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quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Evite depender da Assistência Motorola em Recife.



Como alguns ainda podem lembrar, eu comprei três aparelhos Motorola F3 há alguns meses. Os três aparelhos tem um problema comum: travam com freqüência, principalmente ao receber as mensagens de consumo.

Eu notei que, pelo menos no meu aparelho, desligar o auxílio de voz reduzia muito o problema. Mas minha mãe insiste em usar o auxílio de voz e me pediu para levar os outros dois aparelhos na Autorizada em Recife. Um dos aparelhos tinha um defeito extra: não carregava mais.

Primeiro problema: Só existe uma autorizada em Recife e fica a 18Km da minha casa, num lugar sem estacionamento para clientes em Boa Viagem (admito que poderia ser pior, pois ainda dá para encontrar rua com estacionamento permitido e sem franelinhas a 100m de distância). Demorei semanas para levar os aparelhos lá, porque não ia rodar 36Km só para fazer isso. Esperei até ter outra coisa para fazer nas proximidades.

Segundo problema: Falta organização. O atendimento é por fichas, distribuídas por uma das atendentes. Mas você só descobre isso depois de esperar um tempo em pé ou sentado numa das cadeiras sem saber como danado a "fila" é organizada. Porque não existe um mísero cartaz na parede explicando isso e nenhum dos atendentes se ocupa de oferecer as fichas para quem chega. No final, quem chega primeiro e prefere ser paciente e discreto (como eu) acaba sendo atendido depois. E não é um problema pontual, porque das três vezes em que fui lá, aconteceu duas vezes. Eu não me canso de me surpreender com a imensa dificuldade que esses empresários tem de tomar as mais básicas iniciativas existentes, como colar um cartaz na entrada dizendo "por favor, peça sua ficha de atendimento no balcão". Eu SEI que a grande maioria das pessoas não lê, mas pelo menos você não vai irritar e frustrar quem sabe ler.

Terceiro problema: Prazo de 14 dias para consertar o aparelho. E realmente leva 14 dias.

Quarto problema (o que realmente importa): A atendente não digita exatamente o que você descreve e o aparelho volta com o mesmo problema. É incerto se realmente o técnico chega a testar o problema no cenário explicado por você. O primeiro aparelho teve a placa trocada (eu imagino que seja verdade, porque o IMEI mudou), mas minha mãe diz que continua travando (ela se recusa a desligar o auxílio de voz e esse detalhe não foi impresso na ficha, apesar de eu ter declarado). Para o segundo aparelho eu declarei os problemas de carga e de travamento. Só consertaram o primeiro.

O resto parece normal. Existem cadeiras à vontade onde sentar (e você precisa, porque pode demorar bastante para ser atendido). Os atendentes são educados e a empresa telefona para avisar que o aparelho está pronto (tá, eu estou fazendo força para pelo menos listar alguns pontos positivos).

10 comentários:

  1. Fique feliz então, porque aqui em São José dos Campos - SP, o prazo é de 30 dias, mas leva 3 meses, todos os meus clientes que já precisaram do serviço de manutenção deles reclamaram, e nem tente ir ao procon porque não adianta mesmo!

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  2. Dependendo da tecnologia do aparelho, o IMEI pode ser modificado sim. Inclusive, existe um comando AT (que acredito ser comum a qualquer marca de telefone) que permite visualizar e alterar o código de identificação do aparelho se o mesmo estiver destravado.

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  3. Fábio,

    Pode até ser. Mas eles colocaram debaixo da bateria uma etiqueta minúscula, impressa com o novo IMEI. Como se fosse realmente uma placa nova recebida da Motorola.

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  4. Olá!
    Os aparelhos ainda estavam na garantia? Caso contrário, como estão os preços das manutenções?
    []s

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  5. Discordo do Bruno. Minha irmã teve problema com um Samsung, a assistência demorou mais que 30 dias e ela foi no Procon. Na primeira audiência o representante da Samsung não apareceu, na segunda ele foi e tiveram que pagar pra ela o valor do aparelho mais R$1000. Parece que a prontidão do Procon varia de lugar pra lugar, mas aqui no Paraná funcionou.

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  6. David,

    Segundo o que eu sei, o que aconteceu com sua irmã deveria ser a regra. Se a empresa levar mais que 30 dias para dar uma solução, já é passível de processo.

    E R$1000 de multa é um bom incentivo para que eles trabalhem direito. E também é um excelente incentivo para que eu me anime a levar o caso ao juizado :)

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  7. Ryan, já faz algum tempo que eu formei uma teoria sobre assistências de celulares.
    Parece uma maldição, uma coisa sem explicação. Não existe uma A.T de celulares neste país que respeite o cliente (palavra de quem teve celular a vida toda e de varias marcas).
    Sinceramente eu não entendo qual é a dificuldade de se concertar um aparelho cujo qualquer peça deva ser substituída, e não reparada devido à própria arquitetura do aparelho.
    Hoje em dia com o número de tutoriais distribuídos na web, e de tanto ler sobre o assunto, eu mesmo conserto se for da Motorola, e encontro qualquer peça no mercado-livre.
    Minha vontade é de nunca mais entrar num lugar desses.

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  8. Atendentes educados? Voce deve ser amigo do dono, porque eu acabei de chegar de lá e fazia tempo que nao via uma atendente com tanta má vontade na vida... Motorola NUNCA MAIS.

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  9. o meu aparelho ta pronto la na assistencia, mas n moro em recife foi mandado pelos correios e ta pronto desdo o dia 8/10 e hj já é 30/10 e nada deles madarem. ODEIO essa espera e só mandam aguardar, dizem q é esperando os correios ir buscar. Af

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