-->

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Testei um blu-ray: A minha primeira impressão foi ruim.

Nota: Este post começou a ser escrito em 20/10/08 (sete meses atrás). Deixei de lado porque precisava fazer pesquisas e testes antes. As pesquisas não deram em nada e os testes até hoje não pude fazer, por isso decidi publicar agora do jeito que está.

Um cliente comprou um PS3 e uma TV Sony Bravia KLV-46V410A e me pediu para fazer a instalação básica. A ligação foi com cabo HDMI. Ele trouxe junto com o PS3 o controle remoto, alguns jogos e alguns filmes em blu-ray, entre eles O Quinto Elemento, que pelo menos em DVD é usado como referência de "imagem impecável". Logo de cara percebi um forte "ruído" na imagem, que mais tarde o cliente percebeu (eu não havia notado ainda) que ocorria apenas nos objetos em segundo plano.

Para ser mais específico, na cena inicial dentro da pirâmide toda a superfície das paredes parece estar coberta por grãos de areia em movimento (não, não era O Escorpião Rei. Em O Quinto Elemento não há nada se movendo nas paredes) . O problema salta aos olhos e é difícil para mim deixar de ser distraído por ele. Anulava completamente para mim qualquer vantagem da resolução superior.

Eu pensei "deve ser um caso de má transferência", já que O Quinto Elemento foi filmado há 20 10 anos e talvez a cópia arquivada não tivesse definição suficiente para uma boa transferência para blu-ray. Mas colocamos outro disco e todos os trailers iniciais, de outros filmes em blu-ray, apresentavam o mesmo problema.

Eu sei que criticar a qualidade de imagem de um blu-ray não parece ser algo inteligente e não estou fazendo isso. Até mesmo porque já testei RIPs (que teoricamente são inferiores) de Blu-ray nos meus monitores CRT e sempre achei a imagem impecável. Estou mais inclinado a achar que o problema é no LCD ou alguma doideira no PS3. Eu não sei o que há de errado na configuração do cliente, mas não houve jeito (fácil) de sumir com o ruído. Como só estava incomodando a mim e não a ele, ficou do jeito que estava.

Edit: esqueci de mencionar que eu também instalei no mesmo rack com cabo HDMI um gravador de DVD Samsung. E nenhum dos DVDs testados, com ou sem upscale, apresentou problema. Só a ligação do PS3 era esquisita.

34 comentários:

  1. Você configurou no PS3 para usar a resolução total disponível? Colocar só o cabo HDMI não basta, por padrão o PS3 fica numa resolução menor. Não sei os termos corretos (480p, 1080p, progressive, sei la), mas tive que mudar alguma configuração de video do PS3 de um amigo pra imagem melhorar no LCD dele.

    ResponderExcluir
  2. Eliéser,

    A lógica me diz que sim, mas a memória... Eu mudei várias coisas no setup do PS3, mas só me lembro especificamente de ter roteado o áudio pela saída óptica, porque ia para um receiver. De ter especificamente configurado a resolução de vídeo, não me lembro. É uma coisa que posso olhar depois se o cliente me der uma oportunidade.

    ResponderExcluir
  3. Eu gostaria de ver como é este ruído, mas lendo o seu post eu me pergunto se não poderia ser a granulação da película fotografica na qual o filme foi gravado? Acredito que em alta definição pode ficar bem visível!

    ResponderExcluir
  4. Fabio,

    Quando eu fiz minha pesquisa, a única coisa que encontrei foi justamente isso. Mas não deu para estabelecer uma relação segura entre o meu problema e o tal do "film grain".

    E eu também gostaria de poder mostrar esse ruído. Mas é incômodo pedir a esse cliente que me deixe um tempo mexendo no rack dele para fazer as filmagens necessárias.

    ResponderExcluir
  5. Intruder A620/5/09 22:30

    Quem sabe se o problema é a qualidade do cabo HDMI ? Cabo ruim ou de baixa qualidade provoca estas coisas ( tive problema parecido com este quando liguei um notebook na minha TV LCD com um cabo VGA vagabundo ).

    ResponderExcluir
  6. Intruder_A6,

    Impossível. Problemas digitais não se manifestam dessa maneira (ruído de aspecto constante, contido em ponto específico da cena, apenas em segundo plano, etc.)

    ResponderExcluir
  7. Retificando: problemas de interconexão/transporte de vídeo digital não se manifestam dessa maneira.

    ResponderExcluir
  8. Não há dúvida, é film grain (que pode ser digital ou da própria película). Alguns diretores gostam bastante do film grain, assim como muitas pessoas (como eu).

    Existem diversos filmes que saturam bastante este efeito, indo muito além do natural. Demonstrar isto num filme em BD é demonstrar a capacidade do encoder conseguir reproduzir o grain (ruído == muita informação == alta complexidade == difícil de compactar), característico das salas de cinema.

    Mas tem o outro lado também, assim como você, muitas pessoas não gostam e acabam achando que pode ser algum problema.

    Se você tiver uma conta no blu-ray.com, dá para ver diversos screenshots do filme em 1080p. Para quem não tem conta, as fotos estão em 720p apenas. Lá dá para notar bem o granulado.

    ResponderExcluir
  9. Jefferson, uma correção: O Quinto Elemento (The Fifth Element) não possui 20 anos, pois é de 1997. Veja aqui:
    http://www.imdb.com/title/tt0119116/

    ResponderExcluir
  10. Jefferson,

    O quinto elemento em blu-ray não é referencia de imagem como era em DVD. Um filme referencia que você pode testar é 007 Casino Royale. Fora o disco usado, as Sony Bravia vem com uma regulagem de fábrica horrível que acentua muito a granulação, chega a ser realmente decepcionante o resultado. E isso só se pode "consertar" com o uso de um colorímetro e entrando no menu de serviço para regular corretamente os níveis RGB e acertar a curva de resposta das cores.

    ResponderExcluir
  11. Para testar a qualidade de imagem eu recomendo qualquer um que tenha sido produzido para IMAX, como alguns documentários e o Batman 2. Outros filmes, como Baraka (1992), The Fall (2006) e a série de documentários da BBC, Planet Earth, são ótimas referências também. Foram feitos com uma preocupação exclusiva na fotografia.

    Por último, o recente filme Operação Valkiria tem bastante 'film grain', em algumas cenas fica mais evidente pela baixa iluminação (alto ISO do filme).

    ResponderExcluir
  12. VR5,

    Eu não sei de onde eu tirei esses 10 anos extras. Obrigado!

    ResponderExcluir
  13. Intruder A624/5/09 21:37

    Eu baixei este documentário Planet Earth, ele é em HD ( 720P da fonte de onde baixei ), e a imagem é fantástica ( 24GB em 11 capítulos ). Na maioria dos cenários a resolução é máxima, mas não em todas, em algumas dá para ver uma resolução menor e um ruído na imagem como o que se vê em máquinas fotográficas digitais com sensibilidade ISO elevada demais ( nem tudo é perfeito ).

    ResponderExcluir
  14. Posso "zoar" um pouco?

    "é difícil para ?mim? deixar de ser distraído por ele"

    Essa foi cruel heim, hehe.

    Um abraço, seus textos são fantásticos, que pena você não ter mais tempo para escrever mais :-)

    ResponderExcluir
  15. Hummm... o que foi? Erro de português? Não entendi do que você está zoando :)

    ResponderExcluir
  16. Sim, erro de português:

    "é difícil para EU deixar...".

    Aliás, por que o copy/paste está desabilitado? Isto atrapalha um pouco.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo,

    Eu conheço a regra de usar "eu" antes do verbo no infinitivo, mas tenho a impressão que nesse caso específico ela não se aplica. Eu prefiro reescrever a frase inteira a usar "eu" ali.

    E que eu saiba não há nada de errado com o copy/paste.

    ResponderExcluir
  18. Rodrigo Bretas30/5/09 01:16

    primeiro:
    PS3 nao foi feito para ver filme para inicio de conversa, uma criança nao exige tanto da imagem assim, portanto qualidade fica em ultimo plano para consoles de joguinhos

    segundo: os LCDs da Sony sao os mais exigentes em qualidade portanto, se nao tem uma fonte boa esquece ! Foi o caso

    terceiro: tem q respeitar o tamanho do LCD X distancia, enfiar a cara no LCD e ficar procurando defeito vc vai achar sempre

    e quarto: MIM, nao se usa antes de verbo (qualquer um), mim nao faz nada!

    "Mim" é pronome oblíquo e, segundo a regra não pode ocupar a função de sujeito, apenas de objeto. Portanto não devemos dizer "sugira um livro para mim ler". O certo é "sugira um livro para eu ler". Se o verbo "ler" não estivesse na frase, o uso do "mim" estaria correto "sugira um livro para mim".

    ps. tem q ver a qualidade do cabo hdmi se for estes comprados no supermercado ou estes baratinhos de R$50 esquece tb
    tem q ver a versao hdmi da tv e do player, a atual é 1.3

    ResponderExcluir
  19. Rodrigo Bretas,

    1) Você precisa dar um pulinho de volta na sua escola e conversar com seu professor de português. "mim" não é sujeito naquela oração.

    Eu estava esperando que alguém sensato aparecesse para confirmar meu texto, mas como só estão aparecendo os que pensam como você, eu recomendo que todos leiam isto aqui. Provem que o autor está errado, se puderem.

    2)Eu não estava procurando defeito. Era algo evidente.

    3)Não perca seu tempo defendendo a diferença entre cabos HDMI no meu blog.

    ResponderExcluir
  20. Intruder A630/5/09 07:01

    Jefferson,

    Mesmo sendo correto, acho tão estranho usar para mim (no segundo exemplo), que prefiro não usá-lo.

    Mas chega de off-topic por aqui.

    ResponderExcluir
  21. Intruder,

    Eu também não uso quando acho que soa estranho, mesmo sabendo que é correto. Eu procuro outra forma correta e mais familiar. Por exemplo, não há quem me faça escrever (ou achar certo) "fotinho" como diminutivo de "foto". Mas o danado é que eu acho aquela minha construção absolutamente normal e fiquei surpreso com essas críticas.

    ResponderExcluir
  22. Jefferson - É por situações como estas que, muitas vezes, chega a ser frustrante compartilhar conhecimentos e experiências! NINGUÉM é dono da verdade, todos nós somos falhos e considero injusto ser amputado de nós o direito de errar! Felizmente, neste episódio, você está correto e provou muito bem isso. Em outro cenário, mesmo que você tivesse errado, um questionamento seria de muito mais bom senso que uma crítica debochada como essa!

    Só para complementar e finalizar...
    Quase que intuitivamente, a minha escrita não é das piores, mas eu sempre me preocupo com a qualidade do que escrevo e tento melhorar! justamente por isso, eu gosto quando tenho oportunidade de aprender ou assimilar algo novo! Essa discussão, embora off-topic, acabou sendo muito útil! Valew!!!

    ResponderExcluir
  23. PS3 Developer31/5/09 18:09

    Rodrigo Bretas, o PS3 não é um bom player de bluray? Qual autoridade em processamento de video paralelo você tem para dizer isto?

    O Cell BE é "quase" uma obra de arte. No PS3 a decodificação é feita por software, o que pode ser melhorado a cada atualização. A melhor imagem que você pode obter de um player está limitada ao algoritmo, com um processador genérico e paralelo como o Cell a imaginação e comptência dos programadores é o limite. Segundo, plataformas como o PS3 não foram feitas para "joguinhos de crianças", mas para adultos "loucos" mas extremamente competentes que usam clusters de PS3 em Universidades públicas para diversas pesquisas.

    Mas voltando ao assunto, os outros players de BD que custam mais que o PS3 foram feitos para um público igual ao teu, que acha que "pagando mais" terá uma imagem melhor, quando o algoritmo é basicamente o mesmo.

    Estude sobre o hardware do PS3 (duvido, mas não custa sugerir), depois compare-o com o hardware de um BD da própria Sony (duvido também).

    É cada uma que eu tenho que ler...

    ResponderExcluir
  24. PS3 Developer,

    Eu também fiquei surpreso com essa afirmação dele. É difícil imaginar que com a extrema concorrência entre consoles e com o PS3 tendo sido posicionado especificamente como uma das estratégias da Sony para vencer a guerra contra o HD-DVD, que a imagem do PS3 seria "boa apenas para crianças". Não questionei imediatamente porque estava ocupado com as outras afirmações e sabia que pelo menos esta alguém apareceria para questionar :)

    "para um público igual ao teu, que acha que "pagando mais" terá uma imagem melhor,"

    Está escrito "sou videota" por toda parte no texto dele. Ficou evidente quando ele disse que um cabo HDMI "baratinho" de R$50 não tem qualidade.

    ResponderExcluir
  25. Intruder A631/5/09 19:01

    Será que o PS3 executa vídeo Matroska codificado em 1080P ( Blu-ray RIP ), se executar começo a pensar nele como um player forte candidado e ir para a minha estante ( não como um vídeo game, mas como algo mais ).

    ResponderExcluir
  26. Intruder,

    Que eu saiba, o PS3 ainda não entende o container Matroska e variados codecs (como o AC3), por isso você precisaria converter para um arquivo com container MP4 e com codecs "válidos" antes.

    Tirando esse "pequeno problema", sim, o PS3 reproduz um BDRIP de 1080P.

    ResponderExcluir
  27. Intruder A631/5/09 19:33

    Desse jeito me desanima ( por enquanto ). Já encontrei um midia-player de vídeo cheio de recursos que lê tudo e muitas formatações de HD USB ( já falado pelo pessoal aqui no seu blog ou no fórum, não lembro agora ), inclusive NTFS e EXT2 e EXT3, pau para toda obra ( re-codificar não é uma coisa que me anime muito, prefiro pegar a coisa pronta ). É bem capaz de comprar o dito cujo mesmo sabendo que precisarei puxar cabo de rede e/ou colocar um HD externo ( numa gaveta ou HD SATA ) para poder ver filmes em FULL HD ( além de ter que baixar da Internet os filmes ).

    ResponderExcluir
  28. PS3 Developer31/5/09 23:31

    O maior "defeito" do PS3 é o bloqueio do acesso à GPU da nvidia. Se isto fosse possível, então teríamos uma máquina linux completa e poderosa. Na verdade já temos, mas sem aceleração de vídeo. A partir do instante que conseguirem, ou a Sony liberar -- o que eu duvido -- seria possível decodificar uns 4 videos simultaneamente a 1080p H264 (seja qual for o container: mp4, mkv e etc). Mas mesmo sem o acesso à GPU, só com os processadores, seria possível decodificar 1080p, mas é preciso reimplementar parte do ff-h264 (da API do ffmpeg) para os núcles SPE.

    Por enquanto só através do software da própria Sony, aquele media center que vem embutido. Mas ele é bastante restrito, não toca matroska, por exemplo.

    @Jefferson: sobre o cabo, eu tenho um aqui de R$ 25 que aguenta qualquer coisa, então eu também nem me preocupei em contestar :)

    ResponderExcluir
  29. PS3 Developer,

    É competição? :)
    Os cabos HDMI desse cliente foram comprados por menos de R$18 na época. :D

    Um videota grita imediatamente "não presta!", mas é perda de tempo dizer isso no meu blog ou no fórum. Os motivos eu já dei.

    ResponderExcluir
  30. Voltando um pouco ao português, não há nada de estranho na frase do Jefferson. Muito pelo contrário. Ponham na ordem padrão e vejam:

    O que ele disse, na ordem padrão: "Deixar de ser distraído por ele é difícil para mim." Isso está absolutamente certo.

    O que os "entendidos" no português sugeriram, na ordem padrão:
    "Deixar de ser distraído por ele é difícil para eu." Isso está totalmente errado.

    Como Jefferson falou, o mim não é sujeito de nenhuma oração na frase.

    Acho muito chato criticar erros de português. Dou muito mais valor à língua falada, cotidiana, do que à norma culta imposta por quem menos a fala. Mas quando alguém critica o uso correto, sem conhecer a norma, é muito pior.

    ResponderExcluir
  31. Já tive problema semelhante com um cabo HDMI de 15 m. Apresentava ruído da forma descrita quando em 1080p, baixando para 1080i ficava bom!.Substitui por um cabo mais grosso (e mais caro) e ficou OK!

    ResponderExcluir
  32. Esqueceram de dizer que a bravia foi feito para a bravia. Outros bdvd players não vão gerar nunca o "estilo diferente" dessa linha. Não sei porque a sony tem essas frescuras.

    ResponderExcluir
  33. Ao ler seu blog, percebi que tem uns caras muito feras por aqui. Apesar das descordâncias, todos se posicionam muito bem. Parabens a todos!!
    Estou postando, não para comentar, mas para tirar algumas dúvidas e fazer um posicionamento sobre a imagen do Blu-ray.
    Comprei uma LCD de 42" da AOC e om Blu-ray da Tectoy. Quando coloquei o cabo HDMI e coloquei vários blu-rays da IMAGEM FILMES tive uma tremenda decepção! Apesar da imagem ser extremamente nítida, aparece uns "grãos de areia" que incomoda demais.
    O que desejo saber é:
    1) É normal essess "grãos de areia"?
    2) A imagem de blu-ray é essa decepcionante imagem ou meu blu-ray e minha tv é uma bosta?
    3) Tvs de "marca" apresentam essa mesma granulação?
    4) Qual a tv que apresenta a melhor imagem do mercado?
    5) tem algum filme que voces recomendam que tenha uma imagem extremamente cristalina?

    Obrigado pela atenção;

    PAULO

    ResponderExcluir
  34. Olá a todos, muito tempo que este post está abandonado, porém é muito interessante!

    Jefferson, está de parabéns pela maneira como se comunica! Fica muito claro o que quer nos passar. E MIM não ligar se há erros ou não no texto, desde que a pessoa saiba o que diz.

    Tenho uma TV LG Plasma 42" a muito tempo. Semana passada resolvi comprar um PS3.
    E não somente para jogos, e sim porque me interessei muito em ver filmes em Bluway.
    Para não ter problema com a qualidade da imagem, perguntei a um técnico em eletrônica qual era o melhor cabo HDMI atualmente, ele me disse que era o da Microsoft, então lá fui eu compra-lo.
    Pensei:
    " - Agora sim terei uma imagem surpreendente!"
    Comprei o jogo Call of Duty Black Ops, e realmente a qualidade da imagem em 1080P é impressionante!
    Mas ao colocar Bluway "Ameaça Terrorista" me decepcionei. O "ruido" ou a "areia" na imagem é frustrante. E é exatamente como você disse: "Não é que estamos procurando defeito, mas é impossível não notar".

    Com outros filmes foi a mesma coisa. Mas conforme o jogo isso não ocorre (Nos jogos que existe a opção de qualidade de 1080).

    Fui em uma grande loja de eletrônicos olhar a imagem das TV's para ver se por acaso era só la em casa o problema. Mas em todas as marcas e modelos de TV o "problema" se repetia.

    Creio então que deva ser uma limitação dos filmes mesmo. Ou pode ser o tal do film grain. Mas realmente o Bluway não é TUDO aquilo que achei que seria.

    Grato pela atenção,
    Bruno Marcellus.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.