-->

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

O conversor AIKO HD-1018 baixou de preço

Até agora o grande diferencial do conversor Proview XPS-1000 era o seu preço baixo, mesmo sendo dotado de um grande número de conexões. Mas apesar do aparelho ainda ter problemas demais para ser exatamente "recomendável" sua mera existência já está trazendo outras vantagens para o consumidor, pois o AIKO HD-1018, que custava por volta de R$1000 em novembro do ano passado, agora pode ser encontrado por R$299 nas Americanas.




Além de ter HDMI, ethernet e USB (que o XPS-1000 também tem) , segundo seu manual ele já tem um media player funcional com suporte a HDDs USB e pendrives. O manual fala em "video e audio" mas não deixa claro que container de video é suportado.

Porém neste review, o proprietário não conseguiu fazer funcionar e até hoje no tópico do HTFORUM ninguém sequer mencionou isso.

Outros "diferenciais" do bicho:
  • É enorme - É feito para empilhamento com outros aparelhos em rack;
  • É um Zinwell. Aparentemente um ZBT-620;

13 comentários:

  1. Agora sim, o preço está começando a ficar interessante.

    ResponderExcluir
  2. Para que será que serve este conector Enternet ??? Parece ter usos interessantes. Mesmo eu não me interessando na TV digital ( detesto a programação da TV aberta ) este equipamento parece ter potencial para funcionar como um midiaplayer e ai sim fica interessante.

    Acho que vou acabar puxando um ponto de rede junto a sala onde fica a TV. Por um preço desses e com estas possibilidades já começo a olhar com bons olhos este decodificador.

    ResponderExcluir
  3. No AIKO a utilidade da porta ethernet é desconhecida. No Proview já dá para usar como cliente VNC.

    Outras possibilidades:

    Interatividade - eu realmente não sei como pode haver interatividade real sem uma conexão do aparelho com a internet.

    Streaming - O proview afirma ser compatível com IPTV, embora isso não funcione ainda.

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda acho que nenhum conversor vale a pena, pois nenhum possui a implementação completa do ginga, que ainda não está pronta.

    Eu sei que muitos vão dizer que não vão usar a interatividade, que é besteira e etc... mas eu fico com a sensação que estou gastando uma nota (eu acho 300 reais caro) por um aparelho que ainda não está completo.

    E não há qualquer garantia que a empresa (ou qualquer outra empresa de qualquer outro modelo) lançará um firmware com o ginga. Afinal, elas não são obrigadas a faze-lo, podendo lançar um novo conversor já com o ginga e abandonar o modelo antigo.

    Quanto a interatividade, o decoder da directv não permitia o envio de emails ? Tinha até comercial, onde eles vendiam um teclado para digitar as mensagens... Não sei muito sobre isso, só lembro desse comercial.

    ResponderExcluir
  5. Lucas,

    O Decoder da Direct TV pode até enviar e-mails. Não duvido. Mas pela antena? Acho muito difícil.

    E na norma da ABNT que trata do canal de interatividade eu não vi nenhuma menção à troca de dados por UHF. Muito pelo contrário: fala-se de linha discada, ethernet, WiMax, celular...

    ResponderExcluir
  6. Tem razão... na época eu não me interessei e não busquei informações sobre o assunto:

    Aqui está um link sobre o assunto:

    http://guia.mercadolivre.com.br/directv-disponibiliza-servico-mail-assinantes-brasileiros-44310-VGP

    O decodificador é ligado a uma linha telefônica e se comunica com o servidor para envio e recebimento de mensagens.

    Não sei se ainda está ativo o serviço, pois só fui assinante por uns 2 meses, há alguns anos atrás.

    ResponderExcluir
  7. Baixou mais em 18/09.
    Caiu para R$259,00
    http://www.americanas.com.br/AcomProd/575/2589178

    ResponderExcluir
  8. comprei um aiko hd 1018 e fiquei surpreso
    os conversores desde imagens até serviço pela internet estão mais interessantes
    quem não pode ter um pc em casa
    agora da pra ter um conversor digital com entrada ethernet
    e dá pra enviar e receber emails sim
    só o ke ele não faz é armazenar arquivos
    por causa da memoria dele que é de alguns megas

    ResponderExcluir
  9. Anônimo6/1/09 11:57

    Para quem ainda acha caro menos de 300 reais nesse conversor recomendo jogar no lixo sua LCD ou Plasma.

    Mesmo que seja apenas para assistir a futebol em HD isso já paga o aparelho. Ou será que alguém prefere pagar 800 reais mais uma assinatura absurda de uma TV por assinatura cujo serviço HD é deplorável no Brasil?

    ResponderExcluir
  10. Anônimo8/1/09 13:18

    Concordo em número, gênero e grau com "zéBedeu": ter uma LCD ou plasma sem alta-definição é ter uma Ferrari sem poder acelerar.

    ResponderExcluir
  11. E com essa atualização do Firmware o receptor passa a possuir um drive para navegar na internet? Assim com o Proview

    ResponderExcluir
  12. Anônimo9/2/09 19:35

    Estou de olho nesse conversor, espero que não desapareça do mercado. Pelo que já ví esse modelo e o Semp são os melhores custoxbenefício. O Semp parece que tem as funções de media player ativas, se o Aiko também tiver é perfeito!!!!!!!

    Tendo uma boa TV em casa considero obrigatório aparelhos que acompanham sua tecnologia. Não adianta nada ter uma TV de última geração com aparelhagem toda velha e analógica. Ema casa vai ter o conversor digital e um HTPC que estou preparando junto com um HT com saída HDMI.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo6/6/10 21:13

    Tenho um desse e também uma antena Philips de 15 db, mas não consigo ver os canais aanalógicos e só o canal Digital da Band. O que fazer pra ver todos os canais? (A antena tb sintoniza canais analógicos).

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.