-->

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

TV-Monitor LG 22LG30R - Problema sério com jogos

Um cliente decidiu aposentar seu monitor CRT SONY de 21" (Multiscan G520 - um espetáculo!) e comprou uma TV-monitor LCD widescreen de 22". Eu, que tenho uma enorme birra com monitores LCD em geral e um preconceito considerável contra monitores widescreen, consegui mais uma vez confirmar minha opinião depois dessa troca.

Prá começar, como sempre eu fiquei decepcionado com a imagem ao exibir filmes. Mas isso era perfeitamente esperado e o cliente não se incomodou, pois para ele tirar o gigantesco e pesadíssimo CRT Sony de sua mesa valia o esforço. O problema real e totalmente inesperado apareceu foi quando começamos a testar como iam ficar os jogos.

A imagem de vários deles ficava inexplicavelmente deslocada para a esquerda, tornando difícil ou impossível jogar.

FIFA 2008



The Fifth Element



Flight Simulator 2004



Outlaws



Muitos jogos funcionavam perfeitamente e a princípio não parecia haver nenhuma relação entre os jogos problemáticos. Mas depois de muitas experiências e testes em três computadores diferentes, com três placas de vídeo diferentes de tecnologias diferentes (Nvidia e ATI) e dois SOs diferentes (Windows 98 e XP), tive certeza de que o problema era no monitor e deduzi que acontecia sempre que o jogo escolhia a resolução de 800x600, porque eu sempre conseguia reproduzir o problema no próprio desktop do Windows se escolhesse essa resolução para a placa:



O problema é que um jogo baseado em DirectX não se importa com a resolução que você determina para o Windows. O desenvolvedor é que escolhe a resolução mais apropriada e justamente 800x600 é uma resolução muito popular em jogos Windows. Para alguns jogos foi possível mudar a resolução para passar pelo bug (para mim, tem que ser bug), mesmo que de um modo completamente contra-intuitivo (no FIFA 2008 isso precisa ser feito por linha de comando, no atalho do jogo), mas não teve jeito de resolver o problema para todos. The fifth element não oferece qualquer controle de resolução e o próprio FIFA 2008, apesar de poder ter a resolução da partida ajustada, exibe os menus iniciais sempre em 800x600. E a parte da tela perdida do lado esquerdo era suficiente para tornar impossível a escolha de opções para um dos times.

O monitor tem opções limitadas de ajuste, que não serviram para nada. Uma das opções permite centralizar a imagem na tela, mas ela continua cortada!

Procurei informações na internet sobre o problema e não encontrei nada. Todas as reclamações referentes a jogos em monitores widescreen são de outra natureza (em geral, porque não preenche a tela). Enviei uma solicitação de ajuda para a LG via formulário no site, anexando um arquivo ZIP com fotos do problema e, como eu já esperava, não obtive nenhuma resposta.

Eu ainda tinha um palpite e resolvi arriscar. Como todos os testes tinham sido feitos com conexão analógica, a placa de vídeo do cliente tinha DVI e o monitor tem uma entrada HDMI, comprei no Mercado Livre um adaptador DVI-HDMI e repeti os testes.

Problema resolvido. Na entrada digital o monitor não apresenta o bug.

21 comentários:

  1. Bela dica !!!!!! To pensando em pegar um SANSUNG 22 para substituir um Sansung 15 CRT.
    Estou com receio deste tipo de problema. Mas minha VGA é uma 7600 e tem DVI. Isso me tranquilisou mais.

    ResponderExcluir
  2. Um "detalhe" do widescreen é que como o tamanho dos monitores é medido na diagonal, passar para um "número" maior às vezes significa aumentar somente na largura.

    Por exemplo,: um monitor normal (relação 4:3) de 15" tem largura 12" e altura 9". Já o widescreen de 19" (com relação 16:9) tem 16.6" largura e altura 9,3".

    Por outro lado, no início do ano passei no trabalho de um CRT 17" antigo para um LCD 19" (não widescreen) e o resultado foi ótimo. Ganhei espaço na mesa, deu para aumentar a resolução (depois dos 40 vocês entendem) e a imagem ficou bem mais bonita.

    ResponderExcluir
  3. Daniel,

    Em um monitor de 19" eu quero poder usar pelo menos 1600x1200. Nenhum monitor LCD que eu possa pagar oferece essa resolução. É um dos meus motivos para rejeitar os monitores LCD.

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho um samsung 2232bw (1680x1050) e as vezes, quando coloco um jogo que usa uma resolução diferente da padrão, a tela fica mais para esquerda, ou seja, desalinhada.

    Como você notou, isso só ocorre ligando o monitor na entrada analogica. Via DVI, tudo funciona perfeitamente e inclusive, certos ajustes do monitor (acho que vertical / horizontal) ficam indisponíveis.

    No meu monitor, que eu uso via entrada analogica, quando esse problema ocorre, eu aperto a tecla "auto", que posiciona a tela de forma correta, além de realizar outros ajustes, que eu não me recordo agora.

    ResponderExcluir
  5. Lucas,

    Se não me engano, essa TV-Monitor também tem o "auto", mas não resolve o problema.

    ResponderExcluir
  6. Jefferson, eu sempre estou de olho no seu blog! É muito bom mesmo, informações completas, um texto que pode ser gigante que não enjoa, enfim, é muito bom mesmo.

    Bom, vindo ao assunto de Monitores LCDs, eu até duas semanas atrás usava um CRT 17" da LG, mas que pifou, aí eu decidi comprar um LCD e Comprei o Modelo W1952TQ da LG de 19" e digo que depois de você usar o LCD por uma hora e depois mudar para o CRT com o refresh de 85Hz, você percebe a tela cintilando mesmo assim....

    Nunca mais volto para CRTs, você podia TENTAR, se ainda não tentou né Jefferson?

    Bom Aqui eu Uso o Cabo DVI, que já veio no monitor e nunca obtive problemas com jogos, vídeos ou qualquer coisa do tipo.

    A ÚNICA coisa que me incomodou, mas que eu já solucionei Foi as relações.

    -> O Meu modelo tem relação 16:10 e resolução máxima de 1440x900.
    -> Os WideScreens "originais" tem relação 16:9 e resoluções Acima de 1440x900.
    -> E a maioria dos Filmes, não rodam em tela cheia mesmo sendo Monitor Widescreen, sempre fica sobrando tarjas pretas nas laterais ou emcima, ou embaixo... Arrumei isso com o Divx Player, que te permite escolher a relação sem cortar imagem...

    Bom, desculpe pelo grande comentário, só quis deixar meu pouco conhecimento aqui.

    E Parabéns mais uma vez Jefferson, Muito bom o seu trabalho e continue postando mais e mais!

    ResponderExcluir
  7. MalarKeY,

    Eu estou no grupo de pessoas, aparentemente pequeno, cuja visão não dá a mínima para taxas de refresh. Para mim não há diferença perceptível entre 60 ou 100Hz. Neste momento eu estou trabalhando a 1280x1024@60Hz e não sinto absolutamente nenhum incômodo. Só não estou a 1600x1200 porque meu monitor de 19" pifou.

    E olha que eu tenho miopia e astigmatismo desde os 6 anos. Para usar um computador eu preciso de lentes corretivas para ter uma acuidade visual próxima do "normal".

    Eu já tive um notebook pessoal e no trabalho eu tinha um monitor LCD. Em nenhum momento, mesmo, eu me senti mais confortável na frente do LCD que na frente do CRT. Ou eu não percebia diferença alguma, ou me irritava com as limitações do LCD.

    Talvez (não sei) seja essa mesma característica de minha visão que me faz achar monitores LCD um lixo exibindo filmes. No desktop do Windows ou exibindo outras imagens "computer generated" fica muito bonito, mas basta rodar um DVD para que eu saia enumerando defeitos nos primeiros minutos. Fica difícil se concentrar no filme.

    E obrigado pelas palavras de incentivo!

    ResponderExcluir
  8. Jeferson , coloque a resolução do jogo na mesma resolução que o monitor suporta , ae o jogo vai ficar certinho na tela.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo,

    Por favor leia o texto inteiro, com atenção, antes de comentar.

    ResponderExcluir
  10. Realmente em filmes eu acho que o LCD (pelo menos os que já testei) ficam devendo, pois se não olhar a imagem de um determinado angulo ela fica embaçada/esquisita.

    Agora incrível como você não nota diferença entre 60 ou 100Hz. Eu por exemplo preciso que esteja em pelo menos 70Hz, em 60 vejo claramente a tela piscando e "cansa a vista" em poucos minutos.

    ResponderExcluir
  11. Não existe ângulo que me permita ver a imagem de um filme no LCD tão boa quanto a imagem do mesmo filme em um CRT.

    Mudando o ângulo, mudam os defeitos, mas sempre existem defeitos.

    ResponderExcluir
  12. Se eu morasse perto de Recife eu perguntaria se o seu cliente não quer vender o CRT Sony 21".

    ResponderExcluir
  13. Estimado Jefferson, considero-o abençoado, por não perceber ou sentir os efeitos da diferença de freqüência em monitores CRT, ainda mais sendo portador de miopia e astigmatismo, como eu.

    É cediço que graves ou súbitos males não costumam advir da utilização do monitor configurado em freqüências de 60 hertz ou inferiores, entretanto, para as pessoas mais sensíveis, após um longo dia de trabalho, uma configuração mais confortável pode significar a crucial diferença entre o bem estar e uma terrível dor de cabeça ou cansaço ocular - cuja causa muitas vezes nos é desconhecida.

    A longo prazo, certamente, tais desconfortos podem influenciar diretamente na saúde e na qualidade de vida de tais indivíduos.

    No meu caso particular, embora minha área seja a de ciências humanas, trabalho a maior parte do dia em um computador, frente a um monitor CRT de 17 polegadas.

    Sentia corriqueiras dores de cabeça ao final do dia e não sabia a causa.

    Por isso faço questão de registrar que as dores melhoraram muito com uma taxa superior (85 hertz).

    Melhoraram ainda mais depois que passei a adotar intervalos de 10 minutos a cada hora de uso do contínuo do computador, procurando me ater a outras tarefas no período em questão.

    Segue, abaixo, link para um artigo academicamente despretensioso publicado no site "boa dica". É antigo, porém bem redigido e ainda atual. Versa sobre a configuração de vídeo de monitores - atentem especialmente para a parte final, que discorre sobre a freqüência de atualização.

    http://www.boadica.com.br/noticia.asp?codigo=3066

    Apenas por amor ao debate, trata-se de um fenômeno ótico curioso, mas é justamente aumentando a freqüência de atualização que podemos diminuir a sensação de pulsar e de vibração da imagem, uma vez que o olho humano somente é capaz de perceber certas velocidades - por favor me corrijam se eu estiver errado. Dessa forma, percebemos que uma imagem está "piscando" mais quando, na verdade, se atualiza ou se repete com menos freqüência.

    Por favor, perdoem qualquer erro ou impropriedade, pois realmente estou bem fora da minha área. Peço que, se for o caso, gentilmente, apontem o equívoco.

    Compartilho a informação apenas com o intuito de, talvez, beneficiar alguém que eventualmente esteja vivenciando o mesmo problema.

    Jefferson, mais uma vez, parabéns pelo BLOG e pela redação dos artigos.

    É sempre uma leitura bastante aprazível.

    ResponderExcluir
  14. David,

    O monitor foi vendido por mim via Mercado Livre por R$500 para um morador de João Pessoa. Ele providenciou o transporte.

    Eu teria ficado ele se soubesse na hora que meu monitor de 19" ia pifar dias depois :(

    ResponderExcluir
  15. Pianothad,

    Eu faço pausas "naturais" (não preciso me policiar) no uso do monitor porque saio para fazer café ou "beliscar" alguma coisa pelo menos uma vez a cada duas horas. Geralmente uma vez por hora.

    Além disso, tenho TV no quarto e divido minha atenção com ela.

    Houve uma época, há anos, em que eu sentia muito sono após algumas horas na frente do computador e até achei que fosse o refresh. Mas o problema sumiu sem que eu determinasse a causa.

    ResponderExcluir
  16. Olá.Eu utilizo um notebook no serviço e tentei mudar a resolução do monitor.Ficou ruim, distorcido.Após algumas consultas no google, descobri qie os monitores LCD sempre devem ser usados na resolução máxima.Logo se os jogos trabalham em 800x600...
    Quero comprar uma TV/monitor no final do ano e a dica foi devidamente anotada.
    sds
    Ricardo

    ResponderExcluir
  17. From Floripa

    Tenho um TV 22 LCD LS4R. Funciona perfeitamente, um show. Tenho o flight Simulator 2004 e tá show de bola. Comprei outro hoje para minha namorada. LG30 tbm 22. Modelo novo. Testei e tá tudo beleza. O cabo VGA deve ser o de melhor qualidade. Melhor pedir para fazer numa casa especializada.

    Abração a todos, Feliz Natal e 2009 de sucesso!!

    ResponderExcluir
  18. Comprei essa mesma TV para o meu Xbox 360 é a imagem esta espetacular!!!

    ResponderExcluir
  19. Olá,

    Também tinha este problema com ele ligado no cabo rgb, e quando instalei o dvi hdmi os problemas acabaram, além de melhorar a qualidade da imagem!

    ResponderExcluir
  20. Engraçado que isso acontece em monitores LG, LCD ou não. Em Samsungs, até agora, nunca vi isso acontecer. Nunca testei em outras marcas até agora, aliás.

    ResponderExcluir
  21. As saídas analógicas das placas de vídeo montam o quadro onde elas "acham" que deve começar, e com o tamanho que "acham" razoável. Isso pode trazer muita diferença na hora de reconverter para digital no LCD; por isso os monitores LCD precisam fazer seu "auto-ajuste" para cada resolução diferente, para cada placa diferente, etc. Já as saídas digitais dizem diretamente qual é o pixel que deve ser aceso e com que cor, sem precisar de ajustes.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.