-->

domingo, 19 de outubro de 2008

Notebook Toshiba U305 : Drivers para Windows XP

O notebook vem originalmente com 1GB de RAM e Windows Vista Home Premium, que é naturalmente uma carroça. Mesmo com 2GB de RAM o bicho ainda fica lerdo.

A Toshiba não dá suporte a Windows XP nesse notebook, por isso você tem que se virar para achar os drivers. Após instalado o Windows XP ficam faltando o driver de video, o driver do adaptador de rede sem fio e o driver do leitor de cartões (que aparece como uns quatro "dispositivo do sistema básico").

Driver do leitor: Use o driver Ricoh Card Reader do DVD 1 ou do site da Toshiba;

Driver de Video: Intel 945GM - O driver disponibilizado pela Toshiba, no site ou no DVD original, não serve.

Driver Wi-Fi: Esse deu mais trabalho. O driver do DVD não serve (provavelmente é só para Vista). Para o Unknown Devices ele aparece mais ou menos como "Atheros AR5006x" e esse nome é que aparece na lista de drivers do DVD da Toshiba. Mas tentar instalar qualquer driver específico para o AR5006, como este, é perda de tempo. O driver instala, mas fica sempre com uma exclamação no gerenciador de dispositivos. Eu notei pelo Unknown Devices que havia uma referência a "askey", mas sem nenhum modelo. Depois de esgotar minha paciência com a instalação do driver errado (que até então eu achava ser o certo), abri o notebook para procurar mais pistas no próprio adaptador. Havia uma:



Atheros/ASKEY AR5BXB63

Procurando por "AR5BXB63" no Google só encontrei dois links com o driver. Um era no driverguide (requer registro) e o outro estava hospedado no Rapidshare. Baixei o do Rapidshare ciente de que podia ser alguma trapaça, mas não era.

Para quem prefere confiar em mim, coloquei uma cópia no meu servidor.

Edit: Com os drivers citados acima, o U305 está agora rodando XP com tudo instalado e funcionando como deveria.

Edit 20/10/08: O autor deste tópico afirma que o Satellite U305 funciona com os drivers do Tecra M8. Assim se você tiver qualquer outra dificuldade com drivers XP para o U305, tente os desta página.

9 comentários:

  1. Zaith,

    Acho que não ficou claro no meu texto que o driver que encontrei funcionou. Vou reescrever para deixar claro.

    De qualquer forma, obrigado pelo link! Não cheguei a esse site na minha pesquisa e o site oficial da Atheros não tem driver algum.

    ResponderExcluir
  2. Qual é a placa de audio desse note?

    ResponderExcluir
  3. Pablo,

    Não sei. Como o áudio estava instalado e funcionando quando recebi o notebook, nem olhei.

    ResponderExcluir
  4. Se eu comprasse um Notebook desses para o Vista com 1 GB de memória ( só se for em sonho que 1 GB é suficiente para o Vista, e o pior é que fabricante ainda acha que com uma configuração dessas suporta o Vista ), e não tivesse condições de mudar para o Windows XP ( ou o Linux ), provavelmente seria o último equipamento que compraria deles.

    Fico até imaginando como deve funcionar uma coisa dessas com o Vista e 1GB de memória. Será que eles acham que alguém depois de comprar uma coisa dessas vai achar que fez um bom negócio, e depois vai voltar a comprar deles ??? Nem em sonho.

    ResponderExcluir
  5. Intruder,

    E para completar, são dois módulos de 512MB, ocupando todos os slots. Assim qualquer tentativa de upgrade desperdiça pelo menos 512MB, pois em quase 100% dos casos o usuário não tem o que fazer com o módulo que sobra.

    ResponderExcluir
  6. caro Jeferson, parabens por seu conteudo brilhante. até já havia desistido de colocar o XP num toshiba vista. agora ficou jóia.

    um abraço,
    Junior de Jundiai-sp

    ResponderExcluir
  7. Caros amigos, deixo aqui, também, a minha indignação.
    Os fabricantes de notes não estão mais fazendo drivers para o XP, acredito ser um complô com a Microsoft para deixarmos de usar o melhor Windows já criado. Como disse o amigo Intruder é ridiculo usar Vista nesses notes.
    Encontrei o driver original da wirelles, depois que instalei vi que não se tratava do 5006 e sim do 5007, para aqueles que querem entrem em http://www.mundowifi.com.br/forum/thread1390.html.
    E para o Card Reader encontrei um no site da HP o site está em Francês, mas é só clicar em sp33475.exe, fazer o download e instalar.
    http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/genericSoftwareDownloadIndex?softwareitem=ob-42569-1&cc=fr&lc=fr&dlc=fr&dlc=fr&lang=fr

    Abraços a todos

    ResponderExcluir
  8. Valew Pelo Post Me ajudou Muito
    Artigo Muito util
    Valew

    ResponderExcluir
  9. fera nota mil isso ke eu mas precisava.... vlw

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.