-->

sábado, 20 de junho de 2009

Compaq Presario SG3611BR, SG3415BR e SG3410BR - Drivers XP

Edit: Quando eu escrevi este post eu ainda não sabia do que acabei explicando a seguir. Isso teria me poupado bastante trabalho.

Uma cliente comprou o SG3611BR ontem. O PC veio com Linux e ela me incumbiu de instalar o Windows XP.

No final da instalação do XP SP3 ficaram faltando os drivers para:
  • O Video;
  • O Audio;
  • A placa de rede;
  • Modem 56Kbps;
  • Barramento SM.

Como já é habitual para a HP/Compaq, não há drivers Windows (edit: Windows XP) nem nos discos que acompanham o produto, nem no site. 

O video foi fácil. Na frente do PC tem uma etiqueta dizendo que é o "Intel Graphics Media Accelerator 950". Na primeira página de resultados do Google já encontrei o link certo

O audio eu chutei. Como aparecia no Gerenciador de Dispositivos algo como "High Definition Audio" suspeitei que fosse Realtek e procurei nos meus DVDs um driver. Encontrei na minha cópia do CD do driver da placa ECS Geforce 6100SM-M o Realtek High Definition Audio Driver Version R1.71, que funcionou perfeitamente.

Já a placa de rede me deu um nó. O Unknown Devices reportou que se tratava de uma "Realtek RTL8139/810x", mas baixei e instalei diversos drivers identificados dessa forma e nenhum funcionou. Depois de muito apanhar, mandei o Windows procurar um driver adequado nos meus vários DVDs (isso demorou...) até que ele encontrou um, mas que após instalado dava erro no Gerenciador dizendo que não era possível inicializar o dispositivo. Como o driver foi instalado com outro nome (RTL8103e) usei esse nome como base para outra pesquisa e instalei outros drivers que também não funcionaram até chegar a este aqui.

Inicialmente a placa de rede não conseguia pegar endereço IP no roteador de jeito nenhum, mas bastou reiniciar o PC para tudo ficar OK.

Devido ao nó que a placa de rede me deu não houve mais tempo para instalar o modem (que eu já apurei pelo Unknown Devices que usa chipset Conexant) e o barramento SM (que geralmente é instalado junto com outro driver). Quando eu descobrir quais são esses drivers, completarei este post. 

04/07/09: O caminho para o driver do Barramento SM foi corretamente apontado pelo leitor Adilson nos comentários. Clique neste link, escolha  a sua versão do Windows XP e depois baixe o "inf update utility".

Se a cliente não estivesse olhando por cima do meu ombro o tempo todo talvez eu tivesse encontrado esta página, que descreve a placa mãe do SG3611BR (Foxconn LCIA /Lima-GL6) . A descrição deixa claro que a rede é RTL8105e. Segundo o site de suporte da HP, os seguintes modelos usam a mesma placa mãe, por isso devem usar os mesmos drivers:

Nota: Eu testei o bicho com um BDRIP em H.264 que não roda de jeito nenhum no meu Sempron 2300 e o filme rodou fluido, ocupando menos de 40% da CPU. Apesar de tratar-se de um "mero" Celeron 220 com video onboard. Eu continuarei falando sobre isso aqui.

21 comentários:

  1. Jefferson, e aquele método de procurar pelo VEN e PID do dispositivo? Quase sempre acho tudo usando esses identificadores. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Jefferson, eu já passei por vários perrengues como este, de procurar drivers "não suportados" pelos fabricantes que querem empurrar o vista goela abaixo dos seus clientes.

    Uma dica que quebra altos galhos é esta aqui, postada pelo Elton em seu blog:

    http://elt0n.wordpress.com/2007/04/18/identificar-qualquer-placa/

    Funciona razoavelmente bem para o XP.

    Outra coisa que eu usava era o serviço deste site:

    http://www.driveragent.com

    Pra não ter que usar o executavel deles e instalar o programinha na maquina, eu usava o Web Scan, ele instala (no caso do firefox) um plugin que pode ser removido facilmente depois.

    Eles marcavam uma "toca" que se clicasse em cima do icone do dispositivo, listava o nome e versão dos pacotes, dai bastava procurar no google, mas eles perceberam isso e bloquearam. Bem que eu gostaria de achar um outro serviço similar.

    Mas eu acho que até que vale a pena o valor que eles cobram pra se associar, no caso de quem precisa constantemente baixar esses drivers na unha.

    Vou dar uma olhada com carinho depois deste Unknown Devices e ver se é bom também.

    ResponderExcluir
  3. Um lspci -vnn de qualquer live cd Linux poderia lhe ajudar. Ou mesmo uma versão atualizada do Everest rodando de algum WinPE.

    Estes chips de rede novos da Realtek usam o barramento PCI-E e precisam dos drivers que começam por "PCIE-Install......".

    ResponderExcluir
  4. eu já instalei driver de modem vista no xp, exatamente nos hp!!! tenta um hp como o dv6000 com modem conexant hda modem vista que pode funcionar. Quanto ao barramento sm voce pode tentar o chipset intel 945 express ou usar o intel chipset identifier p/ descobrir qual é!

    ResponderExcluir
  5. O barramento SM está contido no driver do chipset:
    http://downloadcenter.intel.com/Product_Filter.aspx?ProductID=2115&lang=eng

    ResponderExcluir
  6. valeu ryan blz
    rsrsrsrsrs kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Gente,

    Eu não estava em um de meus melhores momentos nesse dia. Cometi diversos erros de observação e tomei decisões erradas. Não sei se é porque a cliente estava olhando por cima do meu ombro (eu trabalho melhor em problemas novos quando não estou sendo observado) ou foi a sua sobrinha linda (com todo o devido respeito) que matou minha concentração :)

    Vou responder a todos de uma vez aqui:

    Marcos_CE,

    Eu pensei em olhar o VID e o PID durante o POST, mas o BIOS da Compaq/HP não mostra essa informação (não que eu saiba onde) e esqueci completamente que podia ver isso no Windows mesmo. Minha cabeça estava ruim...

    Luciano,

    Eu conheço o método mostrado no blog do Elton e o Unknown Devices também dá essa informação. Eu estava mesmo viajando...

    Marcos,

    Obrigado pelas sugestões. Já ouvi falar muito do Everest, mas nunca usei por não ser freeware. Eu vou avaliar se valeria a pena me virar com a versão trial, nem que fosse para instalar no PC do cliente na hora do sufoco, resolver o problema e desinstalar em seguida.

    Anônimo,

    Acredita que eu nem percebi que haviam drivers Vista para esse PC? Cliquei no link dos drivers para Windows XP e, não encontrando nada, não me passou pela cabeça clicar nos links para Windows Vista. Ai, ai...

    Adilson,

    Obrigado pela dica. Testarei assim que puder.

    ResponderExcluir
  8. Sempre procuro drivers pelo modelo dos computadores. E uso alguns softwares para ajudar: ai32 e o everest (ja comentado) eu uso a trial mesmo.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo2/7/09 12:00

    Eu comprei o mesmo pc e tô tentando (pela primeira vez) instalar o windows xp. Se eu instalar o windows e em seguida todos esses drivers o meu pc funciona normalmente?

    ResponderExcluir
  10. Sim. É assim que está funcionando para a cliente.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo2/7/09 14:30

    Eu novamente,
    não consegui instalar o barramento, dá um erro.
    O que será?

    ResponderExcluir
  12. Anônimo,

    1)"dá um erro" é uma descrição de problema totalmente insatisfatória. A resposta adequada não pode passar de "você tem um problema".

    2)Eu não expliquei como instalar o barramento SM no meu texto.

    ResponderExcluir
  13. E pau no Fax?

    Eu achei o driver aqui:

    www.conexant.com

    O modelo é o RD01-D850

    Ele até diz que reconhece, quando eu coloco o .inf. Mas quando eu uso meu discador do Terra, dá tela azul com um erro e o computador reinicia.

    Para verificar a Ethernet está tranqüilo, funciona normal depois de achar o driver.

    ResponderExcluir
  14. Jefferson, tambem me bati um monte com um micro da hp compag, sg3410br, na instalação do xp. Dai achei umas dicas legais no clube do hardware, que posto o lik aqui. http://forum.clubedohardware.com.br/driver-rede-xp/546176?p=3199458

    Mas um outro problema sobre esse equipamento, estava pensando em por 2g de memoria liguei para a HP e vi no sie tambem que só suporta 1gb de memoria sabe me dizer se tem algma solução pra isso, sem falar que só te 1 slot de memoria

    segue link da placa mae.
    http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/document?docname=c01764290&lc=pt&dlc=pt&cc=br&product=3760964&lang=pt

    ResponderExcluir
  15. ola.....eu baixei tudo que estava disponivel...até os drives que alguns colocaram...para o compaq presario pc sg3410br..mas quando eu fui instalar no xp sempre dá erro..ele não reconhece nenhum drive..que faço?

    ResponderExcluir
  16. Comprei um Compaq Pressario PC SG3410BR, veio com o LINUX, mas instalei o XP Professional.
    Consegui os drives e até aí tudo bem. O problema é quando resolvi trocar o banco de memórias. Ante tinha 1 GB, Coloquei uma de 2 GB. Após isto o sistema começou a reconhecer a memória apenas com 256MB. Não é problema da Placa de memória, pois funcionou corrto em uma Placa mãe ASUS.
    Estou tentando saber o que fazer. Mas pelo jeito terei que ficar com a memória de 1GB, mesmo.
    Paulo Sobrinho

    ResponderExcluir
  17. Muito obrigado, esse post quebrou um galho enorme.

    ResponderExcluir
  18. Anônimo5/7/11 20:53

    cara, vc me salvou parabens, parabens mesmo pelo seu blog

    ResponderExcluir
  19. Jefferson.

    Os drivers de leitor de cartão e usb não se encontram por aqui ???

    ResponderExcluir
  20. Rafael,

    O que o faz pensar que o leitor de cartões é original HP? Não encontrei imagem de leitor de cartões nas fotos de nenhum dos três computadores citados neste post.

    ResponderExcluir
  21. Muito obrigado! Me salvou mesmo !

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.