-->

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Situação do desbloqueio e emuladores para PS3.

É claro que não existem emuladores ainda. Nem vão existir tão cedo.

O que me deixou curioso foi a possibilidade de já existir o destravamento, quando esbarrei nesta página, onde um ISO de jogo de PS3 é disponibilizado. Mas se você ler com atenção os comentários vai ver que ele ainda não serve para nada, porque nem existem modchips (destravamento por hardware), nem um "iso loader" ou algum outro hack de software que permita que o PS3 rode um jogo não-original. Embora já seja possível ripar os jogos usando o próprio drive blu-ray do PS3, por meio de uma distro de Linux.

Quanto a emuladores eu nem preciso fazer pesquisa. Se alguém me perguntar daqui a um ano se existe um emulador de PS3 eu vou responder na lata: não, sem nem me preocupar em consultar o grande oráculo de sabedoria infinita. Apesar de meus poderes premonitórios me dizerem que se você digitar "emulador PS3" no emule vai encontrar pelo menos uma dúzia. Já quanto aos modchips eu não esperava que demorasse tanto, porque no próximo dia 11 o console terá completado dois anos no mercado.

E ainda está invicto? O Wii e o XBOX360 parecem nem ter durado um mês...

Parece que desta vez a Sony acertou na proteção do hardware. Infelizmente fazer pesquisa sobre esse assunto é difícil, não apenas por ser algo ilegal (a ilegalidade disso é até um tanto nebulosa), mas pela extraordinária quantidade de ruído que "crianças" de todas as idades adicionam ao Google (e que inevitavelmente eu vou ter que filtrar dos comentários deste post, já que as palavras "emulador" e "PS3" aparecem aqui). Junte um monte de gente "de cérebro ainda não totalmente desenvolvido" num mundo cheio de fakes e vaporware e fica difícil separar a realidade da fantasia (ou da mentira deslavada).

Aparentemente, a única promessa é um tal de "infectus". Um improvável modchip multiplataforma (supostamente compatível com Wii, PS2, PS3, Xbox360, lavadora Brastemp...) que até onde consegui apurar até já está funcionando no PS3, mas não para "rodar backups".

É claro que essa falta de modchips talvez se deva a questões econômicas. Afinal, por que você pagaria 43 euros (100 reais?) por um chip de destravamento (o custo do serviço de destravamento é outra "pancada"), quando ele for capaz de destravar alguma coisa, se você ainda tem que ter um gravador de blu-ray e comprar a caríssima mídia virgem? No momento, o único destravamento econômicamente viável é o "iso loader", que ainda assim vai requerer que você instale um HDD gigantesco no PS3 para valer o esforço (quantos jogos blu-ray você acha que cabem no HDD original de 60GB?). Mas o iso loader também ainda não existe, apesar de ter sido confirmado em fevereiro de 2007 e de existirem até videos no youtube "confirmando" sua existência (se você é do tipo que acredita que o PS3 também roda Windows XP porque tem um vídeo "provando").

Só acredito quando a notícia vier de (mais de uma) fonte respeitável. Enquanto isso, se você for suficientemente otário corajoso, basta evocar são emule.

7 comentários:

  1. PS3 rodando em windows realmente é forçar a barra...quando eu testei um emulador de PS2 ele consumiu mais ou menos 90% do processador e 400mb de ram para rodar (eu posso ter configurado errado mas acho que nao foge muito disso...)

    ResponderExcluir
  2. Posso palpitar ??

    Iso Loader de PS3 eu tenho que achar a noticia, é coisa recente cerca de 3 meses - mas um Hacker do mesmo nivel que o DevTeam do iPhone - conseguiu dar start em um Backup do HD depois muito hacking.

    PS3 roda sim windows XP e até mesmo o Vista seu proprio video mostra isso, o PS3 bootando o YellowDog e com o Qemu dando start no XP. Temos que entender o que voce entende por rodar "nativamente" ou emulado.

    Afinal o Cell nao deixa de ser um processador, e o PS3 um Computer-Like.

    ResponderExcluir
  3. PS3 Hacked running games from HD confirmed

    If, by any chance, you’ve been following the PS3 and its slow-trickling homebrew news, perhaps you know of a certain Team ICE. Know them? Anyways, the German hacker StreetSkaterFU has gotten backed up games off of a solid state hard drive to run on the PS3 with no disc

    http://gamextract.com/?p=669

    ResponderExcluir
  4. Ygor,

    Para mim o iso loader só vai "existir" quando estiver disponível para o grande público. Enquanto ele não puder ser distinguivel de vaporware, é vaporware.

    Eu confesso que não prestei atenção ao fato de que o XP estava rodando sob QEMU (nem me passou pela cabeça essa possibilidade), mas para a minha intenção isso não muda nada, porque eu quis dizer que é impossível rodar o XP nativamente em um processador cell.

    ResponderExcluir
  5. Ygor,

    O Iso Loader foi "confirmado" em fevereiro de 2007 e agora foi "confirmado" em abril de 2008. Mas se passaram seis meses e o programa não está disponível para que eu ou você possamos testar.

    Eu prefiro manter-me incrédulo.

    ResponderExcluir
  6. Jefferson,

    Concordo com você - eu fico impressionado em saber que alguém conseguiu fazer algo.

    Ponto para eles ...

    Eu ainda acredito que o PS3 tem todo o potencial para ser um bom VG, se nao fossem 2 coisas. A retro-compatibilidade de alguns modelos - que emulam PS2 por software e não por hardware - isso para mim é ridiculo.

    E o fato da Sony até agora nao dar uma força e ajudar o Hack do desbloqueio a sair.

    Eu sou contra o bloqueio total, acho que informações para o modchip deveriam aparecer ( vazar ) misteriosamente do HQ da Sony.

    O VG é show, mas não vende tudo isso porque ??? Quem vai pagar 2.5K em um VG e ter que pagar 250 a 300 em um Game original ( malditos impostos brasileiros ) - ai vc risca uma midiazinha de Blu-Ray e pimba perdeu 300 reais do game.

    Viva o Xbox360 e seus jogos de 10 a 15 reais ;)

    ResponderExcluir
  7. Caro Ygor,

    Eles simplesmente não liberam nada e fazem de tudo pra ninguem conseguir desbloquear porque o lucro não vem do console e sim dos jogos. Lógico que eles querem uma boa base montada de muitos milhões de consoles porém nada adianta ter todos esses milhoes se os jogos serão pirata. Vide as third parties que estão se direcionando mais para o ps3 pois o x360 está uma mãe pra pirataria.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.