-->

sábado, 11 de outubro de 2008

Eu tenho que bancar o sysadmin até em casa.

Uma das poucas coisas que mudaram para pior quando troquei o acesso via rádio por Velox é que agora o limite de 160kbps para upload é para valer mesmo e afeta negativamente minha capacidade de download. No acesso via rádio o provedor além de liberar uploads momentâneos que até superavam minha capacidade de download (é uma questão de conseguir distribuir automaticamente a "sobra" de link entre os usuários), isso não comprometia em nada o download. Ao contrário do que acontece com os planos ADSL, onde se você saturar o canal de upstream, o canal downstream fica severamente prejudicado.

Por conta dessa mudança, eu agora preciso vigiar ainda mais de perto o uso que minhas irmãs fazem da rede. Pois elas são usuárias típicas que não param para medir as consequências do que estão fazendo.

Hoje eu fui dormir às 14H e minha conexão estava com problemas há quase duas horas. Acordei às 20H e os gráficos no servidor mostravam que a conexão tinha permanecido com problemas durante as seis horas em que dormi. Desconfiado do modem DSL-500G que eu estava testando, troquei-o e a conexão imediatamente voltou ao normal, mas uns 15 minutos depois ficou ruim de novo (embora não tão ruim). Então flagrei minha irmã mais velha (não que ela faça escondido) fazendo um upload de um arquivo .mov de 122MB para o youtube. 

Ainda que eu não estivesse usando a conexão para mais nada isso ia levar cerca de 2h30m a 160Kbps. E de cara eu achei que 122MB era um absurdo para um video do Youtube. Como no dia anterior eu já havia liberado para ela (depois de horas de congestionamento da conexão) um upload de 74MB, perguntei por que danado os videos dela precisavam ser tão grandes.

Ela se justificou dizendo que precisavam de ser de boa qualidade porque senão o Youtube ia degenerar tudo ao recomprimir (ela não usou essas palavras). Até aí, tudo bem, mas eu tinha certeza de que dava para otimizar isso de alguma forma e fui olhar o material que ela estava mandando.

OMG! 720x480, 29Mbps, audio PCM (Apple DV) !

Enquanto eu reclamava, ela veio olhar e me disse que eu estava na pasta errada, porque os videos que ela estava mandando eram os WMV. Eu insisti que não estava na pasta errada porque eu vi a página de upload do youtube aberta e o video que estava mandando se chamava "jesi04.mov". O video que ela deveria estar mandando se chamava "jesi04.wmv" e tinha apenas 3.8MB!

E olha que na máquina dela todas as extensões são exibidas e todos os arquivos .wmv estavam num subdiretório dos arquivos .mov.

Nota: Ela tinha os arquivos .wmv porque em outro episódio relacionado com formato e tamanho de arquivos eu havia instalado o SUPER para ela e ensinado o básico do uso.

Ela disse que tinha sido um engano e não entendia como tinha ocorrido. Eu disse que eu também não entendia, porque ela tinha cometido o mesmo erro no dia anterior.

Se eu não "bancar o sysadmin" e intervir, a tendência é piorar. Ela colocava o video para upload e ia assistir televisão ou dormir, enquanto no primeiro andar eu presumia que era um problema no Velox. Eu avisei que ela prestasse mais atenção ao que estava fazendo porque para mim era mais fácil soltar o plug dela no switch.

Até mesmo porque, claro, ela se recusa a colaborar com os custos de conexão.

O Youtube, diga-se de passagem, é muito permissivo com o material que recebe. Para o usuário comum, simplesmente clicar em "upload" e escolher o arquivo é uma dádiva. Mas sysadmins como eu iriam preferir que o youtube tivesse um programa local (como o Picasa) para preparar os videos do usuário para um formato adequado antes do upload. É um tremendo desperdício até para o usuário enviar 122MB quando 3.8MB bastam.

9 comentários:

  1. Sabe o que dá para você fazer?

    Instalar um Programinha chamado NetLimiter, infelizmente é pago, mas....

    Então, Ele te a opção de limitar a taxa de Download e Uploads, você podia instalar isso na máquina dela, ou no seu PC (acho que não), se a internet dela estiver compartilhado com o seu PC.

    Fica a Dica! ;)

    ResponderExcluir
  2. MalarKeY,

    Quando instalei o meu gateway eu testei o NetLimiter, mas foi no servidor/gateway. Se me recordo direito, o NetLimiter não funciona do jeito que eu quero em conjunto com o ICS e eu achei boa a idéia de ter que colocar (e configurar) uma cópia em cada PC da rede.

    ResponderExcluir
  3. Usuário mal comportado é florida, principalmente quando além de abusado ainda usa de graça. Se eu fosse você na próxima vez que ela fizesse isso deixava ela fora do ar por algumas horas como punição pela displicência ( ai quem sabe se na próxima vez ela não toma mais cuidado ).

    ResponderExcluir
  4. Voce pode limitar a banda ou fazer traffic shapping.
    Teste o Kerio Winroute ou, se puder dedicar um pc, recomendo o IPCop.

    ResponderExcluir
  5. E digo Amém às suas Palavras, Jefferson. Seria ótimo se o Tubo tivesse um programa que fizesse isso daí mesmo, converter local e fazer upload do formato já "pronto" para publicar online. Tendo uma máquina boa, seria até mais rápido que esperar o upload completo e a conversão do arquivo original :)

    ResponderExcluir
  6. Como já falaram, eu tive um problema desse tipo a algum tempo atras e o NetLimiter foi o meu divisor de água. Eu compartilhava um ADSL com um amigo, o ADSL era dele e eu estava na outra ponta, via wi-fi. Nosso trato era 1/2 banda pra cada um das 6:00 as: 21:00 e das 21:00 as 6:00 eu podia me esbaldar no link o quanto eu quisesse. Solução, instalei o NetLimiter e usei o schendule dele para controlar os limites. Funcionou perfeitamente enquanto eu usei o sistema. :)

    ResponderExcluir
  7. Experimente o cFosSpeed, funciona perfeitamente com o ICS.

    http://www.cfos.de/index2_e.html

    ResponderExcluir
  8. Jefferson, um pouco off-topic, mas: quel o modem ADSL que você geralmente usa? Eu tinha na empresa um DSL-500G e vivia dando problema de queda de conexão. Troquei por um Siemens SpeedStream 4200 e nunca mais deu problema... o pessoal costuma abominar os D-Link e gostam muito desses Siemens... e agora concordo com eles!

    ResponderExcluir
  9. Porque não usar o roteador de verdade e que suporte o Tomato ?

    Eu uso e dá para limitar a banda para cada computador.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.