-->

segunda-feira, 9 de março de 2009

Mudança na configuração do feed.

Isso só vai afetar quem acompanha este blog por leitor de feeds.

Alguns de vocês devem se lembrar (eu não lembro quando ou onde, mas sei que comentei) que me desagradava o fato do Infoblogs exibir todo o conteúdo dos meus posts, incluindo as imagens.

Pois só hoje eu percebi que isso era culpa minha, pois existe configuração para isso e eu mesmo havia configurado "post feeds" como "FULL" há muito tempo.

Então para evitar que isso continue ocorrendo eu acabo de configurar o feed deste blog para apresentar apenas o primeiro parágrafo de cada post, que às vezes tem apenas uma linha. Dependendo de como isso afetar negativamente meus leitores regulares, posso mudar para FULL novamente.

A minha razão para isso, para quem não sabe ou não lembra, é que eu fico indignado quando uso o Google para buscar por algo que eu escrevi no blog e a cópia no Infoblogs aparece acima do meu original na lista de resultados. Nem sempre acontece, mas acontece.

Por exemplo, procure pela expressão "O processo todo, batizado de Retr0bright," no Google e veja o que acontece. Pelo menos neste momento (resultados do Google podem variar bastante de uma hora para outra), só aparece a cópia no Infoblogs e para ver o meu original é preciso clicar em repetir a consulta, incluindo os resultados omitidos.

Não vou dizer que seja "culpa" do Infoblogs, mas é um insulto assim mesmo.

11/03: A situação já mudou e meu original aparece em primeiro lugar e a cópia no Infoblogs sequer aparece na busca. Eu fiz um teste rápido aqui e aparentemente todo o meu conteúdo foi excluído do Infoblogs depois que eu solicitei a exclusão do meu feed.

12 comentários:

  1. Anônimo9/3/09 07:38

    Não tem como remover o blog do Infoblogs? Feed somente com título fica difícil de acompanhar.

    ResponderExcluir
  2. Faço das palavras do Jorge as minhas...

    ResponderExcluir
  3. Anônimo9/3/09 08:34

    De fato uma das vantagens de acompanhar esse blog por feed era a exibição completa do texto/imagens. A maioria dos blog já limita para que seja exibido apenas o título + início do post. Mas a opção é do autor, que provavelmente está se sentindo prejudicado. Vamos ver como fica agora.

    ResponderExcluir
  4. Eu venho usando o modo "não-full" há muito tempo. Tem a desvantagem que o Infoblogs costumava se confundir com isto e mostrar só o título, mas parece que isto foi resolvido recentemente (em compensação, o meu blog anda sumindo do Infoblogs).

    ResponderExcluir
  5. Como uso o Google Reader, para mim não tem problema, tenho o costumo de olhar o título e ler as linhas iniciais. Se interessar , clico no título para abrir o original da notícia.
    Costumo ir na "fonte" pq às vezes não aparece imagens ou vídeos no Google Reader.
    Seria interessante se pudesse configurar para aparecer pelo menos as 3 linhas iniciais, 1 linha cho pouco.

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto de feeds completos.

    Mas também gosto de ler os posts do seu blog no próprio blog, pois estou sempre inclinado a comentar e gosto de participar do Reactions. Mas é uma excessão. A maioria dos feeds que assino, gosto de ler no Reader.

    Pra mim, não faz muita diferença, pode ficar no 'short' mesmo. Mas quanto ao resto dos leitores, não sei.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo9/3/09 13:05

    No meu caso somente vejo o título do post e o link.

    O primeiro parágrafo de cada post não está aparecendo...

    ResponderExcluir
  8. Recomendo colocar como FULL de volta e solicitar a remoção do infoblogs. Tem Já vi muita gente reclamando do infoblogs por causa disso.

    ResponderExcluir
  9. Gente,

    Eu não esperava tantas reações tão rápido. Eu acabo de solicitar por e-mail a minha remoção. Vamos ver no que dá.

    Em tempo: nunca cadastrei meu blog em lugar algum.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo9/3/09 13:40

    Respeitosamente somo minha voz ao coro: adoro acompanhar esse blog via Google Reader, mas ver so' o resumo e' broxante ...

    Em vez de me fazer clicar p/ ir ao site (como fiz nesse post, para reclamar), me da' vontade de cancelar a assinatura do feed.

    Just my 2c ;)

    ResponderExcluir
  11. Gente,

    O responsável pelo Infoblogs respondeu confirmando a remoção. Se soubesse que ia ser tão simples e livre de stress, teria feito há muito tempo.

    Já mudei a configuração do feed de volta para FULL.

    ResponderExcluir
  12. Bem,

    Tem um serviço em um site que permite que você acompanhe as cópias que fazem do seu texto. Não sei se funciona a contento, pois não testei. Eu vi aqui: http://www.baboo.com.br/absolutenm/templates/content.asp?articleid=34378&zoneid=9&resumo=fairshare

    Chama-se Fairshare.

    Grande abraço,

    André Led

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.