-->

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Como fazer logon automático de um usuário no XP e 2K.

Nota1: Sim, eu sei que já publiquei isso antes. Não é falta de assunto (muito pelo contrário). Eu vou precisar fazer referência a esta dica em futuros posts (já em rascunho) e onde essa informação estava não dava para fazer um link direto só para ela.

Nota2: Não se confunda. "Administrador" (com "A" maiúsculo) é um usuário específico do Windows (no Vista é conhecido como Super Administrador). Já "administrador" (minúsculo) é qualquer usuário com poderes de administração. Existe uma diferença importante no que diz respeito a este post.

Este post aborda o Windows XP, mas no Win2K o procedimento é praticamente o mesmo, como você verá adiante.

Por default, o XP já faz logon automático em duas situações:
  • Se você só tem o usuário Administrador definido no XP, sem senha: Logon automático como Administrador;
  • Se você tem ele e apenas mais um usuário, sem senha: Logon automático como esse outro usuário.
Mas basta ter um segundo outro usuário, mesmo que ninguém tenha senha, para que óbviamente o XP não possa mais decidir sozinho quem vai entrar automaticamente. E existem casos onde mesmo com todo mundo tendo senha você vai achar conveniente que sempre ao dar boot um usuário inicie automaticamente. É o caso quando você tem um usuário administrador e um limitado e quer que sempre inicie pelo limitado.


Iniciar -> Executar -> control userpasswords2 [ENTER]

(No Windows 2000 é control userpasswords.)

Desmarque a opção "os usuários devem digitar um nome de usuário..."



Ao clicar em OK, vai perguntar usuário/senha, coloque o nome do usuário que você deseja logar automaticamente (no exemplo, "Administrador") e preencha os campos de senha com a senha desse usuário.



Se o usuário não tiver senha, deixe em branco, mas é importante que a senha que você coloca aqui confira com a senha real do usuário, ou coisas estranhas e desagradáveis podem acontecer!

Edit: Não é recomendável que você deixe sem senha. Já que o logon vai ser automático mesmo e você não vai digitar nada, dê-se ao trabalho de criar uma senha para esse usuário. Por questões de segurança o Windows bloqueia várias funcionalidades de rede para usuários sem senha.

3 comentários:

  1. Essa informação me será muito útil.

    ResponderExcluir
  2. o mais engraçado é que de vez em quando o windows resolve mudar a forma de logon, e tu tens que lembrar do controlpasswords2, valeu pela dica, veio quase em sincronia com a alteração do windows..eheh

    feito
    GrabauskaSMa

    ResponderExcluir
  3. Essa informação me ajudou. Obrigado!

    Após a instalação do XP SP2 no novo PC, apesar de nunca ter usado senha e logon, o mesmo ficou instalado sem eu saber como e já estava pegando a veia. Agora estou livre...

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.