-->

domingo, 14 de junho de 2009

TV Digital - Mentiras e desinformação sem fim.

A TV aberta digital (vou abreviar para "TVaD") está começando a operar aqui em Recife e o espetáculo de ignorância de seus patrocinadores (as emissoras de TV e o governo) continua. Eu já havia comentado sobre isso em dezembro de 2007, e passados 18 meses fica difícil acreditar que a repetição das mesmas bobagens não seja uma mentira intencional.

Você agora vai poder assistir TV na rua - Toda vez que eu ouço alguém dizer isso na TV eu fico injuriado. TVs portáteis VHF analógicas existem há uma década e os celulares xing-ling com TV VHF analógica provam que a coisa cabe no bolso e funciona para quem quiser ver. Eu mesmo, usando meu celular mediatek, já assisti ao noticiário no carro em engarrafamentos, em estacionamento de supermercado e no escritório de clientes. Mas esses caras falam como se as TVs portáteis VHF analógicas fossem fruto da nossa imaginação! Se eles dissessem que a recepção portátil seria melhor eu ficaria calado até testar, mas eles falam claramente como se nada anterior existisse. Parece até coisa fabricada pelo Ministério da Verdade, de Orwell. 

Você vai assistir TV sem chuviscos e sem fantasmas - Ninguém fala que a recepção ainda é muito problemática mesmo nas cidades onde a TVaD opera há meses. É verdade que não há chuviscos nem fantasmas, porque nem imagem você consegue pegar!


E uma mais recente: Respondendo à pergunta de um telespectador que mora no interior e queria saber se poderia pegar o sinal pela sua parabólica, o entrevistado respondeu que não (até aí correto), e que bastaria comprar uma antena UHF.

Ora... se a pessoa já está precisando se valer de uma parabólica para assistir TV porque está longe dos transmissores, como se espera que ela vá magicamente conseguir receber o sinal da TVaD, se UHF tem um alcance menor que VHF para uma mesma potência de transmissão? Eu não estou muito inclinado a acreditar que as emissoras de TV vão ter alguma pressa de investir em transmissores mais potentes para atender áreas de pouca densidade populacional. Pode até sair uma solução, mas prepare-se para esperar.

11 comentários:

  1. Jeff, é muito mais facil voce fazer uma antena direcional com um bilhao e meio de dBs de ganho, na faixa de UHF. Elas sao menores, mais diretivas e mais leves. A ideia é que, em UHF, voce pode fazer uma direcional com 1*10^128 elementos e apontar pra retransmissora, conseguindo intensidade de sinal suficiente pra ter boa imagem. Ainda nem vi a tal tv digital funcionando de perto, aqui no ES tem 2 ou 3 canais, e to vendo que isso nao vai pegar tao cedo. TV aqui é um negocio problematico...Viva o Azbox!

    ResponderExcluir
  2. Apesar de nos EUA a televisão analogica ter sido desligada essa semana, tenho a impressão de que ainda vai demorar uns dez anos para a TV digital chegar na minha cidade.

    Não que faça muita diferença, eu não olho TV mesmo.

    ResponderExcluir
  3. A vantagem do sistema digital não ter chuviscos e fantasmas pode ser relevante, se você estiver num local de boa recepção. Desde que comecei a assistir a SKY (há muitos anos) não consigo mais assistir TV analógica. Mas ninguém pense que a SKY é perfeita, uma chuva forte pode interromper o sinal. Quando o sinal está intermitente a imagem congela e/ou aparecem imagens "alucinógenas". E o custo é alto pela quantidade de lixo e anúncios que fazem a maior parte da programação. Mas para quem é fã de ficção científica nada como ter um receptor de satélite em casa! :)

    ResponderExcluir
  4. O argumento de "Você agora vai poder assistir TV na rua" é porque as TVs portáteis VHF nunca foram populares e não existia celular com TV analógica (ao menos aqui no Brasil) até antes do anúncio da TV Digital e eles escolherem os argumentos de venda. E como não existe nenhum celular de marca conhecida com VHF, nem se importam de atualizar.

    ResponderExcluir
  5. E continua sendo mentira ou desinformação. Discriminar "por notoriedade de marca" é incompatível com a natureza da imprensa.

    Da imprensa séria, pelo menos.

    ResponderExcluir
  6. Jefferson,
    Aqui em Campinas a TV digital começou no final do ano passado. Até agora eu não aderi, pois só tem a Globo. O pessoal que mora no lado sul da cidade pega vários canais digitais de SP (a mais de 90 km), porém não pega nenhum analógico da capital. Deve ter alguma particularidade na transmissão digital que permite um alcance maior. Em Valinhos e Indaiatuba, cidades vizinhas, é até melhor.

    Se for do interior de Pernambuco, mas não tão longe do Recife, acho que pode pegar alguma coisa.

    Em casa não vou pegar canais de SP, porque moro na parte norte.

    ResponderExcluir
  7. Intruder A615/6/09 13:19

    Sou mais um Mídia Center do que um conversor desses para assistir Faustão ou Caminho das Índias. Também já tenho uns bons anos que não quero mais saber da TV aberta, mesmo com a quantidade enorme de anúncios ( TVSHOP e outros ) e a repetição dos programas, mesmo assim ainda acho que vale a pena ter a SKY. Mas pagar o que eles querem por apenas um receptor de SKY em HD ( se ainda fossem pelo menos 2 ), nem pensar. Em algum momento eles vão melhorar este preço, mas até lá prefiro continuar baixando os meus filmes em HD ou Full HD da Internet, e assistindo usando o computador ou o Notebook ligando da TV LCD.

    ResponderExcluir
  8. Jeff,

    Posso estar enganado, mas existe TVaD por meio de Parabólica. É uma iniciativa da Band e da RedeTV - em transmitir o sinal por meio de parabólicas, mas a codificação é outra (obviamente não obdece o sistema terrestre).

    Quem participa do seu fórum, e no HTForum com detalhes - alguns até controversos em determinados comentarios é o Arimar - ele com toda a certeza poderia passar horas lhe explicando como funciona e bla bla blas e afims.

    A ideia não deixa de ser interessante. Eu pude provar do HD em alguns jogos de futebol e etc. E realmente a qualidade é fantastica. Mas ainda não me atrai 100% pelo simples fato de que a programação não é 100% HD.

    Eu tenho Sky a algum tempo o conversor digital deles é furado no meu ponto de vista - embora seja compreensível.

    A sky vende o serviço HD da sky, alias o com maior quantidade de canais 10 ao todo. Mas estes 10 canais HD são da grade de canais de TV por assinatura, nada de TV Aberta digital por enquanto, que alias vai ter na Sky - o Usuario vai adquirir um Módulo USB que vai ligado ao conversor HD da sky - nele tem uma conexão para antena UHF - que voce coloca e assisti a programação Aberta HD.

    A justificativa é que alem do sinal e codificação do sistema terrestre ser outro, a sky não vai sacrificar seu satelite com conteúdo aberto. E convertido pois do MPEG4 (H.264) para o DVB-S MPEG2.

    ResponderExcluir
  9. Ryan, acho que muito do que se vê da TV digital hoje em dia é fruto de ser uma tecnologia incipiente, que está sendo tratada pelas empresas como algo experimental. As emissoras pouco se esforçam para colocar o sinal no ar (só o fizeram na estreia nacional em SP no fim de 2007), cometem erros primários e não divulgam que existe transmissão digital. Os fabricantes colocaram uma meia dúzia de aparelhos em versões beta (se tanto) e ficou por isso mesmo.

    Seja como for, eu estava esperando a TVD chegar a Recife para que você tivesse a oportunidade de botar as mãos em algum conversor e tentar mexer no firmware dele...

    ResponderExcluir
  10. Bem eu acabei parando aqui por causa de um comentario seu sobre um aparelho chamado wii tv, num forum,a qual lah apareceu a sua pagina depois seu blog, e parei aqui !!
    Bem sou do RJ. E estou pesquisando sobre esse aparelho wii tv ( receptor automotivo de tv digital) Bem no forum diz que serve pra qq tv,mas lah no site da zinwell a qual e a responsavel pelo produto,diz no seu manual que soh aceita ate tv de 3,5p ate 10p !!
    Sobre a transmissao da tv digital. Aqui no Rio,esta indo bem!! Pelo menos em certos lugares o pessoal ficam maravilhado soh o fato do sinal pode chegar e ter uma imagem limpa e cistalina na tv jah e uma maravilha !! Mas eh ainda muito no inicio. Aqui ainda temos o problema se soh ter o sinal do Sumare, e nao colocaram ainda no Mendanha, o que impede algumas pessoas de alguns lugares do grande rio se ter o sinal. Mas ate que esta indo bem. Espero ter ajudado !! Abracos !! Alex RJ BR

    ResponderExcluir
  11. Até em sites de informações que deveriam se confiáveis, mentiras e confusões sobre o assunto ainda são divulgados.

    De acordo com o site http://www.sejadigital.com.br, existe uma data especifica para cada cidade do Brasil ter o desligamento do sinal analógico. Na minha cidade, por exemplo, o desligamento será em 31/12/2023. O mesmo vai acontecer na maioria das cidades menores. Confira você mesmo. Entre no site e digite seu cep, e poderá confirmar a data do desligamento em sua cidade.

    Não entendo então por que ficam dizendo que será em 2018.
    Outra coisa: a parabólica já é digital. O que geralmente não é são os repecptores usados. Ou seja, pra usar o sinal Digital na parabólica, basta trocar o receptor. É Claro que a antena tem que estar em boas condições, porque o sinal digital é problemático. Se a antena não tiver um bom ganho no sinal, nem adianta, porque vai passar raiva, ou não vai pegar quase nada.

    Agora, o que mais faz raiva, é como as operadoras de tv por assinatura bem como seus respectivos revendedores estão se aproveitando da situação pra empurrar nas pessoas seus produtos, sob a ameaça de ficarem sem tv.

    É uma pena...

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.