-->

domingo, 14 de setembro de 2008

Treo650: NO Service - SOS Only

Ou, "como trocar a antena do seu TREO".

27/08/09: Não deixe de ler também isto aqui.

O problema começou há uns dois meses. De vez em quando ao chegar em casa descubro que o meu TREO650 está aparentemente fora da área de cobertura. Eu poderia suspeitar de um problema na célula da minha região, não fosse o fato de termos mais uns três aparelhos da mesma operadora em casa (OI) e todos terem sinal quando o meu não tem nenhum.

Eu passei a suspeitar de alguma forma de problema ao chavear entre células, porque pelo menos duas vezes eu recebi ligações quando estava na rodovia no caminho de casa, mas tinha o problema de "No Service" quatro quilômetros depois.

De qualquer forma, eu estava convivendo com o problema, porque sempre no dia seguinte pela manhã o telefone parecia estar funcionando normalmente. Mas neste fim de semana a coisa degenerou de vez e o telefone passou mais de dois dias fora do ar. Hora de ficar preocupado.

Tentei tudo o que havia tentado e aparentemente funcionara antes: tirar a bateria, dar reset, desligar e ligar o "rádio" do Treo. Mas nada surtiu efeito. Como PALM o Treo continuava inalterado, mas como telefone era inútil.

Então, só para ver no que dava, fui mexer na antena. Remover a antena do TREO650 é espantosamente simples. Com um objeto pontudo remova a proteção do parafuso que segura a antena:



Depois basta uma chave TORX adequada para soltar o parafuso. E a antena fica imediatamente livre:



Eu experimentei fazer pressão na conexão da antena como mostra a seta, para tentar melhorar o contato:



Eu não sei se foi isso ou o fato de eu ter tirado e colocado várias vezes a antena no lugar para ver se "sentia" uma diferença no encaixe que "limpou" o contato. Mas no meio do teste eu olhei pro display e o sinal da operadora tinha finalmente voltado!

Se isso não tivesse resolvido, o próximo passo seria comprar uma antena nova no ebay.

Nota: O termo "SOS Only" vem de um acordo que existe entre as operadoras (pelo menos nos EUA) onde mesmo se o celular estiver sem enxergar uma célula da sua operadora você ainda pode ligar para números de emergência por qualquer operadora disponível. O telefone faz essa conexão automáticamente. É claro que o termo dá a entender que o telefone está enxergando o sinal de alguma operadora, mas não a sua, porém mesmo sem a antena a mensagem é a mesma.

22/09/08: Aconteceu de novo hoje e a dica não pareceu surtir efeito dessa vez. Mas o celular "acordou" de novo quando eu raspei de leve a ponta da chave TORX no contato interno onde a antena toca. Recoloquei a antena e continua funcionando até agora. Note que essa é uma operação arriscada que precisa ser feita com cuidado porque você não enxerga onde está encostando a chave. Talvez chegue o dia em que seja necessário abrir o TREO para checar esse contato.

22/09/08: Coincidentemente, hoje mesmo (antes de ter escrito o parágrafo acima) eu recebi um e-mail de um usuário me agradecendo pela dica, porque funcionou no TREO dele.

6 comentários:

  1. OI Prezados ^^

    Infelizmente não resolveu o meu problema...
    Mais achei a seguinte informação que funcionou quem sabem apra alguns esta seja a melhor maneira:

    Disca no telefone:

    #*1800#

    e espera 10 a 15s e pronto vai aparecer a sua operadora.

    ResponderExcluir
  2. lol velhoooo! eu tava com esse problema a dica do amigo ali de digitar #*1800# deu certissimo! digitei nao aconteceu nada então uns 10 segundos depois,ta ali "CLARO"! BEM GRANDE! é magicaaa!
    ehueheuheuheu

    espero q continue! abraços

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado, resolveo meu problema.
    Oswaldo Luiz
    silvaneto54@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Nem acreditei mais digitar os numeros deu certo mesmo, voltou rapidinho!!!!
    Valeu!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Tb resolveu o meu problema!!! Obrigada pela ajuda!!!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo4/7/11 17:46

    ´TAMBEM RESOLVEU O MEU ---OBRIGADO...JÁ IA JOGAR FORA DE RAIVA...VALEU

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.