-->

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Surto de SPAM.

Nos últimos dias um spammer tem conseguido passar várias vezes por dia pelo filtro do GMAIL. Esse SPAM se distingue por tentar passar por um e-mail enviado pela Microsoft, iniciando com o texto "You are receiving this e-mail because you subscribed to MSN Featured Offers" e com links para um dos sites do spammer.

Nas últimas 24 horas, spammers conseguiram fazer treze registros no meu fórum, com sete ativações bem sucedidas e postagem de uma mensagem.

Para se ter uma idéia, em todo o tempo de vida do meu fórum os spammers só tinham conseguido fazer dois registros. Treze em um só dia é bem preocupante.

Pelos IPs, a maior parte dos "ataques" vem da Europa.

Como medidas de prevenção, coloquei a dificuldade do captcha no máximo (estava na média) e bani vários hosts associados com os registros que chegaram a ocorrer. Infelizmente o captcha com dificuldade máxima é difícil de decifrar até para humanos.

A alternativa será mudar para aprovação manual de todos os registros. O problema nesse caso é que como meu fórum desperta interesse real também fora do país, nem sempre é fácil reconhecer por host e endereço de e-mail quem são os usuários falsos.

Às vezes é extremamente fácil, como no caso do e-mail *@usviagra.net, mas nem sempre, como no caso de *@ua-news.net.

Também bani *@web.de e *@mail.ru, que são notóriamente usados por spammers.

Um comentário:

  1. Parece que recentemente fecharam uma empresa nos Estados Unidos que era responsável por boa parte dos Spams. Vi isso em uma notícia.

    Tudo de bom aí.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.