-->

sábado, 11 de abril de 2009

Nova mudança no formulário de comentários.

Eu já havia tentado isso em dezembro, mas o feedback negativo dos meus leitores me fez desistir. Agora, seguindo uma dica que Rafa Librenz me passou em 19 março (desculpe a demora, Rafa), reativei o modo "Embedded Below Post".

Aparentemente os problemas iniciais foram corrigidos. Melhor ainda (Intruder_A6 vai gostar): agora é possível "inscrever-se por e-mail" nos comentários sem precisar comentar.


Se houver algum problema, avisem. Eu realmente não gosto do modo "popup", mas se não der certo, reverto de novo.

17 comentários:

  1. Inscrever-se por e-mail sem precisar comentar é tudo que eu queria do sistema de comentários do Blogger. Muitas vezes estou curiosíssimo para saber o que será comentado na sequência, mas não tenho nada de interessante para dizer. Pena que por enquanto só dá pra fazer isso se o blog estiver configurado para comentários 'embeded below post'. A maioria dos blogs que leio (e quero acompanhar comentários) ainda usa o sistema pop-up.

    ResponderExcluir
  2. Intruder A611/4/09 10:24

    E como é que eu faço isso ?

    Não vi esta opção.

    ResponderExcluir
  3. Intruder A611/4/09 10:32

    Agora encontrei ( acho que estou ficando cego )

    ResponderExcluir
  4. Intruder A611/4/09 10:35

    Realmente, vai ser útil para mim e para outros que queiram continuar anônimos na Internet, e poder acompanhar os comentários ( apesar do Jefferson saber o meu nome real, mas pelo menos isto não está na Internet ).

    ResponderExcluir
  5. Eu não encontrei "inscrever-se por e-mail" (também estou cego?), mas encontrei "assinar postar comentários (atom)", que é um feed que posso ler pelo google reader (não pelo e-mail).

    ResponderExcluir
  6. Eu atualizei o post com uma imagem do que você deveria estar vendo.

    ResponderExcluir
  7. Você precisa estar previamente logado na sua conta Google para que o link apareça.

    Como alternativa, selecione sua conta, escreva qualquer bobagem e peça para Visualizar. Você vai logar na sua conta e o link vai aparecer, aí basta descartar o comentário.

    E você precisa ter uma conta Google, mas acho que esse requerimento sempre existiu.

    ResponderExcluir
  8. Rafa,

    ...tudo que eu queria do sistema de comentários do Blogger.

    Você se contenta com pouco :)

    Eu queria poder:

    *Editar comentários;
    *Fazer quotes decentes;
    *Poder enxergar o IP de quem comenta para poder diferenciar os anônimos;
    *etc.

    ResponderExcluir
  9. O "ritual" deu certo :-)

    Apesar de ter mais passos para "inscrever-se por e-mail", gostei do jeito que ficou; o saldo é positivo por evitar popups. Mas falo por mim.

    Interessante a idéia de usar o IP (ou qualquer outra coisa) para diferenciar os anônimos. Estou criando uma alternativa ao blog (usando wiki) e talvez eu implemente algo nesse sentido. Editar comentários é algo já nativo, pois a filosofia do sistema é que todo o texto que for digitado lá possa servir para qualquer coisa: comentário ou resposta, artigo ou tópico, conteúdo de e-mail, etc. (tudo ao mesmo tempo, se quiser), podendo ser categorizado, apagado, editado, etc.

    Quando estiver pronta a parte de "cadastrar novos usuários" eu coloco um link.

    ResponderExcluir
  10. Tem uma coisa que eu já não gostei: não aparece a imagem cadastrada do usuário. Isso é interessante quando duas pessoas tem cadastro com o mesmo "display name", mas imagens diferentes. Claro que não ajuda em nada quando nenhum dos dois tem imagens.

    ResponderExcluir
  11. Jefferson,

    Hehehe! Tem razão, exagerei (é que esse recurso específico eu procurei por muito tempo). Falta muita coisa por aqui mesmo. Editar comentários seria um salto gigante. Não me parece muito difícil de fazer, não sei porque demoram tanto pra implementar coisas novas. Antes do 'emdedded below post' chegar as funcionalidades estavam estagnadas há um bom tempo.

    Na verdade um sistema de comentários pode ser algo simples, mas o que o sistema de comentários do Blogger se tornou é muito mais do que um simples sistema de comentários, pois está sendo usado em uma escala gigantesca para, muito mais do que simples comentários, discussões.

    ResponderExcluir
  12. O problema é que se incrementar demais vira fórum e não blog.

    E existe uma regra de desenvolvimento que manda evitar esse tipo de coisa.

    ResponderExcluir
  13. Isso é verdade. A tendência de transformar cada post em um tópico de um fórum é grande, se tivesse muitas funcionalidades.

    Quanto a não ver as imagens de exibição dos comentantes, acho que você poderia fazer uma gambiarra no layout do seu blog para colocar um link para outro tipo de visualização dos comentários, no final do post, linkando para:

    https://www.blogger.com/comment.g?blogID=(blog_id)&postID=(post_id)

    Para ver os comentários deste post deste outro jeito é só entrar nesse link.

    Pode ser interessante...

    Eu não sei lidar direito com as condicionais do sistema do Blogger, porque algumas mudam de acordo com o que você escolhe em Settings, no painel do blog, mas deve ter um jeito de fazer isso, se fosse o caso de querer fazer.

    ResponderExcluir
  14. Quando eu disse condicionais eu queria ter dito variáveis.

    ResponderExcluir
  15. Esse "embed" é um tanto "bugado". No Firefox aqui de casa não consigo postar. Não consigo nem fazer um "Visualizar". Mas no do trabalho eu consegui (e é exatamente a mesma versão. Só muda o S.O.: Vista aqui e XP lá). Mas usando o plugin IETab eu consigo visualizar (não sei se conseguirei postar, então, posso estar escrevendo para o vento :P)

    ResponderExcluir
  16. Marcio,

    Na verdade, o Firefox é que tem seus bugs.

    Experimente limpar o cache do Firefox na máquina onde o problema está ocorrendo.

    ResponderExcluir
  17. É, nada. Só consigo no IE7 ou pelo IETab do Firefox :P

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.