-->

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Estatísticas de acesso

Mesmo eu tendo passado uns 15 dias sem postar, a visitação no blog permaneceu estável:


Os números importantes são unique visitors e  returning visitors. Tenha em mente que as visitas de usuários que tem javascript desabilitado de alguma forma (Firefox + Noscript, por exemplo) não são computadas. Logo o número real de visitas deve ser um pouco maior.

O número de visitantes é pequeno se compararmos com as estatísticas mostradas por outros blogs por aí, mas pelo menos está crescendo contínuamente. É quase o dobro do número de unique visitors registrado em junho de 2007.


9 comentários:

  1. Sou novata por aqui, acabei de fazer meu blog, estive visitando alguns e amei o seu, é muito interessante, te achei muito inteligente e gostaria de te ver no meu refúgio para trocarmos idéias como todos os blogueiros fazem. E por sinal somos do mesmo estado que tanto amo. Espero fazer muitos amigos através desta comunidade da blogosfera. Abraços em teu coraçao.

    ResponderExcluir
  2. Tenha em mente que as visitas de usuários que tem javascript desabilitado de alguma forma (Firefox + Noscript, por exemplo) não são computada. Dessa eu não sabia. Desativando Noscript.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo,

    Isso ocorre porque os dois meios que uso para computar as visitas ao blog (statcounter e Google Analytics) usam scripts. Se você bloquear javascript para o meu blog, sua visitação nunca será computada por eles. Eu ainda poderei sempre ver seu acesso nos logs gerais do servidor, mas eu os acho inconvenientes nesse caso.

    E, claro, desativar Noscript não é uma boa idéia. Você deve estar falando de desativar para o meu blog, não é? :)

    ResponderExcluir
  4. Voce nao posta nada obvio que tem que aumentar. Se eu nao uso feed (sei la se vc da suporte a isso) como vou saber se tem algo novo??

    ResponderExcluir
  5. Anônimo,

    1) O blogspot oferece feeds para posts e comentários em todos os seus blogs (não apenas para o meu).

    2)Sua lógica me intriga. Me explique como é possível (segundo você, óbvio) que passar 15 dias sem atualizar o blog rende um aumento nas visitas.

    ResponderExcluir
  6. Sem ofensas, mas para um cara que se julga tao superior aos outros, voce deveria pelo menos acreditar no seu potencial e tentar enxergar as coisas nao somente pelo obvio.

    Teu blog é um dos poucos que eu visito todos os dias, justamente para ver se tem algo atualizado, pois a despeito da minha opiniao sobre sua atitude e compotamento, acho o senhor extremamente competente e quase sempre pontua o blog com algo que, pra mim, e interessante.

    Essa e minha logica e acredito que todos que gostam dos seus posts tambem devem visitar pra ver se tem algo novo.

    Por sinal, aconteceu algo? ou foi so muito trabalho e outras ocupacoes.

    PS normalmente sou contra a sua mania de "nao pode eskrever axim" porem a microsoft fazer uso realmente tenho q dar a mao a palmatoria.

    Sucesso

    ResponderExcluir
  7. Anônimo,

    (Eu estou supondo que você seja o mesmo anônimo a quem respondi antes.).

    Eu geralmente ignoro quando anônimos (me mostre seu telhado e veremos se ele não é de vidro) me acusam de algo. Mas vou responder essa assim mesmo. O próximo comentário acusatório será ignorado.

    O fato das pessoas visitarem todos os dias explica (em parte) porque minha visitação continuou estável. Você afirmou que falta de atualização tem que aumentar (palavras suas) o número de visitas.

    Na minha lógica, a visitação permanece estável por um tempo e depois de um certo ponto as pessoas cansam de visitar o site todos os dias e não encontrar nada e gradativamente aumentam o intervalo entre visitas. Minha lógica diz que alguém que comece visitando todos os dias tende a "deixar para lá" e visitar uma vez por semana ou "quando lembrar de novo". Isso obviamente (na minha lógica) reduz o número de visitas quando ocorre uma pausa de 15 dias nas postagens.

    O que você diz, além de desafiar minha lógica, contraria tudo o que é ensinado nas aulas de criação de conteúdo para internet.

    Não sou só eu que discorda de você. Centenas de milhares de webmasters também discordam.

    ResponderExcluir
  8. O fator determinante nesse caso é o contéudo. Como já existe uma grande quantidade de conteúdo original publicado no blog, a quantidade de visitas pode se manter estável ou até mesmo aumentar, mesmo que você não publique nada novo. Isso vai depender de pessoas pesquisando assuntos aqui abordados e referências a posts antigos feitas em outros sites.

    A menos que as estatísticas se refiram apenas aos visitantes que vem direto, sem ser via google ou outros links.

    ResponderExcluir
  9. Sem cometarios, esse blog vale sempre uma visita, mesmo quando não há nada de novo.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.