-->

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Macintosh: "It Just Works"?!

"It just works" é o ponto principal da campanha "Get a Mac". O texto diz: 
Why you'll love a Mac.
1. It just works. How much time have you spent troubleshooting your PC? Imagine a computer designed by people who hate to waste time as much as you do. Where all the hardware and software just works, and works well together. Get a Mac and get your life back. 

Yeah... Right!

Ontem eu tive, pela primeira vez na vida, contato direto com um Mac. Um de meus clientes, influenciado por dois de seus filhos (um é publicitário e o outro é músico, claro) comprou um Macbook. O aparelho e o sistema me causaram impressões desagradáveis do início ao fim.



Minha "missão" era instalar o Windows XP em outra partição, para que o o cliente tivesse duas opções de SO. Tarefa teoricamente simples já que o Macbook é "intel based" e já vem com o Bootcamp, que auxilia o usuário justamente nessa tarefa. Dessas coisas eu já sabia há muito tempo, por isso não perdi tempo com o "será que dá?". Mas não levei nem cinco minutos com o aparelho e os problemas já começaram.

Ao final do processo de particionamento, o OS X pede para inserir o disco de instalação do Windows. O Macbook recusou o disco duas vezes. Na terceira tentativa ele reconheceu e reiniciou, mas ficou travado exibindo uma tela branca onde seria o "post" em um PC. Desligar e religar não adiantava nada, porque continuava não inicializando. Tentei ejetar o disco mas não foi possível porque o MacBook usa um drive "slot loading" (para mim, isso só tem seu lugar em carros) que nem tem botão "físico" de ejeção nem orifício para ejeção de emergência. O Mac tem um botão enorme de "Eject" no teclado que, adivinhe, só funciona com o sistem operacional carregado. Imagine o ridículo de um botão cuja única função é essa, mas que é inútil quando ele é realmente indispensável (no OS X, arrastar o ícone do drive para a lixeira também ejeta - o que também tem uma lógica duvidosa, diga-se de passagem).

Lendo o pequeno manual encontrei a resposta. Basta manter pressionado o botão do trackpad ao inicializar para que o disco seja ejetado. Para que serve o botão de "eject" mesmo?

Outra tentativa. Desta vez a instalação começou (nenhuma pista do motivo de não ter funcionado antes). Todos os arquivos foram copiados mas na primeira inicialização do XP (antes de entrar no modo gráfico de instalação) o Mac travou com uma mensagem de erro de boot e que pressionasse uma tecla para reiniciar. Claro, é um Mac, logo não adiantava pressionar tecla alguma porque não reiniciava.

Desliguei e liguei de novo. Mesma coisa. Segui o procedimento para ejetar o disco. Mesma coisa. Fui procurar no manual se havia algum jeito de forçar o Mac para inicializar pelo OS X. Basta ligar pressionando a tecla Option para aparecer um menu com as opções de boot. Escolhi a partição do Mac OS e finalmente ressuscitei o notebook. Na GUI constatei que os arquivos do Windows estavam na partição incluindo os arquivos requeridos pelo boot, mas qualquer tentativa de dar boot pela partição Windows falhava. 

Achei que pudesse ser algum detalhe que eu não conhecia sobre o processo de "ativação" da partição Windows e decidi imprimir (cadê a opção de ler na tela? Juro que não encontrei.) o "manual do bootcamp". Para isso era necessário instalar uma impressora. Conectei a HP deskjet do cliente e... nada...

Eu esperava algum tipo de aviso de que a impressora havia sido reconhecida, mas nem mesmo se ouvia um bip. Tive que ir para a Ajuda descobrir que "era assim mesmo" e a impressora que nunca havia sido conectada antes ao notebook instalou sem dar um pio. Algo completamente sem sentido para mim.

OK. Pelo menos a impressora está instalada. Pior seria se eu tivesse que arrumar um driver para Mac (estou tentando ser positivo). Procurei opções para imprimir apenas em preto e branco ou em modo rascunho e... nada também! Tive que imprimir o manual de 25 páginas em cores e na qualidade padrão da impressora.

E não parou por aí: O OS X era em português mas o manual foi impresso em inglês!

Até para mim, que consigo ler nas duas línguas sem dificuldade, isso atrapalha. Porque você lê uma coisa no manual e tem que encontrar o equivalente em português nos menus. Um exemplo de consistência, usabilidade e produto bem acabado, realmente...

Constatei que não havia nenhum segredo. Eu estava procedendo do jeito que deveria (pelo menos de acordo com o manual) mas não funcionava.

Fiz mais testes para determinar exatamente qual o problema. O Mac se recusou a dar boot pelo DVD do Windows Vista e pelos CDs do XP SP2 e SP3 (em comum, todos usam o método "no drive emulation" para o boot), mas deu boot normalmente por um CD de boot do tipo "floppy emulation". O fato de ser original ou cópia (CD-R/DVD-R), não mudava nada, pois o Mac rejeitou do mesmo jeito um CD do XP SP2 sem arranhões e ostentando toda a glória do rótulo tridimensional da MS.

Como resolver isso? Não faço a menor idéia. Fiz uma rápida pesquisa no Google e encontrei pessoas com problemas relacionados (nenhum igual) e nenhuma resposta. Verifiquei se havia um update de firmware no site da Apple e a versão instalada no cliente era mais nova que a mais recente disponível para download.

Desisti. Disse ao cliente que pedisse ajuda a seu filho que usava Mac, antes de levar para a Assistência (sim, foi comprado com nota e suposta garantia em todo o Brasil). Ele, que acompanhou todas as minhas tentativas, no final estava ainda menos impressionado do que eu com a suposta "facilidade de uso" do Mac e sua fama de "não dar defeito".

Eu mesmo esperaria bem mais de algo que custou R$2300.

16 comentários:

  1. Minha experiência com o Mac foram mais produtivas do que esta sua, entretanto, tão complicado quanto.

    Em duas ocasiões diferentes no mesmo equipamento tive que conectar um iMac, acho que com OS 8.0 ou era OS 10, e também foi muito complicado.

    Foram cerca de 4 horas para conseguir fazer o Mac digitalizar e depois salvar numa pasta compartilhada.

    Se formos pelas palavras deles, somos nós quem não sabemos!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Sou usuario de Mac OS X. Instalei o Windows XP apenas pra jogar Fifa e Winning Eleven e tb tive essa dificuldade inicial pq ele sempre cuspia o cd. A sacada é.. qnd botar no bootcamp q ele for iniciar segurar o alt option. Entao é só seguir os passos
    1) Rodar o bootcamp no Mac OS X escolhendo o tamanho da particao.
    2) No momento q ele pedir pra reiniciar segure alt/option
    3) Quando aparecer os icones Macintosh HD e CD. Clique em cd.
    4) Proceda a instalacao do Windows normalmente nessa parte "azul" que é a modo texto.
    5) Quando o Windows vai reiniciar pra entrar no modo grafico e continuar a instalacao, basta segurar alt mais uma vez e dessa vez vai aparecer Macintosh HD, Windows e CD. Clique em Windows e procede como sempre.

    Pronto ta instalado.
    Depois quando ja tiver no Windows funcionando basta botar o CD do Leopard (acho que o cd 1) e o autorun ja instala TODOS os drivers (wireless, webcam e etc) pra funcionarem no Windows.

    No meu caso eu tenho o Mac OS X que uso 99% do tempo pra trabalhar, chego a passar 15.. 20 dias sem desligar o computador e sem ter os problemas de gerenciamento de memoria do Windows.
    Alem disso tambem tenho o Vmware emulando o Windows dentro do mac pra alguma coisa que precise rapidamente e nao queira dar boot na maquina.

    Bem, de qq forma cada um tem sua opiniao mas "give it a try" no começo apanhei um pouco (e olha que eu nem venho do Windows, venho do FreeBSD..). É um ótimo sistema, vale a pena testar.
    Em relacao a impressora.. é só espetar impressora, filmadora, camera digital, scanner.. ate agora TUDO que eu coloquei ele pegou sem precisar de drivers... ou se precisou ele baixou da internet sem eu nem saber. Acho que é isso que eles querem dizer com "it's just work". Obviamente existe um impacto inicial como toda mudança, mas depois de esquecer o "windows way of life" a coisa fica massa :)

    Abraço de Recife :)

    Rafael

    ResponderExcluir
  3. Rafael,

    Eu fiz todos os passos da sua lista no meu teste. Nada funcionou. Ou melhor, funcionou uma vez, pela metade.

    Eu acho que você não percebeu pelo meu texto (eu não deixei isso claro) que o meu teste em que nenhum dos CDs do Windows deu boot foi justamente feito usando a tecla Option. O Mac reconhece que o CD está lá, e até que é do Windows, mas selecioná-lo (qualquer um deles) te leva a uma tela preta com um cursor piscando no canto superior esquerdo, no máximo.

    ResponderExcluir
  4. Ah, esqueci um detalhe.
    A garantia é mundial.
    Pode comprar nos EUA e consertar aqui.
    Diferentemente do HP que eu tinha que morreu a assistencia daqui nao queria nem ver a cara dele :P

    ResponderExcluir
  5. Humm.
    Estranho.
    Eu tive muito problema porque segurava o Option no primeiro boot (da instalacao "DOS") e nao o fazia qnd ia pra a instalacao grafica.
    Mas depois disso eu instalei em 4 mac os.
    Qual é o macbook? o de 2.1 ou de 2.4 (T8100 ou T8300 o processador)?
    Os 4 que eu instalei sao T8300 e o macbook de 13.3. Vamos tentar cruzar alguns dados pra descobrir o que é.

    ResponderExcluir
  6. Rafael,

    Eu não sei dizer qual era. O manual não especifica modelo e no Macbook não encontrei referência a modelo em lugar nenhum. Só não procurei debaixo da bateria.

    Também não fazia idéia de como procurar as informações sobre o hardware (nem tive tempo para isso). Eu entrei na tela que mostrava a versão do firmware, mas se lá dizia o modelo eu não percebi porque só estava procurando o firmware.

    ResponderExcluir
  7. Se tiver oportunidade novamente:
    Na tela principal do sistema (o gerenciador é chamado Finder)
    Tem uma maçã no canto superior.
    Entao...
    1) Clica na maça
    2) Sobre este Mac

    Pronto ai ja aparece algumas coisas..
    e tem uma opcao "Mais informacoes" que detalhe tudo.
    Se quiser via texto no terminal (que fica em Macintosh HD, Applications, Utilities, Terminal) eh soh digitar sysctl -a.
    Ele vai mostrar todos os parametros de sistema desde forma de endereçamento de memoria little endian ou big endian, passando por temperatura, por versao de kernel, clock, memoria e etc..
    O kernel do Mac OS é fortemente baseado no FreeBSD (a parte do Darwin) e por isso tem muita coisa em comum como esse sysctl por exemplo.
    Na realidade ele é um amontoado de tecnologias opensource com uma interface grafica da Apple.
    Pelo menos é assim que entendo.

    ResponderExcluir
  8. Mais uma coisa:

    Não deveria ser necessário usar a tecla Option para instalar o Windows, porque não vi referência a isso no manual e na orientação do assistente do bootcamp. Se o manual não aponta um determinado caminho para mim este é exceção e não regra. Eu percebi que usá-la (a tecla) poderia resolver o problema, por isso tentei apesar de não constar nada no manual, mas assim mesmo não funcionou.

    E se com você a exceção também funcionou e não a regra. Tem algo errado no projeto do aparelho, do OS ou no manual.

    ResponderExcluir
  9. Isso!
    O manual tá podre :)

    Cara, eu fiquei louco com isso.
    Se voce pesquisar no Google (e eu sei q vc fez isso pelo que "conheço" através dos seus posts) vai ver que todo mundo diz q instala e q é facil e eu tava doido sem conseguir instalar.
    A foi qnd tive a ideia de usar o option e consegue.
    Realmente o manual ta errado.
    Talvez ele esteja imprimindo uma versao anterior, por exemplo pra um macbook antigo. Mas isso nao tiraria a responsabilidade da Apple. Tá errado..
    Embora seja intel based, ele ainda é um pouco diferente. Nao tem aquelas BIOS amibios, phoenix e tal.
    Ele tem firmware, que pra mim é a mesma coisa com outro nome mas de qq forma é diferente. (nem sei se tem como entrar no setup)
    Ele tem acelerometro (pra detectar movimento e dizem que em caso de queda abrupta ele desliga o HD antes de cair.. nao sei até que ponto isso reduziria algum prejuizo mas.. abre possibilidade pra programadores criarem funcoes pra isso. De repente rotacionar a tela sozinho.. enfim acho que saí do escopo...

    ResponderExcluir
  10. ehehe.. pois é. Hoje eu tive uma briga com a "maçã". Precisei abrir (tirar a tampa) de um iphone, porque ele travou e não encontramos um simples jeito de desliga-lo... (procedimento pc, windows... deu pau? reinicia!).

    Digamos que o sistema de fechamento dele é bonito mas nada pratico, se não tiver as ferramentas corretas, você detona o gabinete do aparelho.

    ResponderExcluir
  11. Ryan,

    Au ainda nao tive problemas com o Mac, achei moleza instalar e usar em todos os sentidos.

    Tanto gostei de usar com o cliente, que adotei o Hackintosh

    http://forum.insanelymac.com

    Para uso no PC ;)

    ResponderExcluir
  12. Acho que o "It Just Works" é só pra usar normalmente, como quando você ligou a impressora e ele instalou sem avisar. Pra você (e pra mim) parece estranho não dar nenhum aviso. Mas talvez os leigos esperem isso, que ligue e funcione, como quando ligam um aparelho na tomada. Instalar um outro Sistema Operacional não é nada trivial, tanto que seu cliente pediu pra você fazer. Se formos analisar friamente, você não teve um problema pra "usar" o Mac. Seus problemas foram pra instalar um outro SO, porque ao invés de fazer de uma forma normal (um fdisk, um gerenciador de boot, e boa) a Apple quiser tornar isso mais "facinho", e dai se saiu com esse BootCamp.

    ResponderExcluir
  13. COnsegui fazer o procedimento de instalação do windows xp num macbook air, depois de pasar por tudo isso tb, com a ajuda desse tutorial para uso do mac os em pcs, fiz a brincadeira inversa:

    Como instalar o Mac OS X Leopard em um PC com Windows
    Seg, Mi 12, 2008
    Notícias

    A um tempo atrás eu criei um post de como instalar o MAC OS X em um computador normal mas fiquei devendo a tradução daquele tutorial, mas como muitos anos já se passaram, já existem métodos razoavelmente mais fáceis de instalar o OS X. Sem mais enrolação vamos ao tutorial.
    // Configurações Mínimas
    Processador com instruções SSE2 ou SSE3
    512MB de memória
    Drive de DVD para instalação
    9GB disponíveis de espaço no disco
    Algumas funcionalidades precisam de um servidor de internet compatível; Taxas podem ser aplicadas.
    Algumas funcionalidades precisam do serviço .Mac da Apple; Taxas aplicadas.
    // Arquivos necessários
    Baixe o MAC OS X Leopard em algum site de torrent, a versão que apresenta menos chances de dar algum tipo de incompatibilidade é Mac Os X86 10.5.2 Leopard Leo4all V2, que é uma versão híbrida, funciona para processadores da Intel e AMD
    // Procedimento
    1. Depois de ter gravado a imagem do Leopard em um DVD, dê o boot com o DVD.
    2. No menu de instalação do DVD do Mac OS X abra o Disk Utility e desmonte a partição que você instalou o sistema.
    3. Abra o Terminal.
    4. Digite “/usr/misc/script.sh VOLUMENAME”
    4.1 VOLUMENAME é o nome do volume que você deu para a partição durante a instalação.
    5. Reinicie e feito o carreto.
    // Fazendo Dual Boot com Windows
    1. Baixe o Chain0.
    2. Coloque o chain0 no diretório C:\. Depois edite o arquivo boot.ini (ele está oculto no diretório C:\), colocando na última linha: c:\chain0=”Mac OS X”
    3. Reincie o seu computador e pronto.
    Procedimento bem mais simples do que o anterior que eu falei aqui no Blog, vou tentar instalar na máquina virtual para tirar printscreen do processo de instalação.
    Discuta no nosso Fórum
    Hackintosh
    Postado em 21 de dezembro, às 0:28 Por Felipe Daldegan
    Atenção: Várias pessoas instalaram o hackintosh e funcionou perfeitamente. Eu não me responsabilizo por nenhum dano ocorrido ao seu computador. Então, siga por sua conta e risco.
    Introdução:
    Quem nunca quis dar uma fuçadinha no Mac OS X? Por mais “win loser” que o cara seja, ele já quis saber como funciona o sistema da Apple. Antigamente, para usar o OS X era necessário um Macintosh, que está por volta dos 3 mil reais (Mac Mini). Mas agora, com a parceria Intel ~ Apple as coisas ficaram bem mais fáceis.
    Se você quer instalar o Mac OS X no seu PC, está no lugar certo. A partir de agora, você vai aprender a instalar uma versão hackeada do OS X no seu PC, e desfrutar de todas as maravilhas que esse belíssimo OS nos proporciona.
    Pré-Requisitos:
    O Mac OS X Tiger não precisa de um PC “parrudo” para rodar, rodando até em PC’s modestos. Veja as configurações mínimas:
    - Processador com instruções SSE2 e SSE3 (Verifique com o CPU-Z se o seu processador é compatível)
    - 256MB de RAM
    - 10GB livres no HD
    - Placa gráfica com 32 MB
    - Drive de DVD
    Agora, baixe a imagem .iso da versão X86:
    Leo4Allv2 Universal 10.5.2 AMD/INTEL[SSE2/SSE3]
    Em breve farei um tutorial mais detalhado dessa versão, já que se trata do Mac OS X 10.5. Mas podem continuar usando este tutorial, já que não muda muita coisa na instalação, só as imagens. O processo continua o mesmo.
    Download aqui (3.54 GB)
    Preparando para a instalação:
    Se você já possuí uma partição livre, ótimo. Particione ela em FAT32 e deixe como primária. Caso o contrário, redimensione a sua partição usando algum particionador (Partition Magic, Acronis Disk Director, GParted). Não vou entrar em detalhes aqui, mas se você não souber redimensionar, use o Google. Lá você encotrará diversos tutoriais.
    Agora, grave a imagem ISO na menor velocidade possível, para evitar problemas. Após gravar, reinicie o computador com o DVD do OS X86 dentro do drive.
    Obs.: Se a sua motherboard não estiver configurada para dar boot pelo drive de DVD, entre na BIOS e configure manualmente.
    Instalando o OS X86:
    Após ter iniciado o processo de boot, irá aparecer a tela do Darwin. Aperte F8 e espere carregar o sistema.

    No próximo passo você irá selecionar a linguagem. Apenas escolha Português do Brasil e clique no botão avançar.

    Chegou a hora de formatar a partição para instalar o OS X86. Para tal, vá no menu Utilitários > Utilitário de Disco.

    No lado esquerdo será exibida a lista de partições. Apenas clique na respectiva partição e logo em seguida no botão Excluir, na parte superior direita do Utilitário de Disco. Agora, como tipo de partição, escolha Mac OS Expandido e depois clique em Excluir, logo abaixo.

    Depois de concluída a formatação da partição, feche o Utilitário de Disco e você voltará à tela de instalação.

    Prossiga normalmente, como em qualquer instalação. Clique em concordar no Contrato de Licença. Selecione a partição que você criou, para fazer a instalação do OS X86.

    Antes de começar á instalar, clique em Personalizar, no canto da janela.

    Personalize a instalação a seu gosto (desmarque drivers para impressoras, linguagens adicionais e fontes adicionais).

    ATENÇÃO: Logo abaixo do elemento X11, será exibida a lista de cracks para instalar juntamente com o OS X. Clique na seta a esquerda para expandir e marque a caixinha com os elementos corretos que devem ser instalados (se você tiver processador com SSE2, marque apenas Intel/AMD SSE2, se tiver SSE3, marque Intel/AMD SSE3 e assim por diante). Marque o Update também e outros itens necessários.
    Feito isso, clique em Instalar. Dentro de 40 ~ 50 minutos será concluída a instalação. Depois, quando o sistema reiniciar, será pedido alguns dados. Basta você responder de acordo com o que é pedido. Para saber mais, veja as screenshots da instalação do OS X86.

    Agora é só desfrutar do seu iPC.
    Créditos das screenshots: mac_man (Fórum NetArte)
    Fazendo Dual-Boot (Windows + iPC):
    Para fazer o Dual-Boot, baixe o seguinte arquivo:
    - Chain0
    Agora, coloque o chain0 no diretório C:\. Depois edite o arquivo boot.ini (ele está oculto no diretório C:\), colocando na última linha:
    c:\chain0=”Mac OS X”
    Pronto. Agora é só reiniciar o sistema e usar o Dual-Boot.
    Dicas:
    - Se quiserem testar o iPC antes de instalar no HD, podem fazer um teste em uma máquina virtual. Para isso, basta ler o nosso tutorial, que você não vai ter nenhum tipo de problema.
    - Jamais façam as atualizações de sistema (Software Update). As atualizações de sistema que o iPC faz, são as originais do hardware Apple. Se você instalar as atualizações oficiais, sem os devidos ajustes, terá que reinstalar todo o sistema novamente. Apenas poderão ser feitas, as atualizações Java, X11, e dos demais aplicativos.
    - Se quiser tirar screenshots do seu iPC, dê uma lida neste comentário. Nele está explicado 2 formas de tirar screenshots sem precisar do teclado original da Apple.
    - Para deixar o layout do teclado em português do Brasil, baixe o seguinte arquivo:
    Brasileiro_abnt2.rsrc.zip
    Após baixar, descompacte e copie para a pasta /sistema/Bibliotecas/Keyboard Layouts.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo1/6/10 13:09

    Mas convenhamos, o cara compra um apple pra usar windows, então ele quer a casca e não o conteúdo, hardware por hardware, qq computador de uma boa grife é mais estável, mas se o sistema é falho, qualquer máquina vai dar problema.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo,

    Sério? O aparelho se recusa a dar boot pelo CD do Windows por defeito do Windows? É esse um exemplo da capacidade técnica média do usuário de MAC?

    ResponderExcluir
  16. Eu esqueci de informar aqui que o cliente levou o macbook na autorizada Apple de Recife e lá eles fizeram a instalação e "empurraram nele" (o cliente) outra cópia original do XP SP2 dizendo que o problema era nos discos.

    Tá... como se eu não tivesse testado com o disco original do cliente.

    Eu nunca fiquei sabendo o que *realmente* fizeram para que o Windows fosse instalado.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.