-->

segunda-feira, 9 de março de 2009

Trapaça nas câmeras digitais de 14MP.

Parece que fabricantes de câmeras digitais andam tendo aulas de marketing com pilantras do mesmo tipo que os fabricantes asiáticos que "inventaram" isto aqui. O fato é que quando você encontrar uma câmera digital sendo vendida como sendo de 14MP ou mesmo 15MP, desconfie de que ela pode ter apenas 5MP.

Isso afeta, por exemplo, todas as câmeras baseadas no sensor Foveon X3, que não são muitas, mas já podem ser encontradas facilmente no Brasil (esta loja a anuncia com honestidade, entretanto). Porém comentários que li aqui sugerem que diversos outros fabricantes estão fazendo isso (segundo um comentário, todas as câmeras de 14MP usam o mesmo artifício), mas não pude encontrar ainda uma evidência e não creio mesmo que seja verdade.

A justificativa é que como o sensor é capaz de capturar as cores Vermelho, Verde e Azul separadamente, com 4.7 milhões de pontos para cada, é justo multiplicar somar os três valores para ter a quantidade de megapixels.

E o problema não afeta apenas produtos de 14MP. Esta é apenas a resolução mais recente do sensor X3, mas existem outros X3 com resoluções mais baixas onde é aplicada a mesma matemática.

Para mim não importa o fato de que a captura separada das cores pelo Foveon X3 resulte numa melhor qualidade (o que é indiscutível), assim como no caso das câmeras que usam três sensores CCD . Eu espero que o arquivo produzido por uma câmera anunciada como "14MP" tenha um sensor capaz de captar 14 milhões de pontos distintos de luz e assim produzir sem interpolação um arquivo com 14 milhões de pontos. Se isso produz um arquivo com a melhor qualidade possível (obviamente, não) já é assunto para outra discussão.

Se o fabricante quer se sobressair deve discriminar as particularidades da técnica de captura à parte ("Foveon X3" ou "3CCD") e educar o público consumidor quanto à diferença que elas fazem.

O resto é tentar redefinir termos de significado já consagrado. Ou seja: trapaça.

4 comentários:

  1. Muito obrigado por essa dica!

    ResponderExcluir
  2. Já pensou se isso fosse moda desde o início? Teríamos câmeras de 1MP sendo anunciadas como câmeras de 4MP (para cada píxel de imagem, são utilizados 4 no sensor, dois verdes, um azul, e um vermelho, dispostos como um quadrado)

    ResponderExcluir
  3. Ahh, em tempo: multiplicam os valores não, né? Senão as câmeras seriam vendidas como sendo de 64000000000000000000 píxeis :D.
    Acho que você quis dizer que se somam, não? :)

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.