-->

domingo, 16 de junho de 2002

No-Breaks Microsol - Decisões estúpidas de design.

Nota: Este é um post do meu antigo blog, que estou trazendo para o blog novo para simplificar os links, mas estou mantendo a data antiga. Se aparecer no seu RSS Feeder (ou num "chupinhador" como o infoblogs) é por causa da forma como o blogger funciona.

Como técnico em eletrônica com experiência em projetos, eu acho que sou capaz de reconhecer uma decisão estúpida de design, mas no caso da Microsol meu currículo é completamente desnecessário, porque qualquer um percebe que há algo errado.

No seu modelo Stay 1200
a Microsol determinou que o led amarelo do painel fique aceso enquanto a bateria está carregando e piscando rapidamente enquanto a bateria estiver completamente carregada. Ou seja, em condições normais de operação, o danado do LED fica piscando o tempo todo! LEDs piscando devem ser usados para chamar a atenção e por isso a Microsol deveria ter usado o inverso do design, ou seja, colocado o LED para piscar enquanto a bateria estivesse carregando, para alertar ao usuário de que o no-break ainda não está em condições de fornecer máxima autonomia.

12/01/09: Acabo de constatar que o modelo STAY 2000 tem o mesmo comportamento estúpido.

O meu cliente que comprou o Stay 1200 não se conformou quando eu expliquei para ele que o funcionamento era daquele jeito mesmo porque, por mais absurdo que parecesse, era o que estava no manual. Ele pediu que o no-break fosse trocado (pela segunda vez, porque o primeiro que ele comprou, no dia anterior, nem sequer funcionava) e só se conformou quando o terceiro no-break apresentou o mesmo comportamento.

Mas que dá vontade de colar um pedaço de fita na frente do LED, para que ele pare de chamar a atenção pela visão periférica, isso dá! Para completar a confusão, este cliente também comprou o modelo Stay 600 e acabou se deparando com uma inconsistência de design: O modelo Stay 1200 acende o LED vermelho no momento em que é ligado na tomada, sem que seja necessário ligar o no-break. Já o modelo Stay 600 só acende o LED vermelho (o único que ele tem) se você apertar o botão Liga.

Como os no-breaks Microsol que eu havia recomendado antes foram sempre os Stay 600, eu nunca havia percebido esses problemas, mas agora estou seriamente inclinado a retirar a Microsol da minha lista de no-breaks "baratos" recomendados (SMS, Microsol e Ragtech). Não boto muita confiança em um departamento de engenharia que faz uma bobagem dessas em algo tão absurdamente simples!

5 comentários:

  1. Eu vendo com alguns produtos da Microsol, inclusive nobreaks. A linha atual de nobreaks da empresa não apresenta mais esse comportamento, seja qual for o produto. E quanto a conectar a rede elétrica (ligar lede vermelho) eles só não o fazem automaticamente qndo a chave é on/off, e não push bottom.

    ResponderExcluir
  2. Carlos,

    Obrigado pela informação.

    ResponderExcluir
  3. Boa Noite Jefferson, peguei com um amigo este modelo Stay 1200 que vc citou, não conhecia o funcionamento dele e o meu amigo não tinha mas o manual.Achei estranho o funcionamento do led amarelo,pensei até que era problema do nobreak,mais agora que vi o seu comentário sei que é um erro absurdo da Microsol,que nos faz justamente pensar que o nobreak está com problema, quem foi este maluco que teve está idéia e o outro que a aprovou.Um abraço !!

    ResponderExcluir
  4. meu amigo troca por ENGETRON vc nao vai se arrepender pois o atendimento peças de reposição e assistencia ao cliente é otima nao estou fazendo propaganda mas o produto é bom

    ResponderExcluir
  5. Estou com um Stay 2000 que acabou de ser concertado pois torrou todos os Fets 8010.
    O mais curioso aida sobre o Led amarelo piscando é que em vez de piscar de modo sincronizado ele pisca aleatoriamente ou seja, pisca rápido, devagar, as vezes para e volta a piscar. Chego a pensar que o PIC está com erros de programação...

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.