-->

domingo, 24 de agosto de 2008

Como consertar a fonte do D-Link DSL-500B

Esta solução é específica para o problema descrito no meu post anterior.

A fonte é fechada com cola, mas é fácil de abrir com um estilete. Você deve tomar cuidado porque em um dos lados da fonte a placa de circuito impresso está encostada e sem proteção, por isso você deve passar o estilete apenas no lado dos componentes, que é o mostrado na foto a seguir:

OBS: A fonte das fotos a seguir é uma DVE modelo DSA-12W-05 FUS1



Atenção: Use um estilete afiado e corte com cuidado. Em uma das vezes que fui fazer isso eu usei um estilete cego e botei tanta força para cortar que acabei rasgando um componente!

Depois que esse lado estiver cortado, movimente a tampa de um lado para o outro até quebrar a cola do lado oposto. No meu caso, ficou perfeito.

O problema é provocado por capacitores estufados na etapa de saída (filtragem). Em uma das fontes os dois estavam estufados e na outra apenas o de 680uF.



Capacitores estufados são fáceis de distinguir pessoalmente mas difíceis de mostrar em fotos. Veja se você consegue notar nos detalhes a seguir que o capacitor da direita está estufado.





Eu substitui os capacitores estufados por capacitores removidos de uma PC Chips M810 estragada, com a seguinte correspondência:

330uF x 10V -> 470uF x 10V (perto do chip de áudio)
680uF x 10V -> 1000uF x 10V (perto do chip Super I/O)

Nota: Remova a cola ao redor dos capacitores antes de começar a dessoldagem senão você vai apanhar para removê-los.

E agora as duas fontes parecem perfeitas. Pelo menos passaram no meu teste com uma carga de 10 ohms, mantendo a tensão de 5V. Edit: Estão perfeitas. Testadas por horas com o modem.

Leia também: Improvisando fontes para roteadores e modems.

48 comentários:

  1. Dica... mesmo o que não esta estufado, troque... Pois geralmente eles já estão com o pé na cova e com a ESR lá em cima.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo4/9/08 11:43

    Bom, quando acontece a zebra de quimar a fonde de um hub/modem, eu uso um carregador de nokia como fonte! Funciona perfeitamente! E não tem que soldar nada! Tenho um DLINK 500G a 3 anos usando como fonte o carregador do meu Nokia 1220 :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiz algo parecido. Coloquei numa fonte da LG que tem potência de 1amp, e funciona bem comigo. Mas aquelas fontes de celular da china não funciona, nem liga, já testei. Devem ter uma amperagem muito baixa. Se for usar de algum celular, use um de marca e de preferência com a maior amperagem possível.

      Excluir
  3. Ricardo,

    Eu estou surpreso que você tenha conseguido alimentar um 500G, que supostamente consome 11W, com uma fonte de celular, que geralmente não passa de 5W.

    ResponderExcluir
  4. legal a dica, esta anotada, mas como a internet da empresa não pode parar eu optei por ter um modem reserva, e o titular esta ligado em um no-break.

    ResponderExcluir
  5. Uma dica para brir essas fontes coladas nas laterais, por incrível que pareça fica muito mais fácil bater com um martelo no lugar onde está colado e.... pronto soltou!!!

    ResponderExcluir
  6. Bem ,sua dica me ajudou muito.
    O modem começou a 'agir'de modo estranho e eu ia trocar o aparelho,mas ao pesquisar encontrei este tutorial e 'zas' problema resolvido.
    Mas tenho uma duvida me ajude se puder.
    Como moro em uma cidade pequena não encontrei fontes com estas especificações 12wts 5v 1amp
    então segui outra 'dica'acima e adaptei um carregador de celular.
    Esta funcionando bem mas será que posso ter problemas futuros??

    (As especificações do carre gador são 5v 0.7amp ,não diz a potencia)

    ResponderExcluir
  7. Estelhano,

    O DSL-500B consome justamente 0.7A. Sua fonte vai trabalhar o tempo todo no limite. O que pode acontecer é ela não aguentar e pifar, mas não creio que isso vá prejudicar o modem.

    ResponderExcluir
  8. ..

    yeah!


    pude arrumar a fonte de um roteador dlink

    mas para abrir essa fonte... o negócio é partir para a violência mesmo...

    obrigado pela dica!

    ResponderExcluir
  9. Valeww...
    Muito boa a dica, melhos todas as dicas do blog!

    logo quando achei o blog apareceu dois modens com esse problema, tentei trocar os capacitores mais não consegui, então fiz o cabo direto e bommmm..
    tudo funbcioando blezinha....
    obrigadu!!!

    ResponderExcluir
  10. O meu DSL-500B já tinha queimado e eu estava usando uma fonte multi-volt chinesa para navegar quando achei este blog. No meu caso, foi o capacitor menor que explodiu, mas troquei os dois.

    Mais uma vez o amigo Ryan me ajudou, meu modem está funcionando com a fonte original de novo, que é muito mais econômica por ser chaveada.

    Em outro blog eu vi sugerirem usar um fonte de amperagem maior para melhorar o desempenho do modem. Pode ser que estes caras na verdade já estejam com a fonte original começando a queimar.

    Quanto ao colega que falou que usa uma fonte de Nokia, eu acredito em duas hipóteses. É possível que a fonte de um Nokia tenha uma especificação real acima da nominal, e consiga sobreviver a cargas acima das quais foi projetada. Ou então, pode ser que o colega esteja em uma rede de 220v. Fontes chaveadas possuem rendimento melhor em redes de maior tensão de entrada, e isso seria o suficiente para dar a sobrecarga necessária para alimentar o modem.

    Meus dois centavos...

    ResponderExcluir
  11. Infelizmente no meu caso não deu certo. O capacitor maior estava meio estufado, então troquei ambos os capacitores e não funcionou. Mas, pelos posts anteriores, valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  12. Otima dica,estava atras do capacitores para comprar mas agora vou usar os citados acima,muito obrigado,muito util essa dica.

    ResponderExcluir
  13. ótima dica, troquei os 2 capacitores porém agora o modem DSL-500B FICA COM AS LUZES ACESAS DIRETO . EU TIRO O CABO AZUL RJ45 E O RJ 11 TELEFONE E MESMO ASSIM FICAM ACESAS. VALEU PELA DICA!!

    ResponderExcluir
  14. Mais uma vez minha fonte falhou, e dessa vez o capacitor não parecia estufado. Desisti de tentar consertar a fonte e tentei fazer uma gambiarra, para usar a linha de 5v da minha poderosa fonte Thermaltake.

    Para minha surpresa, o modem ficou pior do que com a fonte xing-ling. A atenuação e a relação sinal-ruido estavam bem melhores antes.

    Desisti do modem e comprei um novo...

    ResponderExcluir
  15. Tenho esse modem, e a minha fonte é muito parecida com essa. (é uma DVE modelo DSA-12W-05 FUS - a única diferença que eu notei é a falta do pino terra)

    O modem vivia caindo a conexão, diminuindo o SNR e aumentando a atenuação, às vezes não sincronizava, travava, enfim, em verdadeiro inferno pra quem usa o PC 3 andares acima do modem e precisava, toda hora, descer pra reiniciá-lo.

    Acabei comprando um speedtouch, mas não joguei o Dlink no fogo (embora a vontade fosse grande).

    Hoje resolvi abrir a fonte e troquei os capacitores indicados (o de 680uF estava estufado) por outros com os valores indicados no post, mas agora o modem está pior. As luzes de power, ADSL e ethernet ficam acesas, mas com o brilho muito fraco. Mesmo medindo a tensão da saída com a fonte desconectada do modem a leitura é de aproximadamente 2,5v. Então queria saber qual critério você usou para trocar os valores dos capacitores.

    Vou tentar achar capacitores dos valores originais para tentar trocar.

    ResponderExcluir
  16. Ricardo,

    Os critérios são simples:

    *O capacitor precisa ter um valor igual ou superior ao original.
    *Como é saída de fonte chaveada, provavelmente precisa ser do tipo "LOW ESR", por isso eu aproveitei os capacitores de uma placa-mãe.

    ResponderExcluir
  17. valeu!!! fiz esse lance do carregador de nokia.. imendei o plug da fonte do modem no fio do carregador.. to postando esse comentario usando o modem com a fonte de carregador!! kkkkk agora o q é engraçado mesmo é q eu ja tinha comprado outro modem, amanhã vou ver se concigo devolver ou trocar por outras mercadoris.. hen hen hen

    ResponderExcluir
  18. Olá amigos eu tambem tive problemas com a fonte DVE DSA-12w-05 FUS, eu abri ela e o capacitor de 680µF estava estufado e para meu azar o transistor estorou bem no encapsulamento, e eu não consigo ver o seu código!!!!se alguem puder me ajudar eu agradeço....

    ResponderExcluir
  19. Não é um transistor. É um regulador shunt AZ431.

    ResponderExcluir
  20. Olá, meu modem queimou devido a uma descarga elétrica, resolvi abrí-lo e ví que um CI identificado na placa como U2 estava torrado, é um CI com 8 pernas que fica logo abaixo do transformador, como não consigo ler a identificação, alguém poderia abrir um modem e me passar a mesma ? Talvez eu ache aqui em Ctba para comprar ou procure por encomenda na net para trocá-lo. Abraços, guidovbuss@gmail.com.br

    ResponderExcluir
  21. A minha página sobre modems ADSL lista os principais componentes do 500B. Basta passar o mouse sobre a imagem da placa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jefferson, não consigo acesso ao link. Diz "forbidden

      Excluir
  22. Dra Spok2/4/10 19:20

    Puxa Vida!! Estou muito feliz!
    Ontem à noite o modem parou de funcionar. O led DATA ficava apagado e o computador não reconhecia o modem DSL-500B. E hj feriado! tudo fechado! Pensei logo em comprar outro modem.
    Conectei a discada e.... Que maravilha achar este Blog!!!
    Vi nos comentários a dica do carregador Nokia. Fiz a gambiarra do plug do modem no carregador e Aleluia!!! Está ótimo!!!
    Só precisa fazer a gambiarra de maneira correta, conectar o par de fios no outro par na correspondência correta. Se não der certo, é só inverter.
    Essa semana vou comprar os capacitores queimados da fonte do modem. Eles estão exatamente como os da foto.
    O carregador Nokia que usei tem saída 5.7v e 800ma.

    ResponderExcluir
  23. Nossa!!!!!!!!
    Depois de 3 semanas de briga com a OI, eu dizendo que o problema era deles e eles dizendo que era meu e de quase ter comprado um modem novo, consegui recuperar o meu 500gIV que estava com os sintomas invertidos do 500b os led piscavam e logo apagavam ficando assim todo o tempo.
    Muito Obrigado.

    ResponderExcluir
  24. Valeu a dica parabéns , mandei arrumar a minha fonte 10 reais 2 capacitores ferrados . Continue sempre assim ajudando a gente !!!

    ResponderExcluir
  25. Capacitores eletrolíticos não pifam sem motivo.
    Quando apresentam estarem estufados,a causa é
    dos retificadores em curto.
    Aconselho trocar tudo!

    ResponderExcluir
  26. Anônimo,

    Centenas de técnicos que, todos os dias, consertam placas-mãe trocando apenas os capacitores, discordam de você.

    ResponderExcluir
  27. Anônimo,

    Centenas de técnicos que, todos os dias, consertam placas-mãe trocando apenas os capacitores, discordam de você.

    ResponderExcluir
  28. LoL o meu apresentou o msm problema quarta feira dia 21, vou ver se consigo alguma coisa depois dessas dicas. Como nao tenho paciencia talvez compre logo outro pelo que ja li por ai esse 500B eh ruim msm.

    Ass Eddy

    ResponderExcluir
  29. Troquei os capacitores de 330 e 680 e ficou funcionando perfeitamente consertei duas fontes que estavam ruins, obrigado pela dica fidedigna, valeu a pena. Obrigado...

    ResponderExcluir
  30. Tentei fazer isso, somente o de 680uF estava estufado.
    Só que, como você disse, a fonte mesmo estragada apresenta tensão na saída, e esse não.
    A hora que abri o bicho já veio aquele cheiro de espuma queimada, argh, fui medindo o fusível (queimado), diodos (em curto) e desisti, o fedor era tão forte que tive que abrir a fonte fora de casa. Por enquanto, cortei o fio da fonte e liguei na saída 5V de minha fontezinha AT Satellite e ta funcionando.

    EDIT: Meu pai comprou outra fonte e pagou R$27.00, caro heim.

    ResponderExcluir
  31. Cara, meu roteador wireless D-Link DI-524 amanheceu com as luzes piscando loucamente. Depois de algumas tentativas em vão de ressucitarlo, fui buscar o problema na net e acabei supondo que poderia ser a fonte. Usei uma fonte de um PAP da Cisco e funcionou. Ou seja, era mesmo a fonte do D-Link, que no caso do roteador tem a seguinte especificação: 5V/1.2A. A fonte do PAP é 5V/2.0A e ja estava até com a polarização correta. A minha dúvida é, essa amperagem a mais, pode prejudicar o equipamento? Entendo muito pouco de eletrônica, mas pelo que pude entender que essa amperagem não faria diferença, pois o roteador pucharia dela o necessário, dando até mais folga para a fonte, mas não sei se meu pensamento está correto, e uma vez que a amperagem é quase o dobro não queria arriscar. Além do mais eu achei essa fonte no eBay por mais ou menos R$15 reais e não achei uma identica à do meu D-Link.

    Finalmente, abri a minha fonte "queimada" e voilá! Um capacitor de 680mU estufado! Cara, só a Dlink mesmo para fornecer uma fonte que dura menos que o produto. Mas eu já esperava um pouco por isso, já que o roteador fica ligado 24hs/dia. Enfim, se me disserem que posso usar a fonte da Cisco na boa, prefiro comprar uma que consertar essa, que aliás foi muito dificil de abrir :P

    Abraços e obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thadeu, a amperagem, nada mais é do que a corrente, ou seja, a capacidade de entregar corrente suficiente para os componentes. Quando há corrente a mais, não existe nenhum problema de queima ou mal funcionamento. Quando há uma corrente inferior a exigida, neste caso há apenas um mal funcionamento, tudo levando em consideração que a voltagem é a mesma. A voltagem em hipótese alguma pode ser superior a especificada pois vai ter superaquecimento dos componentes e consequentemente a queima do mesmo. E quando há voltagem inferior a especificada, haverá um mal funcionamento por falta de força.

      Excluir
  32. Thadeu, pode usar sem medo.

    ResponderExcluir
  33. cara muito bom post tenho pegado varias fontes queimadas e ja ganhei muito modem de cliente pois os mesmos achavam que o modem tinha pifado e comprou outro novo e era só a fonte.

    pra quem tem duvida sobre defeito na fonte da uma olhado neste post.

    http://conexaodlink.blogspot.com/2010/12/problema-com-fonte-modem-500b.html

    ResponderExcluir
  34. Boa dica.
    Aqui vai a minha. A fonte do meu modem dlink queimou esses dias,fiquei na duvida se seria o modem ou so a fonte, e pra minha surpresa a fonte do modem adsl linksys wrt54g serviu no dlink. Assim fiquei sem wifi o fim de semana mas nao sem adsl.

    ResponderExcluir
  35. Olá, pessoal.
    Alguém possui o esquema desta Fonte ou saberia indicar um link para baixá-la?
    Tenho uma fonte destas com o Q1 ( Chaveador ) literalmente "desintegrado" e um diodo zener em curto e preciso saber os valores deles.
    Grato.

    ResponderExcluir
  36. Boa dica, ainda não fiz. Mas com relação a abrir a fonte, não é tão fácil como explicado no post. Tive que quase destruir a fonte para abrí-la.

    ResponderExcluir
  37. Anônimo1/8/11 12:01

    gostaria de saber onde é o positivo da fonte no dsl-500b. Dentro ou fora? assim eu posso adaptar outra fonte respeitando a voltagem e corrente sem medo de errar. Muito Grato!

    ResponderExcluir
  38. Anônimo5/4/12 01:42

    Meu modem deste modelo ficava piscando (apro. 1 vez por segundo) as luzes ethernet e dsl e Não acendia o power. Liguei o modem em 220 volts (a fonte tem essa faixa) e voltou a funcionar.

    ResponderExcluir
  39. LorD FeniX (Martins)26/3/13 08:28

    Uma dica para abrir esse tipo de fonte q descobri na prática: use uma serra do tipo da que se usa em arco de serra. mas use ela sem o arco. vá serrando devagar e com cuidado para remover plástico suficiente apenas para soltar a tampa, sem danificar componentes dentro da caixa. É meio chatinho pq tem de serrar devagar, com cuidado e contornando a linha de junção das duas peças, mas funciona bem.
    Depois feche com uns 3 ou 4 pingos de cola tipo Superbonder estratégicamente colocados, ou, se preferir, passe em toda a borda da tampa e fique segurando por uns 30-60 segundos até colar.

    Em alguns casos vc pode encontrar dessas fontes em brechós por preços convidativos. Mas tem de levar uma lupa e as especificações da fonte q vc procura. E, antes de usar, testa-las com cargas semelhantes as do equipamento que irão alimentar. As vezes pode ser necessário trocar o plug, mas pagando R$5 a R$10 na fonte até vale a pena :)

    ResponderExcluir
  40. Valeu amigo, troquei somente o que estava estufado e funcionou perfeitamente.

    Diogo

    ResponderExcluir
  41. Anônimo9/5/13 09:26

    observar a polaridade dos capacitores na hr de trocar .eu abro fontes com uma morsa , aperto devagar até abrir ...

    ResponderExcluir
  42. Deemm prefrencia a capacitores eletroliticos de 105°C. Capacitores eletroliticos comuns não servem. Se acharem com tensão de trabalho acima de 10V e que caiba no lugar. melhor.
    sds
    alcineu

    ResponderExcluir
  43. Muito bom, meu modem está de volta à atividade!

    Eu liguei pra Oi antes de mexer, o carinha constatou rápido que devia ser o modem e disse que o problema era meu, que o modem foi DOADO (e não emprestado, comodato,etc). Pra ter ideia da idade, o FW é 20060205.

    Há pouco tempo trocaram um pra minha prima, tão velho quanto inclusive. O atendente continuou enrolando, disse que devem ter ido lá pra arrumar a linha e o técnico acabou deixando o modem e no meu caso já tinham descoberto que o problema era o modem e azar o meu...

    Mexi por minha conta. Tentei abrir com mini-morsa, um pouco menor que a fonte. Marcou muito e não abriu. Tentei com martelo (sem muita convicção), marcou, ameaçou trincar, desisti.
    Parti pra serrinha/cegueta. Ela é mais grossa que a emenda da fonte, então deixa marca/rombo. Precisa de paciência mas é seguro. Eu fechei com fita isolante.

    Com estilete parecia estar ficando perfeito, mas perdi a paciência e achei perigoso. Parece a melhor opção para quem conserta para os outros, por não marcar.

    Na hora de abrir para separar as partes eu quebrei a pontinha da placa (sem estragar trilhas), portanto cuidado com isso.

    Os capacitores originais são de 105º, e não tem muito espaço extra ali. Tive que usar um de 16v e quase não coube.

    DETALHE IMPORTANTE:
    O meu de 680 estava estufado em cima, normal.
    Mas o de 330 tinha vazado POR BAIXO, escondido naquela meleca.

    Minha fonte é a DSA-12W-05 FUS, sem terra.

    Muito obrigado!

    João E.

    ResponderExcluir
  44. Se puder deixar uma foto boa do lado impresso, seria interessante, a minha fonte queimou um resistor R24 que nao sei o valor, alem de estufar um capacitor, que ja foi substituido. Obrigado

    ResponderExcluir
  45. Vale a pena comprar a fonte desse modem? São 15 reais, e um modem novo custa 80. Sendo que já comprei um novo modem e estou com pena de jogar o modem velho no lixo.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.