-->

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Falta de crédito me incomoda. Falta de links, também.

Eu comecei a notar uma tendência incômoda nos sites de notícias "informais" brasileiros. Mesmo quando o autor da matéria cita a fonte, é de um jeito genérico sem colocar de jeito nenhum um link para a fonte "real" (a página de onde a informação foi obtida).

Isso é o equivalente digital a me dizer "eu vi na Globo que..."

Quando? Em que programa?

Com o agravante que não não dá para fazer links para programas de TV, mas para matérias que você acabou de ler na própria internet, dá sim.

Eu deixei de ler a Geek Online há uns meses por causa disso, retirando seu feed do agregador do Gmail. Eu comecei a notar uma quantidade crescente de matérias que pareciam ser apenas traduções grosseiras sem nenhum acréscimo aproveitável feito pela Geek e sem um link para a matéria original que me permitisse checar a informação.

Depois eu comecei a prestar atenção e percebi que a Info Online faz a mesma coisa. Não sei se fazem simples traduções, porque a falta de links para o original torna difícil checar isso, mas a Info tem ainda outros problemas. Eles não omitem os links sempre, mas já aconteceu mais de uma vez de eu querer explorar a notícia e ter que formular uma busca em inglês no google para achar as fontes.

E ontem eu notei que isso também é uma tendência nas notícias publicadas no forumpcs. Alguns autores mais do que outros.

Depois vão me criticar por não dar atenção às publicações nacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.