-->

sábado, 17 de janeiro de 2009

Como mudar o idioma de qualquer versão do Vista.

Se você comprou um notebook com o Vista em inglês e já tentou mudar para o português, já deve saber que oficialmente apenas a versão Vista Ultimate tem suporte à mudança de idioma sem ter que reinstalar o sistema operacional.

Era isso que eu sabia até a semana passada, mas a dica de outro técnico me fez testar ontem o Vistalizator.

Em muito menos tempo do que o que se leva para instalar o Service Pack 1, o Vista estava "traduzido" para o português oficial da MS.

E o que é melhor: Você pode instalar mais de um idioma e alternar entre eles. Digamos que você precisa dar manutenção em um notebook com o Vista em alemão, mas não entende lhufas de alemão e não pode mudar para outro idioma, porque o usuário se sente mais confortável vendo tudo no idioma nativo dele. Com esse artifício, você pode instalar o idioma português (e/ou inglês), fazer a manutenção e depois alternar para alemão com alguns cliques. Quando você estiver de novo no notebook, basta dar mais alguns cliques e reiniciar para voltar para o seu idioma preferido.

O que você precisa:

  • Do programa Vistalizator (não requer instalação)
  • Do pacote (ou pacotes) MUI de idioma (legítimos e gratuitos, da Microsoft) que você quer instalar. Esta página tem links diretos para todos os pacotes MUI de que você pode precisar.

Existem dois modos de instalação: Express e Internal. O modo Express é o mais rápido (uns cinco minutos) e pode ser feito quantas vezes você quiser, mas você corre o risco de que o Windows Update deixe de funcionar. Já o modo Internal leva uns 20 minutos e só pode ser usado uma vez (embora você possa instalar todas as linguagens que você queira nessa única oportunidade), mas teoricamente não tem efeitos colaterais.

Cuidado que o modo Express é o default. Você tem que optar explícitamente pelo modo Internal.

Não é obrigatório, mas é naturalmente aconselhável que sua instalação do Vista esteja tão atualizada quanto possível. No mínimo, o SP1 deve ter sido instalado.

Eu já fiz o processo com aparente sucesso em três casos:

  • Windows Vista Home Premium SP1 em inglês -> Fiz instalação Internal do idioma português;
  • Windows Vista Home Premium (não-SP1) em inglês -> Fiz instalação Express do idioma português. Eu não atualizei antes para o SP1 neste caso porque o instalador do SP1 se recusou a rodar nesse notebook e o help da MS não esclareceu o motivo;
  • Windows Vista Business SP1 em português -> Fiz instalação Internal do idioma inglês;

E foram minhas três únicas tentativas até agora.

15/08/09: Fiz mais quatro instalações internal, sem problemas. O programa ainda não falhou comigo.


4 comentários:

  1. Ótima dica, aqui na empresa os "mandantes" já compraram 2 cópias do Vista só porque a MS não deixava fazer isso

    ResponderExcluir
  2. ótimo! tenho meu vista é em inglês, mas nao faz diferença pra mim. Mas tenho um colega que faz.

    ResponderExcluir
  3. Fiz num Notebook Tablet PC HP com Vista Home Premium SP1 em inglês e o Windows update continuou funcionando sem problemas.

    ResponderExcluir
  4. Fiz a conversao do idioma no meu notebook Toshiba, com o Vista Home Premium SP-1 em ingles e até agora está funcionando perfeitamente. Valeu a dica. Alberto

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.