-->

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Os vários motivos para um spammer se cadastrar em um fórum.

Até a semana passada eu pensava (santa ingenuidade, Batman!) que um spammer se cadastrava em um fórum apenas para deixar mensagens óbvias de propaganda no próprio fórum. Na semana passada enquanto verificava se alguns inscritos recentes no meu fórum eram spammers ou não, descobri outras razões.

1) Propaganda no próprio perfil, quando o mecanismo do fórum permite que você possa escrever um texto livre lá;
2) Postar respostas no fórum baseadas no que já está escrito, mas cuja verdadeira intenção é fazer a propaganda que está na sua assinatura. Essas mensagens às vezes não fazem nenhum sentido, mas já vi uma pergunta que chegou a ser levada a sério e respondida.

Até aí, fácil de identificar se a administração do fórum fizer um patrulhamento eficiente. Mas o pior é este:

3) Obter acesso à lista de usuários do fórum, com seus e-mails.

Para o administrador do fórum, vai de muito difícil a impossível detectar que um usuário se cadastrou para isso. Só resta impedir que ele obtenha a lista. E para isso é necessário vetar a lista para todos os usuários não-administradores.

Muitos mecanismos de fórum permitem que cada usuário esconda o e-mail para os outros usuários. Eu sempre escolho essa opção, mas como ficou evidente no meu fórum a grande maioria não parece se importar. Por isso tive que instalar um mod que ocultou todos os e-mails, independente da vontade de cada usuário. 

Então, se você se cadastrar em um fórum qualquer, mesmo que confie 100% na administração e nos outros usuários, procure pela opção de esconder seu endereço de e-mail. Você não vai deixar de receber SPAM por isso, mas ajuda.

5 comentários:

  1. Eu sempre faço isso, deixo desmarcada a opção para deixar visível o meu email (ou deixo marcada a opção oposta equivalente)

    ResponderExcluir
  2. E quando eles fazem isso em lista de discussão? É dificil detectar esses ratos, mas eles existe e estão infiltrados nas listas...

    ResponderExcluir
  3. Fudeba: por isso é que, para listas de discussão, eu criei um e-mail "genérico" no Gmail... ;)

    ResponderExcluir
  4. Olha, em lista de discussão, quando eu descubro um FDP que vem para fazer isso eu tenho vontade de botar ele no paredão e fuzilar. Como o cara pode ser tão baixo nivel a ponto de entrar em uma lista de discussão só para catar e-mails validos?

    ResponderExcluir
  5. Preciso comecar a me preocupar mais com isso, por que eu sempre deixo visivel

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.