-->

domingo, 14 de junho de 2009

A logística patética do Extra.

Depois os administradores dessas empresas ficam se perguntando por que outras empresas vendem tanto pela Internet e as suas vendem tão pouco.

Eu estava procurando uma coisa no site do Extra e esbarrei numa promoção de pendrive Dane-Elec de 1GB por R$9,90. Na simulação de frete aqui para Recife deu R$18.

Achei caro, lógico, pagar 180% do valor do produto em um frete. Principalmente quando esse produto pesa uns 50 gramas. Eu pensei que poderia ser então uma questão de "peso mínimo" e coloquei 10 pendrives no carrinho para simular o frete de novo.

R$44!

O frete baixou para 44% do valor da mercadoria mas... nem mandando trazer da China o frete de 10 pendrives custa isso. 

Como comparação eu comprei na mesma semana a coleção completa de Harry Potter no Submarino por R$ 79, com frete grátis. Paguei no dia 08 e o motoqueiro chegou com a mercadoria na manhã do dia 12, debaixo de chuva. O pacote pesa dois quilos.

Dá para entender isso? Como o Submarino pode mandar dois quilos para a minha porta com "frete grátis" (eu sei que o custo está embutido) e com essa eficiência, enquanto o Extra cobra R$44 por 500 gramas? O Sedex de 1Kg (dá para colocar um monte de pendrives em um pacote de 1kg) de SP para cá custa R$42. E chega no dia seguinte. O Extra tem dois grandes hipermercados aqui em Recife, portanto já tem uma logística regular do sudeste para cá. Já o Submarino não tem lojas físicas a não ser se você considerar a Lojas Americanas, mas o Submarino já cobrava bons preços no frete mesmo antes de adquirir a Americanas.

Edit: Este artigo da Info classifica o Submarino como "acima de tudo, uma empresa de logística". 
 

E não é só isso.

Eu comprei há cerca de três meses uma Cadeira Office Detroit no Extra de Benfica, aqui em Recife. Eu já estava de olho na cadeira há algum tempo e sabia que custava R$245, por isso aproveitei uma promoção quando a vi por R$199. A vendedora me disse que não havia pronta entrega e que a cadeira seria entregue em 15 dias na minha casa.

Apesar de achar que quinze dias é muito tempo do sudeste para cá mesmo por via rodoviária (não é incomum eu receber encomendas vindas de SP em cinco dias úteis), não vi problema nisso (não sou uma pessoa ansiosa) e paguei. À vista. 

27 dias depois eu fui até a loja perguntar por que minha cadeira não havia chegado ainda. A vendedora olhou "no sistema" e disse que constava que "estava a caminho". Fiz um comentário (sorrindo)  do tipo "deve estar vindo no lombo de um jegue, não é?". Mas voltei sem criar confusão.

45 dias depois da compra eu voltei ao Extra, desta vez disposto a "armar um barraco" se alguém tivesse a ousadia de insinuar que eu deveria continuar esperando. Eu me limitei a dizer "Eu  comprei isso há 45 dias. Quero saber onde está minha mercadoria". Eles não ousaram. Se movimentaram até tirar uma cadeira do estoque e me entregar. Tive que esperar uns 20 minutos na loja pelo processo todo, incluindo re-emissão da nota fiscal e no final a desculpa foi de que a minha mercadoria havia sido entregue na loja em vez de na minha casa.

E em 45 dias ninguém havia notado isso? 

Nota: Pessoas ansiosas acham difícil acreditar no meu comportamento mas eu não fiquei em casa remoendo o problema por 30 dias (após o prazo limite de entrega). Eu simplesmente "esqueço" o assunto e me dedico a algum dos meus muitos outros interesses e afazeres. De vez em quando o problema pendente passa pela minha mente de novo e eu julgo rapidamente se vale a pena dar atenção a ele ou esperar mais. De qualquer forma, nas duas vezes em que eu passei pelo Extra foi aproveitando que era meu caminho para outras coisas. Eu jamais saio de onde eu estou só para ir reclamar/cobrar alguma coisa a não ser que esteja me criando um problema difícil de ignorar. 

A propósito, a cadeira tem um problema que só notei depois da compra: O assento é grande demais. Eu tenho 1,69m e não consigo ficar com as pernas em ângulo de 45 90 graus e encostar as costas no encosto da cadeira ao mesmo tempo. Eu precisaria ter um 5cm a mais de coxas para ficar confortável, por isso preciso colocar um travesseiro no encosto. Nunca antes eu tivera esse problema com uma cadeira.

3 comentários:

  1. Sinceramente Jefferson, gosto muito do seu blog e recomendoo sempre, mas ver vc dá uma de trouxa no extra é o fim dá picada, deveria ter poste a loja nas pequenas causas e receber um graninha por esse incomodo, só para servir de exemplo e no final das contas compratse uma cadeira sem ao menos sentar nela antes(em outra loja mesmo) é o fim da picada.

    ResponderExcluir
  2. Caro Anônimo,

    É óbvio que temos perspectivas e prioridades diferentes. Eu não me vejo entrando em um litígio por causa de uma entrega atrasada no valor de R$199, de um produto cuja importância imediata para mim numa escala de 0 a 10 ganha nota 4 e onde até então eu não havia sido pessoalmente ofendido ou destratado.

    Quanto ao teste, há um erro na minha descrição do problema: o ângulo é de 90 graus (já corrigi o texto). Eu não lembro se testei *essa* cadeira específica, mas não estou absolutamente certo de que teria percebido esse problema durante um teste na loja. Até a compra dessa cadeira eu nem sabia que era possível haver esse tipo de problema, por isso dependendo das circunstâncias do teste isso poderia ter perfeitamente passado despercebido.

    ResponderExcluir
  3. Gostei da sua postura quanto à compra da cadeira. Devemo sim, exigir nossos direitos, mas se estressar acima da conta não compensa.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.