-->

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Submarino agindo de má fé na oferta de cartões.

Esse golpe não é novo. Aconteceu comigo uma vez há uns três anos quando comprei minha LG de 29" aproveitando uma oferta muito boa do Carrefour. O preço habitual da TV era de cerca de R$1100 e estava saindo por cerca de R$900 (não eu não caio em papo de oferta, eu andava de olho nessa TV e conhecia o preço) em 12x "sem juros" no Cartão Carrefour. Comprei a TV.

Para a minha surpresa, o extrato do cartão chegou com um acréscimo de cerca de R$3,99 a título de "Taxa de Manutenção". Liguei para a administradora para saber do que se tratava e me explicaram que esse era um valor a ser pago todo o mês em que eu usasse o cartão.

Como eu havia comprado em 12x, por 12 meses eu teria que pagar a taxa, por nenhum motivo além da compra da TV, já que eu não era um cliente habitual do Carrefour. Foi a última vez que usei o cartão deles e agora eu mal entro lá.

Eu esperava realmente que o Submarino não fosse dessa "laia".

No dia 29 de janeiro eu recebi essa oferta do Submarino por e-mail (sou cliente cadastrado. Não é SPAM):





2Todos os clientes que solicitarem o Cartão Submarino Pré-Aprovado nesta promoção,
entre 29/01/2009 até 01/02/2009, terão anuidade grátis para sempre.
Favor desconsiderar a cláusula 6.1 referente à cobrança de anuidade que consta no contrato.



Eu ainda não tinha o Cartão Submarino (sempre comprei com meu VISA) e já que não teria que pagar anuidade, fui conferir a possível pegadinha na oferta de pendrive por R$2.

Quanto ao pendrive não tinha do que reclamar pois era um Kingston de 1GB. Mas eu quase recuei quando vi o custo do frete: R$18.

Como eu estava interessado em um livro também, coloquei Crepúsculo no carrinho para ver por quanto sairia. Quando sinalizou que o frete então seria grátis para ambos, concluí que o negócio era muito bom, pois o livro e o pendrive entregues na minha porta iam me custar R$29,90.

Até a entrega, não tive do que reclamar do Submarino. O meu aborrecimento começou quando finalmente recebi a senha do cartão e pude ir pagar o boleto online: A cobrança era de R$32,89.

Quando fui checar o detalhamento do extrato, lá estava a maligna "taxa de manutenção", de R$2,99.



OK. Legalmente, "sem anuidade" não significa "sem custos". Mas acho que para quase 100% da parcela da população que sabe o que é um cartão de crédito, significa sim. Trata-se de evidente má fé.

Este é o exemplo de extrato no Guia de Uso. O "custo de manutenção" convenientemente não aparece aqui:

Como o boleto pode ser pago parcialmente, eu paguei apenas os R$29,90 da minha compra. Já vi pelo contrato que eu só posso cancelar o cartão depois de pagar todo o débito, então não vou cancelá-lo, mas não vou pagar isso nem que a vaca tussa. Estou só esperando por um dia em que eu esteja bem "zen" para comunicar isso por telefone a eles. Segundo o que entendi do contrato, se não houver mais nenhuma surpresa, isso vai me custar por mês em taxas (15% + 2% +1%) 54 centavos. Vou "pagar prá ver" (ou seria "não pagar"?) se eles tem a coragem/audácia de me colocar no Serasa por isso.

Depois de ter pago pela internet, o boleto em papel chegou (a próposito, o vencimento era no dia 15 e o boleto chegou no dia 16). Nele eu encontrei o único exemplo de honestidade de toda a operação (claro, porque eu já havia sido fisgado):



Em nenhum outro momento o Submarino avisou sobre essa taxa.

A propósito, eu li o contrato entregue pelo correio e seus termos fazem do Cartão Submarino um troço nojento, do tipo que deve ser tocado com luvas e segurado à distância para não ofender o olfato.

Edit: Eu entendo que os R$2,99 cobrados podem ser devidos à necessidade de se pagar ao banco (no caso, o Santander) pela emissão do boleto e ao contrário do que diz o Procon eu acho essa cobrança justa, desde que eu saiba com antecedência que vou pagar por boleto e que a taxa existe. Como eu não fui avisado de nenhuma das duas coisas com antecedência e não tenho opção de pagar por nenhuma forma que evite a cobrança (incluindo depósito em conta), considero que houve má fé e não reconheço a dívida.

23 comentários:

  1. Passei pela mesma coisa com o Submarino e como achei que era má fé deles cobrarem R$2,99 por mês quando dizem que é sem anuidade para sempre, eu cancelei o cartão pagando tudo que devia lá. Mesmo assim meu nome foi inscrito no Serasa por R$28,00 criado por eles. Entrei na justiça, ganhei e só estou esperando o juiz determinar o valor a receber por danos morais.

    ResponderExcluir
  2. As administradoras de cartão estão trocando anuidade por "cobrança de utilização".
    Pelo menos os cartões "novos" que chegaram , tiveram o CUIDADO de avisar pelo telefone que será cobrado a taxa de XXXX reais no mês que eu utilizar. Então não me foi estranho essa sua "cobrança".

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho o Cartão do Submarino, caso você coloque no débito automático a 'tarifa' cai para R$1,10... É o preço das promoções que vira e mexe tem para quem é associado deles, o desconto vale a pena infelizmente ou felizmente

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente (ou felizmente, como disse o amigo de cima), esse é um mal necessário. No meio do ano passado, fiz uma viagem internacional e a única empresa (na internet ou física) que me ofereceu a passagem em 10x sem juros, no cartão, foi a Submarino Viagens. Claro que em 10x, você só poderia usar o cartão do Submarino. Os outros iam no máximo a 4 ou 6 vezes.
    Se fosse para dividir a passagem em 6x apenas, eu não teria viajado. Resumindo, paguei (aliás, ainda estou pagando) feliz esses 3,89 mensais.

    ResponderExcluir
  5. Gente,

    Eu não discordo de vocês. Mesmo com a cobrança, a minha compra ainda foi um bom negócio.

    R$2,99 é uma mixaria que eu teria pago sem problemas se tivesse sido informado da taxa antes. Esconder isso até a emissão da fatura é chamar o cliente de otário.

    ResponderExcluir
  6. Sem falar da taxa do cartão, mas sim da taxa do boleto de cobrança. É proibida por lei. Como você disse, procon, etc.

    A última empresa que me cobrou foi a Neoline. Empresa que é provedor de internet predial aqui no Recife.

    Eu lembro que na época procurei na internet sobre isso e achei um artigo no site do IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), http://tinyurl.com/bt7fqk , que fala exatamente disso e como se livrar do mesmo.

    Eu fiz exatamente o que o artigo ensina. Enviei um faz com o documento/modelo de carta e nunca mais recebi essa cobrança no boleto de pagamento da Neoline.

    Recomendo :)

    ResponderExcluir
  7. Ah, lembrando, como diz no artigo do IDEC, essa informação está no Código de Defesa do Consumidor :)

    "(...) segundo o artigo 39, V do Código de Defesa do Consumidor, é ilegal a prática de cobrar do consumidor as despesas relativas ao processamento, à emissão e ao recebimento de boletos de cobrança."

    ResponderExcluir
  8. Prezado Jefferson,

    Sugestão: poupe momentos de stress e aborrecimento significativos procedendo ao cancelamento do cartão por escrito, enviado pelo correio e com A.R., ao endereço oficial da empresa, nesse caso, a financeira, que poderá ser facilmente obtido na internet (guarde uma cópia de tudo).

    Provavelmente ELES vão te ligar para efetuar o cancelamento do cartão ou comunicarão o fato por escrito, em conformidade com a sua solicitação.

    Acredita que procedi dessa forma e a Telemar ligou para mim (3 vezes, porque nas duas primeiras eu não pude atender devido o trabalho), para cancelar a minha telefônica fixa (algo quase impossível, senão através de uma batalha titânica de telemarketing)?

    E o melhor de tudo, se eles te ignorarem vocêm tem toda uma robusta prova documental para ingressar em Juízo pleiteando a reparação, não necessitando da inversão do ônus da prova para comprovar a sua versão dos fatos.

    Cordial abraço.

    ResponderExcluir
  9. Tenho um Hipercard, e o custo dele é zero mesmo ( já tentaram me empurrar um seguro, mas não aceitei ). No dia que passarem a cobrar qualquer coisa ( além das compras ) pulo fora imediatamente, ele não vai me fazer muita falta, pois posso comprar lá pelo Visa ou Mastercard.

    ResponderExcluir
  10. Intruder,

    Pois é. O Hipercard sempre foi gratuito de verdade. A única vez que me aborreci com eles foi quando me cobraram R$8 de "taxa de cobrança", por que eu atrasei o pagamento e o "modo de se expressar" dos operadores ao fazer a cobrança.

    Embora eu ache essa cobrança indecente por menos de 30 dias de atraso, raios... eu esqueci de pagar a conta.

    ResponderExcluir
  11. Jefferson, não irei defender o Sumbarino/Cetelem pois quando solicitei um Cartão Submarino a resposta foi "Considerando as políticas de crédito adotadas, verificou-se não ter sido possível atender à solicitação de V. Sa. neste momento, embora não exista qualquer fato desabonador."

    No final das contas quem perdeu foi eles... mas enfim... Eu lembro que antes de solicitar o cartão eu verifiquei no site "TARIFAS E TAXAS" e estava bem claro a cobrança desse "CUSTO DE MANUTENÇÃO", ele consta no contrato também, logo creio que você irá perder se a briga parar na justiça.

    Concordo com você que é falta de respeito da empresa com o consumidor, mas infelizmente como naquelas propagandas de promoção na televisão onde as "observações" passam em velocidade impossível de ler e com letras ridiculamente pequenas. Esse é mais um "jeitinho brasileiro" legalmente permitido.

    Só nos resta boicotar essas empresas, pois judicialmente não há muito o que se fazer. Não nesses casos...

    ResponderExcluir
  12. Hooksan,

    Eu nunca "pedi" um cartão submarino. Ele me foi "oferecido" como parte de uma oferta e em nenhum momento eu fui apresentado às "tarifas e taxas" ou vi qualquer link para o texto do contrato. Pode ser que os links estivessem lá e eu não vi, mas pode ter certeza de que não estava "bem claro".

    No meu entender o Submarino vai ter que provar que eu estava ciente do Custo de Manutenção ou que pelo menos se trata de uma prática normal e generalizada da qual eu deveria ter conhecimento.

    ResponderExcluir
  13. Tambem caí neste mesmo truque do Submarino, so que no meu caso apenas trocaram o Pendrive de 2 reais por 4000 mil leguas, no final do mês a surpresa, a famigerada taxa de manutenção. Ja o Hipercard no dia que esquecir de pagar, no mes seguinte veio uma especie de multa, diga-se de passagem resumida em tres partes, que totalizou 56 reais por 4 dias de atraso, esfaquiaram legal.

    Uma multa dessa deixa qualquer um aceso a data de pagamento. :)
    Vou procurar esta conta e descrever a multa.

    ResponderExcluir
  14. Quando me ofereceram o cartão submarino, eu também só fui descobrir a taxa quando recebi a fatura, mas eu acabei concordando com ela, pois as promoções as vezes valem a pena.

    Pelo menos uma vantagem que vi no submarino é que já esqueci de pagar a conta 2x vezes na data correta e eles não me cobraram juros, nem multa.
    Mês passado estava de férias e viajando e paguei novamente atrasado, dessa vez com uma semana de atraso, vamos ver se eles vão ser misericordiosos comigo.

    E segundo o meu pai a fatura também chegou atrasada.

    Outra coisa interessante que aconteceu comigo é que em dezembro do ano passado eles me reembolsaram uns R$30,00, não me lembro o motivo amanhã vou pegar a fatura que está no serviço e posto aqui sobre o que era.

    ResponderExcluir
  15. Com relação ao reembolso do cartão submarino na fatura que venceu 25/01 havia um lançamento do dia 30/12 relativo regularização de sua conta com o crédito de R$ 31,84.

    Até hoje não sei realmente o que era isso.

    ResponderExcluir
  16. Anônimo4/5/09 14:27

    O problema do cartão submarino é a CETELEM e o seu péssimo atendimento.

    No meu caso cobraram pela anuidade sendo que no e-mail dizia, anuidade gratis para sempre.

    É uma falta de respeito.

    ResponderExcluir
  17. Cara....
    Não é a CETELEM só não...todos os que operam pelo ITAÚCARD também....estou com o mesmo prolema com o cartão do HIPERMERCAO EXTRA, mas como diz meu amigo, caí no conto do CARTÃO de OTÁRIO (como eles chamam o cartão destas lojas lá no interior)

    ResponderExcluir
  18. Ryan a máfia dos cartões é uma aberração, ta muito grotesco e escancarado, ta acabando com o Brasil. E não é exagero! num falo mais nada por que tenho ate medo

    ResponderExcluir
  19. Eu tenho o cartao submarino aura e alem de pagar o custo de manutençao, pago anuidade, que por sinal no ano passou foi 19,00 e este ano 39,90.Questionei e eles disseram que era isso e ponto final,e o custo de manutençao nao era pela impressao do boleto e sim pela "comodidade" de ter uma central de atendimento e utilizar internet. Além disso teve o pessimo atendimento, eles tratam a gente como idiotas.Vou cancelar esta porcaria.....

    ResponderExcluir
  20. a cetelem é a maior desgraçada que existe , rouba de vc , vc paga a conta e os vagabundos te botam no SPC só de sacanagem ! fuja da cetelem , não compre nada onde eles estão presentes !

    ResponderExcluir
  21. Anônimo5/3/13 19:56

    Roberta
    Estou passando por isso agora, quando recebi o convite da financeira para fazer o cartão Submarino dizia com todas as letras ISENTO DE ANUIDADE, agora estão me cobrando quatro parcelas de R$ 19,90, um absurdo. Porque não avisam sobre as taxas e anuidade do cartão aos consumidores? São desprezíveis.

    ResponderExcluir
  22. Anônimo7/2/14 18:17

    Também estou com problemas com um cartão Submarino que danou-se a me cobrar anuidade quando eu tenho certeza, só inventei de aderir a ele porque foi oferecido como se não tivesse anuidade. Mas, é só no primeiro ano, depois começa o esfaqueamento. E como tenho outros muito bons, há mais tempo e nunca me cobraram anuidade, estou só esperando terminar a última parcela de uns livros que comprei, por sinal termina agora dia 15.02. Vou pagar e solicitar o cancelamento. Chega de enganação...

    ResponderExcluir
  23. Você não precisa esperar terminar parcelamento para cancelar um cartão. Imagina se tivesse parcelado em 12 vezes? Pode pedir o cancelamento e mesmo com o cartão cancelado, fica vindo só as faturas das parcelas.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.