-->

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Conectores USB de 10 pinos.

Confesso que eu deveria ter notado isso antes. De cara é bom lembrar que o padrão de comunicação USB só utiliza quatro fios.

Este é um conector USB "mini-B" do mesmo tipo usado em centenas de aparelhos. Se você tem um aparelho USB portátil, provavelmente o conector é assim:


E este é o plug correspondente, que você encontra em qualquer loja de informática:



Perceba que são apenas cinco contatos e as lâminas de um deslizam sobre as trilhas do outro. Os dois conectores acima, até onde sei, estão dentro da especificação USB.


Porém este é o conector USB do meu celular JC777S+:


Você pode ver perfeitamente as cinco lâminas, mas é muito difícil ver as trilhas sem ângulo de visão e iluminação favoráveis. Dá para "acreditar" que elas estejam lá baseado em dois indícios:
  • Compare esta foto com a do conector padrão. Perceba que a ilha de plástico central é bem mais magra.
  • Note os cinco orifícios negros de cada lado da ilha. Pelos cinco inferiores passam as lâminas. Pelos outros passam as trilhas.
O plug USB padrão encaixa normalmente no conector acima, por isso se você não prestar atenção não percebe que existe uma diferença. Eu mesmo só percebi que havia algo errado por dois motivos:
  • Os diagramas de conexão para instalação de firmware em celulares chineses mostram um conector com o formato de um mini-USB, mas com 10 pinos;
  • O plug de fone de ouvido do celular é USB e é detectado quando inserido, como acontece com um dispositivo USB qualquer, mas o fone é vagabundo demais para ter uma interface USB embutida.
Detalhe do plug "USB" usado no fone de ouvido. A resposta está nos cinco contatos extras:



O artigo na Wikipedia não faz a menor menção à existência desses conectores. E não estou com saco para ler pessoalmente a especificação USB à procura disso, até mesmo porque acho que seria perda de tempo. 

E não, este não é um "hack chinês" da especificação USB. Está mais para "hack asiático" porque eu fui conferir na minha câmera Canon A630 (a Canon é japonesa) e ela usa o mesmo conector.

Edit: Exemplo de fabricante que chama esse conector de "MINI USB 10PIN". Ignore o desenho mostrado na página, porque é claramente de um mini-B padrão.

Foto:

5 comentários:

  1. Nossa, nunca tinha reparado nessa do USB 'menorzinho'. Tive dois celulares e ainda tenho meu MP4 que usam este tipo de USB, mais pensei que eram outro tipo de entrada, menos USB [pensei que somente a saída fosse USB, não a entrada no aparelho]. Muito bem detalhado o seu post! Cheguei no seu blog por acaso, e adorei ele :D já está nos meus favoritos. continue assim! Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Jefferson, meu celular Alcatel OT-E801 usa o mesmo conector.

    Coloquei uma foto aqui:

    http://i42.tinypic.com/2znxt1i.jpg

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Esses fabricantes fazem cada m... para economizar espaço. Quando estive procurando uma câmera para comprar, me ofereceram além da Sony um modelo da Nikon, muito boa e pequena, aí quando fui olhar o conector usb desisti na hora, ele tinha além desse desenho ainda um encaixe mais fino no meio para usar o cabo de vídeo, ficava somente uma pequena aba no meio. Eu pensei: encaixa toda hora, quebrou está lascado... No fim comprei na época a W5 somente pelo uso de bateria normal, encaixe usb padrão e áudio/vídeo com plug P2. Não sou muito adapto a essas novidades pois quando quebra ninguém conserta nem acha cabo...

    ResponderExcluir
  4. Alexandre17/2/09 12:09

    Li hoje no G1, que todos telefones celulares terão carregador padronizado a partir de 2012 ,com o conector Micro USB ...

    ResponderExcluir
  5. pinos de 6 a 10 são referentes a saída de áudio, vídeo, microfone direito e microfone esquerdo. muito pouco quase nada utilizado na prático, portanto as indústrias brasileiras não vão perder tempo para uma gama enorme de clientes que não se interessam por isso.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.