-->

domingo, 5 de abril de 2009

Explorer.exe consumindo CPU demais aleatoriamente?

Experimente fechar todas as janelas de "Resultado da Pesquisa".

Este é um problema que eu estou perseguindo há muito tempo. De vez em quando o Explorer começa a consumir de 50 a 100% da CPU sem nenhum motivo aparente e antes que eu consiga obter alguma informação útil, volta a 0%. O próprio consumo elevado de CPU atrapalha o diagnóstico com o Process Explorer e, pior, o Process Monitor, que mal consegue operar no meu PC nessas situações.

Eu não tenho certeza ainda, mas é a segunda vez que o problema desaparece logo depois de eu fechar todas (e apenas) as janelas de "Resultado da Pesquisa" abertas, mesmo que não haja nenhuma em andamento. 

Isso no XP SP3, mas pelo que consigo lembrar acontece comigo desde o SP2. 

18 comentários:

  1. Anônimo5/4/09 04:44

    Isso já aconteceu comigo usando o WinXP SP2, porém é um problema de difícil diagnostico porque acontece de forma aleatória e imprevisivel. Seria bom se pudessemos encontrar a solução.

    ResponderExcluir
  2. Dá pra deixar rodando ao fundo o 'Process Monitor'. É um trabalho enorme decifrar o log dele, mas é leve e pode ficar em 2º plano o dia todo sem encomodar, pra marcar a hora que um desses lags aleatorios acontecer e ir olhar o log pra ver o que de diferente ocorreu.

    A algumas semanas me deparei com um XP que ficava lerdo demais as vezes, nem abria o taskmanager quando ficava lerdo, menos ainda qualquer visualizador de processo nem ao menos exibia a tela deles num alt+tab, desconfiei de memoria porque pelo Process Monitor não via nada errado, e só dava isso quando tinha um numero razoavel de memoria ocupada por softwares (Pdf, navegador, editor de texto/planilha), memtest não apontou nada, aí no desfragmentador de disco ví a bagunça que estava o arquivo de swap. Setei para deixar sem na unidade C, coloquei um de tamanho fixo na unidade D, pra não repetir o problema, e depois de uma noite desfragmentando a zona de C: ficou tudo normal (O swap em D: porque pelo defrag do windows ele nunca seria desfragmentado decentemente em C, teria que instalar algum desfragmentador profissional que faria isso fora do windows). HD lento e PC com pouca memoria sofre mais com swap bagunçado, na empresa é tudo 256MB e ± 1GHz, muito HD Ata66 ainda, essas coisas comedoras de Ram tipo AdobeReader e Firefox usam o swap aos montes.

    ResponderExcluir
  3. Há um aplicativo chamado ThreadMaster, freeware, que pode limitar o consumo de CPU por processo (ex.: máx. 80%), de modo que, se um deles exorbitar, o computador ainda consegue "respirar" e o usuário pode usar o computador sem lags. Ele tem como efeito colateral tavadinhas no processamento de vídeos que necessitam de mais CPU (youtube, windows media player, etc.), mas é possível adicionar exceções (programas não sujeitos ao limite de CPU).

    Na prática, o processo consegue passar um pouco do limite que definimos, por isso é interessante colocar um limite teórico menor. Em casa consegui melhores resultados com limite de 50%.

    ResponderExcluir
  4. Sony,

    Eu usei o Threadmaster por uns dois meses, fiz um um rascunho de post sobre ele e até comecei a fazer uma GUI para ajudar na administração das exceções. Mas por algum motivo precisei deixar de usá-lo.

    Mas o programa é muito bom. Foi um dos dois únicos meios que encontrei de domar uma aplicação DOS mal-comportada rodando sob Windows XP.

    ResponderExcluir
  5. Sempre tive esse tipo de contratempo, seja com o XP, com o Vista ou até com o Win 7 beta, que estou testando.

    Quando o comsumo chega a 100%, tudo fica extremamente lento.

    É totalmente aleatório e às vezes fica muito tempo sem aparecer.

    Descobri uma causa como sendo o antivírus.

    Se eu desabilitar ele, imediatamente o consumo da CPU e a velocidade de uso retornam ao normal e a velocidade de uso retorna.

    Uso o NOD32...

    ResponderExcluir
  6. Gente,

    Preciso salientar que problemas de consumo de CPU no Explorer podem ser motivados por muitos fatores. Como eu já havia mais ou menos eliminado todas as outras possibilidades é que estou desconfiado, neste caso particular, das janelas de pesquisa.

    Qualquer programa que anexe alguma coisa ao Explorer (geralmente na forma de uma DLL) e comportar-se mal, fará com que a culpa caia sobre o Explorer. Fazer uma análise por threads, com a ajuda do Process Explorer e do Process Monitor, pode levar ao real culpado.

    ResponderExcluir
  7. Um problema que tive algumas poucas vezes no WinXP SP3 era no processo nomeado de "Interrupts" pelo ProcessExplorer.

    Não sei o que é este processo, mas ele usava 100% da CPU e não havia forma de contornar. Podia fechar AV, finalizar todos os processos não essenciais, mas o bendito continuava dando travadas no sistema inteiro (teclado, mouse, maximizar/minimizar janelas) e usando todo o processamento.

    A primeira vez que me ocorreu estava jogando, depois estava ouvindo música com o jetAudio e a última vez estava navegando usando o Opera.

    ResponderExcluir
  8. Engraçado que este problema ocorreu de uma hora para outra, eu não fiz nenhuma atualização de hardware, mas usava o mesmo PC, com o mesmo hardware, sem formatação, há quase um ano.

    Obrigado pelo link, vou ler com muita atenção.

    ResponderExcluir
  9. Eu tive esse problema e descobri o q era, era o tal do Gbuster da Caixa econômica, Unibanco, Banco do Brasil que estava causando essa instabilidade. Pesquisei e descobri como removê-lo, desde esse dia só uso esses bancos via Firefox, que não precisa instalar o G-buster no sistema, apenas o plugin no firefox.

    ResponderExcluir
  10. Como você fez para desinstalá-lo JohnnyQ?

    Usaram meu computador aqui no serviço para acessar o site do BB e este G-Buster foi instalado, eu consegui eliminá-lo de iniciar automaticamente, mas existem algumas chaves no registro que referenciam o tal G-Buster, mas não consigo excluí-las de forma alguma.

    ResponderExcluir
  11. Use o Autorunsc da Sysinternals, vide process explorer. elimine todas as chamadas das .dlls, se tentar entrar de novo, o plugin se instalará de novo.

    ResponderExcluir
  12. Estava acontecendo a mesma coisa aqui no meu PC, o motivo era do Codec de vídeo 3GP...
    Tinha um vídeo em 3GP na área de trabalho, e sempre que o PC ligava, ele tentava "reconhecer" o vídeo, nisso, a CPU ia pra 100%, nem imaginava que era esse o motivo.
    Outro dia decidi por o arquivo em uma pasta na area de trabalho... Depois de um tempo, quis ver o vídeo, quando abri a pasta, a CPU voltou a 100%... a solução foi deletar o arquivo, por mais que tento reinstalar os Codecs de vídeo, sempre que penso em abrir um vídeo 3GP, o PC fica super travado.
    Mas tudo bem... O que importa é que resolvi meu problema! (;

    ResponderExcluir
  13. Eu tbm to com o mesmo problema. Eu uso o Windows XP SP3 totalmente atualizado. Esse problema vem ocorrendo de uns 5 dias pra ca. Eu inicio o computador, apos o sistema aberto o processamento se acomoda, variando entre 15,0,2%.

    Quando eu acesso "Meu Computador" ou "Meus Documentos", se inicia o processo que quase trava minha maquina. A CPU fica variando o tempo todo (as vezes da uma curta pausa) entre 87,99 e 100%.

    Eu desconfio que o problema esteja relacionado com o som do Windows, pois o som deixa de ser emitido (minimizar, maximizar, acessar pastas etc) esses sons somem, deixam de ser emitidos.

    Talves o som deixe de ser emitido por conta do processador estar ocupado, nao sei.

    ResponderExcluir
  14. antonio cosme4/9/10 14:23

    está acontecendo comigo hoje.100% do uso da cpu direto.com o firefox e ie8.o problema está na página de pesquisa do google que eu uso nos dois navegadores.hoje 04/09/2010.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia, faziam 3 meses a traz que eu tinha este mesmo problema, Cpu sendo usado 100% por conta do tal explorer.exe. Eu por uma feliz sorte consegui solucionar o problema do meu pc. Eu utilizei o Ccleaner. Antes eu usava ele sem assinalar a aba "avançado". Dessa vez eu o assilanei. Quando eu fiz isso apareceu um aviso que o explorer.exe seria reinicializado. No final do processo, que eu fiz a limpeza do meu pc, fui abrir as pastas que tinha o problema de clicar e na mesma hora travar o pc. Percebi que o pc nao travava mais. Falo essa dica para as pessoas que possuem o mesmo problema tentem dessa maneira. Talvez possam ter o mesmo resultado positivo que eu tive. Abraços e boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cuidado com o ccleaner, crie um ponto de restauração antes de rodar ele com certas opções da aba avançado, muitas vezes ele ferra a instalação ai o jeito é dar um recovery...

      Excluir
  16. Algo que tem funcionado pra mim é limitar o uso das CPUs, ou seja se vc tem um duo core ou quad core, masrcar o explorer apar ausar apenas o CPU0. Abra o Task Manager, encontre o explorer.exe, clique com o botão direito e selecione Set Afinnity , depois desmarque as CPUs e deixe apenas uma delas, exemplo CPU 0. Pronto. O explorer nao pode mais dominar toda sua CPU.

    ResponderExcluir
  17. to com esse problema as vezes, o explorer.exe fica usando de 0 a 20% da cpu, a aprte estranha é que não é todo dia que acontece isso, ontem fazia 2 dias que ele ficava em praticamente 0% e meu pc tava excelente, hoje ele ja começou com essa putaria de novo de chegar até 20% , resultado, pc lento.

    vou dar uma pesquisada para ve se consigo uma solução!
    :(

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.