não-root. Não rolou tb!
    Vc precisa ser administrador, e permitir instalar o malware do banco, pra poder ser um feliz usuário de homebanking!
    Sóda, como já dizia Fócrates!
    :-)

    ResponderExcluir
  6. Jeff,a abreviação de Firefox é Fx, mas bem que poderia ser FF mesmo :-)

    ResponderExcluir
  7. O problema principal do Bradesco, é que não é possível acessar uma conta com o Firefox, pelo menos conta PJ. Um erro..

    ResponderExcluir
  8. Estou com esse problema em Bradesco PJ, tenteia acessar o %ProgramFiles%\scpad mas n deu anda. O que devo fazer p acessar b-PJ

    ResponderExcluir
  9. Tive o mesmo problema. Para quem tem este erro, siga as etapas

    1) faça o download do unlock no site baixaki

    2) rode o unlock e aponte a pasta c:\arquivos de programas\scpad

    3) ele nao ira achar a pasta bloqueada, mas apague ela mesmo assim.

    4) acesse o site do bradesco novamente e instale o controle active.

    5) pronto, qq duvida, file@netabc.com.br, Abraços Flamarion (Filé)

    ResponderExcluir
  10. Anônimo1/6/15 12:25

    Olá,

    Tive esse problema agora a pouco e o navegador fechava sozinho toda vez que acessava o site do Bradesco, consegui resolver o problema acessando o Java no painel de controle e na opção segurança clicando em Restaurar prompt de segurança ai o site voltou a abrir normal só lembrar de ativar o Java novamente porque perde as configurações iniciais.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.