-->

domingo, 19 de outubro de 2008

Google Update agindo como malware

E eu não sou o único a achar isso.

Desde que reinstalei o Google Chrome e meu firewall, o Google Update vem me enchendo o saco. De tempos em tempos, o firewall me diz que "Google Installer" quer acessar a internet. Eu mando negar e criar uma regra para isso, mas não adianta. Ele sempre volta para encher o saco, interrompendo a execução de filmes, etc.

E eu tenho certeza de que o Google Chrome não me perguntou se eu queria isso. Passei dias sem usar o Chrome mas mesmo assim o Google Update testava a minha paciência.

Na lista de processos, mais uma atitude estranha: GoogleUpdate.exe aparece duas vezes.

Nota: Para muitos, isso pode parecer implicância injustificada da minha parte. Mas eu não tolero (e o Google Update faz tudo isso):
  • Processos que não vieram com o sistema operacional executando sem minha permissão;
  • Acesso à internet sem minha permissão e, pior, sorrateiro;
  • Atualizações sem minha explícita permissão;
Se depender apenas do Msconfig você não faz a menor idéia de como o Google Update está sendo executado. É preciso usar o Autoruns para descobrir que o programa é executado pelo Agendador de Tarefas.



Olhando a programação da tarefa eu entendi por que me irritava tanto: estava programado para executar sempre que o PC estivesse ocioso por 10 minutos. O problema é que além desse intervalo ser muito pequeno, para o Windows "ocioso" significa "sem atividade do mouse ou do teclado". Quando você está assistindo a um filme ou lendo, o PC está "ocioso" para o Windows.

Desabilitando a tarefa pelo Autoruns ou pelo Agendador, o Google Update finalmente parou de procurar por uma atualização sem minha explícita permissão.

Pelo menos, até agora.

22/09/09: A Google parece ter mudado de idéia. O Google Update aparentemente não se instala mais como tarefa agendada.

24 comentários:

  1. A Apple faz a mesma coisa, instale o Safari, o QuickTime ou o iTunes e aparecerá um "Apple updater" nas tarefas agendadas.

    ResponderExcluir
  2. Não é só você não. Por causa desse GoogleUpdate executando "sozinho" eu desinstalei o Chrome.

    Isso e o problema do scroll do mouse só funcionar pra baixo no navegador. Talvez seja porque o meu mouse é um Microsoft...

    ResponderExcluir
  3. Pois é, no meu também acontenceu duas vezes e eu permiti por tratar-se do Google, mas ficar verificando update sempre que o computador está ocioso é demais.

    ResponderExcluir
  4. Essa Google... sei não, tenho e sempre tive a impressão q ela faz "coisas" as escondidas. Essa de agendar updadte foi "ducapeta"

    ResponderExcluir
  5. O lado bom é que era "apenas" uma tarefa agendada, que você pode desativar manualmente pelo painel de controle (ou pelo menos eu espero que seja só isso...)

    Desativei aqui e quero ver se o processo GoogleUpdate some da lista de tarefas no próximo reboot. Se não sumir, tem mais coisa escondida por aí...

    ResponderExcluir
  6. Retiro o meu último comentário (que nem apareceu ainda) depois de ler o link do teu post...

    Qual é a necessidade do GoogleUpdate e da tarefa agendada???

    ResponderExcluir
  7. Eu também não vou com a cara desse tróço executando sozinho e surrupiando minha internet 'na camufla'.

    Mas do Chrome eu até estou gostando, só que eu não consigo usar ele por mais de cinco minutos, por dois motivos:

    1. O dicionário burro, não-aprendedor e indesligável;
    2. O scroll do meu touchpad só funciona pra baixo.

    Muito bom saber como desligar o update. Vou fazer isso. :)

    ResponderExcluir
  8. Pra mim, a Google já é o maior dos maiores spywares do mundo, agora parece estar ampliando sua área de ação. Além do mais, ele deixa uma pasta de aproximadamente 10 Mb na pasta "Dados de Aplicativos". Para velocidade, prefiro o Opera, e para muita velocidade com inteface esquisita, prefiro o K-Meleleon.

    ResponderExcluir
  9. Maravilha, eu vi isso logo quando instalei o Chrome. Tentei até tirar, não consegui. Agora sim. Não conhecia o Autoruns, valeu a dica Ryan :)

    ResponderExcluir
  10. Jefferson, será que não bastava ir no Regedit, na chave "HKEY_CURRENT_USER -> Software -> Microsoft -> Windows -> CurrentVersion -> Run" e excluir a chamada do Google Update? Bom, eu faço assim às vezes, quando quero retirar algo que não agrega nada e só realmente incomoda. Mas, sempre é claro, tomando o cuidado pra não excluir algo importante pro funcionamento do Ruindows.

    ResponderExcluir
  11. Juliano,

    Eu acho que você está subestimando a complexidade da execução automática no Windows XP. Isso que você sugeriu não é 100% eficaz nem mesmo no Windows 9x.

    ResponderExcluir
  12. Você quer dizer que mesmo matando essa chamada o Windows ou o programa vai "arranjar" um jeito de fazer com que ele seja disparado numa determinada hora? Então nem no msconfig eu daria jeito nesse cara? Bom, de qualquer forma eu estou com o Vista 64bits nesse momento, abandonei o XP. Vamos ver no que dá, obrigado pelas dicas.

    ResponderExcluir
  13. Juliano,

    No meu PC o Google Update, como está explicado no post, usou o Agendador de Tarefas, que roda como serviço da Microsoft e executa todos os arquivos .job existentes em c:\windows\tasks\.

    Se quer mesmo aprender a se defender de malware, comece esquecendo o Msconfig e familiarizando-se com o Autoruns.

    ResponderExcluir
  14. Jefferson, hoje, depois de entender melhor o Autoruns, ontem não deu tempo de notar isso, eu já estava dormindo em frente ao PC, eu achei a bendita tarefa "Task Scheduler" no programa, a correspondente a sua foto. Realmente está marcada pra executar. E eu achando que sabia alguma coisa, aff. Vivendo e aprendendo.

    ResponderExcluir
  15. Jefferson

    Agradeço seu post.
    Eu não estava entendendo o porque do Google Update sempre aparecer, mesmo após eu haver deletado o programa via Painel de Controle/Adicionar ou Remover Programas.
    Sua dica foi ótima, pois já estava ficando chateado.
    Não sei se tem alguma coisa a haver, mas antes de entrar num jogo multiplayer (online), eu fecho tudo que está rodando em segundo plano (via Ctrl+Alt+Del), mas de uns tempos pra cá sou kickado do jogo e ele fecha de repente. Quando vou ver ...tá lá o Google Update rodando.
    Como eu disse, não sei se ele é o vilão da história, mas acabou levando a culpa. Rs
    T+

    ResponderExcluir
  16. Anônimo4/2/09 09:28

    Também odeio essas atividades sem minha permissão no PC. haha

    e abominei o Chrome também por esse tal de update.
    Valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  17. Anônimo6/2/09 14:44

    Usem o Chrome Portable, ele não vem com este roubador de banda chamado GoogleUpdate.

    ResponderExcluir
  18. Horrivel isso viu, eu instalei o Google earth e fica apareçendo isso

    ResponderExcluir
  19. Tenho o Google Earth e o Google Talk instalados no meu pc. Resolvi desinstalar o Google Updater, no entanto ele continou sendo executado, toda vez que eu logava no windows... Foi aí que resolvi pesquisar "processo google updater" no próprio google :P O que me levou a este blog. Segui o procedimento e consegui desativar o processo. O que mais me espanta é pensar que mesmo pedindo para desinstalar ele não desinstala coisa nenhuma... O executável não é deletado, e a tarefa agendada permanece ativa. Que coisa...

    ResponderExcluir
  20. Anônimo4/6/09 09:54

    Todo dia recebo esta atualização, perguntando se quero instalar:

    GOOAO54.tmp

    C;\USERS\nome do meu pc\Appdat\Local\google\update\download\-gm2/s/v"/gn/REBOOT=Really

    O que é isto?

    Devo permitir?

    ResponderExcluir
  21. Anônimo3/7/09 11:03

    afff... google esta ficando igual a microsoft ... querendo dominar o mundo dos softwares... e agora controlar o que seus usuarios ficam fazendo... proximo passo é spywares e depois keyloggers!!!

    gostava tanto do google... e eles vem com essa palhaçada... deixa queto... minha melhor arma é não usar nada desse povo arrogante que se acha o centro do universo e indispensavel na vida dos "clientes"

    ResponderExcluir
  22. Espionagem? Eu fico com a pulga atrás da orelha sobre programas que se conectam com a internet. Eu prefiro atualizar meus programas manualmente, e a atualização do Google já é demais, ela toma praticamente toda a internet por um tempo bem longo. Tem coisa errada aí. O que pode garantir que em alguma hora o UPDATE possa se tornar um UPLOADER?

    Mas o que me deixa irado é que o Google e a Microsoft já estão quase em todo lugar. Olhe este blog por exemplo, de que empresa ele é? Adivinha? O fato é que o google já está lançando sistemas operacionais de aparelhos, serviços de e-mails e etc. e nós só temos alguns hackers para nos proteger vasculhando os códigos fonte desses serviços. Só nos resta confiar no pessoal da WhiteHat Security, failOverflow, SecurityFocus e etc.

    ResponderExcluir
  23. Anônimo2/9/11 02:09

    Eu chegava a ver 4 ou 5 processos desse GoogleUpdate no Gerenciador de Tarefas e achei dois GoogleUpdate.exe no meu computador.

    Tirei tudo, também não tolero essa palhaçada.

    ResponderExcluir
  24. "A Google parece ter mudado de idéia. O Google Update aparentemente não se instala mais como tarefa agendada."

    ESTAMOS EM 2012 E ELES, AINDA, NÃO MUDARAM DE IDEIA, MAS COM CERTEZA, MUITOS USUÁRIOS MUDARAM DE NAVEGADOR.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.