-->

sábado, 23 de agosto de 2008

Problema de fábrica na fonte do D-Link DSL-500B

Se você está com um DSL-500B encostado porque passou a se comportar de forma errática depois que acabou a garantia, teste com outra fonte. Já peguei dois aparelhos que pelos sintomas dava para jurar que era defeito no próprio aparelho mas uma análise mais cuidadosa mostrou que era só a fonte.

Medindo a fonte em aberto com um multímetro, dá os 5V esperados. Mas com uma carga de 10 ohms (que consumiria apenas 500mA - metade da capacidade nominal da fonte) a tensão cai para 0,5V.

Conectada ao modem a fonte engana. Visualmente parece tudo OK. Você só percebe que tem algo errado porque (além da internet não funcionar) ao desconectar o cabo de rede o LED Ethernet continua aceso.

As duas fontes que tenho aqui pifadas são DVE modelo DSA-12W-05 FUS1.

Veja as instruções de conserto no próximo post.

Um comentário:

  1. Tenho um antigo Linksys BEFSR41 que começou apresentando problemas esporádicos, e depois parou de funcionar. O LED indicador da alimentação ainda acendia.

    Eu tinha outra fonte disponível, troquei, e ele voltou a funcionar. Não cheguei a abrir a fonte original, mas não a joguei fora. Vou verificar os capacitores, conforme a sua dica do post acima. Obrigado!

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.