-->

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Driver para cabo USB-Serial ARKMicro.

Eu tenho vários cabos de celular baseados no chip ARKMicro ARK3116S. Esses cabos desmontados são como este:


Tenho também o driver, mas como não encontrei em uma busca rápida nos meus HDDs, decidi que era mais fácil achar uma cópia nova pelo Google.

Além de não ter sido tão fácil assim, o resultado foi um desastre.

Segundo informações que encontrei em um fórum, existia uma cópia neste site, dentro do pacote "P2K setup". Como se trata de empresa, achei muito mais confiável que baixar outras cópias que vira hospedadas em serviços como o Rapidshare. Instalei o pacote e realmente o instalador do driver estava onde indicado. Instalei o driver, reiniciei o computador e...

... me arrependi!

O Windows não entrava mais nem em Modo de Segurança. Como a Recuperação do Sistema está desativada em todos os meus PCs, não pude ir por esse caminho. Para encurtar a estória, eu consegui colocar o Windows no ar novamente, mas eu ainda estou consertando os efeitos colaterais da minha solução.

16/04: Eu comecei a explicar como isso foi consertado.

Então eu parti para localizar o driver ArkMicro que eu já comprovara funcionar. Encontrei em um dos meus DVDs de arquivo, testei e continua funcionando como esperado, por isso estou disponilbilizando no meu site:


Testado no Windows XP SP2 e SP3, com chip ARK3116S.

14 comentários:

  1. mas...porque o windows não iniciava mais?,ecomo voce resolveu o problema?

    ResponderExcluir
  2. Por que, eu ainda não sei. Só posso afirmar com certeza de que era alguma coisa sendo carregada no hive "SYSTEM" do Registro. O Windows dava um erro STOP (que anotei, mas não sei onde) mesmo em Modo de Segurança. De qualquer forma eu salvei o hive problemático e posso simular o problema de novo mais tarde.

    Como eu resolvi, é assunto para um post futuro.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que você tenha tentando, mas estes erros arrependiveis geralmente eu conserto no windows 2000 usando o "carregar ultimas configurações válias".

    Pelo menos até um erro muito similar que fiz no meu PC anterior com o driver SATA funcionou. O sistema não entrava nem em modo de segurança por causa de um DLL corrompido que era carregado mesmo no modo de segurança.

    Só entrando pelas ultima configurações validas, o windows ignorou essa DLL (que não havia no momento antes da instalação do driver) e entrou, dai pude remover o driver pelo processo convencional e instalar o correto.

    ResponderExcluir
  4. Luciano,

    Eu tentei.

    Não lembro o que aconteceu, mas não mudou em nada a situação.

    ResponderExcluir
  5. Luciano,

    Eu coloquei de volta o hive defeituoso para testar. O erro é STOP: C0000021a

    E carregar a última configuração válida não surte nenhum efeito.

    ResponderExcluir
  6. Você poderia criar um post explicando como fez para recuperar o Windows. Irá ajudar muitas pessoas.

    Eu tive um problema com um drive defeituoso também, mas não consegui resolver, usei a recuperação avançada do WinXP e consegui entrar no Windows, mas o sistema ficou muito instável, tive que formatar.

    ResponderExcluir
  7. Ryan, normalmente para achar algum arquivo que está em CD/DVD uso algum programa de catálogo que leia o conteúdo dos CDs/DVDs.
    Assim só fazer uma procura do arquivo no programa. Fica mais fácil. Como já tive problemas anteriormente em pegar algo novo na net para substituir um arquivo que fiquei com preguiça de procurar.

    ResponderExcluir
  8. Aconteceu EXATAMENTE isso comigo ontem de madrugada e eu tive que ligar pro Luciano e pedir a ele pra vir aqui e ver qual era a solução. Depois vou detalhar a solucao e colocar la no meu blog. Resumindo, tive que entrar em modo de segurança, ir la na windows\system32\config e renomear o system (arquivo sem extensao) pra system.back, pra depois copiar o \windows\recover\system de volta. Ai funcionou, mas tive que reinstalar TODOS (!!!) os drivers (na realidade mandar procurar no proprio hd) e o AVG. Funcionou, mas depois dessa só testo essas coisas em maquina emulada. Hunf!!! Desculpem se eu errei alguma coisa, depois eu posto com detalhes la no meu blog.

    ResponderExcluir
  9. Update: Nao funcionou. O driver carrega redondinho, reiniciando o windows varias vezes nao trava mais na inicializacao. Porem utilizando o cabo pra transferencia de dados "no talo", daqui a uns 4, 5 minutos ele dá tela azul com erro "Driver_irq_less_or_equal" ou algo assim. Ou tem bicheira no meu windows, ou tem bicheira no driver. Vou pegar o vmware e instalar uma outra copia do windows XP, pra fazer o teste com uma copia "zerada", mas eu duvido que seja problema no meu windows :o(

    ResponderExcluir
  10. Update 2, a missao: Achei 5 drivers diferentes na net, fora as copias com outro nome. No driverguide por exemplo tem 3 copias diferentes. Instalei cada uma das tres, as tres deram paus DIFERENTES. Um detalhe interessante é que eu tive que fazer uma gambiarra, que eu recomendo a todos: Com o seu windows funcionando certinho, entre pelo console de recuperação (boot com cd do windows, espera carregar aquele bilhao de arquivos, aperte R para entrar no console, vai pedir a senha do administrador) e va ao diretorio \windows\system32\config e copie o arquivo SYSTEM para SYSTEM.OK (o comando pra quem nao lembra do DOS é copy system system.ok). Se algum dia der chabú, faça o mesmo procedimento. Mas ao entrar no \windows\system32\config, apague o arquivo system (del system) e copie o arquivo system.ok para um outro arquivo chamado system (copy system.ok system) e reboot. O micro vai estar do jeito que estava antes da inicializacao da peste do driver. Agradeço se alguem me achar uma solucao pra esses cabinhos :o( PODE SER alguma coisa com minha maquina. Ou talvez eles nao terem sido projetados para transferencia "continua" de dados.

    ResponderExcluir
  11. Alexandre,

    Eu estou preparando alguns textos sobre esse assunto. Um deles é sobre esse procedimento que você descreveu, mas existem métodos mais complexos que dão menos efeitos colaterais.

    ResponderExcluir
  12. Rapaz! Precisei também fazer um conversor serial USB e tenho um cabo baseado em Arkmicro que era de um LG mg210c.
    Muito obrigado. Resolveu meu problema. Tomei a liberdade de fazer um artigo em meu blog e citei o seu blog como referência. Obrigado!

    ResponderExcluir
  13. Esse cabo baseado no ArkMicro é uma porcaria. O hardware até funciona, mas o driver para Windows é cheio de bugs. Como o suporte é inexistente, deixei esse cabo para usar só no Linux e comprei outro baseado no PL2303, que além de mais rápido (pode chegar a 921600 bps) tem um driver menos problemático. Tenho a última versão de driver que a ArkMicro fez (2.0.0.6), mesmo assim ainda há muitos bugs.

    ResponderExcluir
  14. Intruder A630/9/09 16:05

    Tenho um desses PL2303 ( Prolific ), mas não consigo fazer ele funcionar no Seven Entreprise RTM de 64 bits, usei o driver para o Windows Vista mas não funcionou nele. O site da Prolific diz que o driver funciona no Seven, mas não funcionou nem no modo de compatibilidade ( no Windows XP ele funciona perfeito e sem problemas ).

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.