-->

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Finalmente, alguma coisa Google deixa de ser "beta".

Deve ser só para dar um freio nas piadinhas, mas hoje de manhã, surpreendentemente, o Google Chrome deixou de ser "beta".

Mas o feitiço se vira contra o feiticeiro. Pelo menos agora a gente pode criticar à vontade (só o Chrome, claro) sem aparecer alguém que diga "mas ainda é beta...". :)

Eu continuo usando o Firefox. Está longe de ser perfeito, mas o Chrome ainda sofre muito de "putz... não faz isso?" pro meu gosto.

Edit: Eu devia ter notado antes, mas essa pressa da Google para tirar o rótulo de "beta" do Chrome provavelmente tem a ver com o interesse da empresa em fazer acordos de OEM para que o Chrome já saia pré-instalado de fábrica nos PCs. Eu acho que os fabricantes de hardware não querem engolir a conversa mole da Google (que quer "redefinir" o conceito de "beta") e preferem não ter algo ostensivamente rotulado de "beta" saindo em seus PCs.

3 comentários:

  1. O que eu acho mais conflitante com a cultura Beta da Google é o Android. Fabricantes de hw gostam de versões estáveis e detestam atualizações frequentes, que não são compatíveis com linha de produção, estoque e cadeia de distribuição.

    ResponderExcluir
  2. Ryan, você acertou na mosca. Segundo diversos blogs que acompanho o motivo é realmente permitir a inclusão do Chrome pré-instalado: http://googlediscovery.com/2008/12/11/google-chrome-10/

    Mas, recentemente, diversos produtos Google perderam o label Beta, como o Picasa 3, Google Notebook etc.

    ResponderExcluir
  3. Daniel,

    De modo geral, esse é um problema da cultura Linux.

    Não apenas fabricantes de hardware. A indústria em geral (excluindo TI) trabalha pela política: "tá funcionando? Não mexe!" e "atualizar? Justifique com um laudo técnico.".

    Mas isso você deve saber. Já vi que você é alguém da engenharia que gosta de TI e não o oposto :)

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.