-->

domingo, 6 de julho de 2008

Testando o primeiro beta público do SMF 2.0

Quem acompanha este blog bem de perto sabe que meu fórum está fechado para novos usuários há meses e que eu pretendo que continue assim pelo menos até o lançamento da versão 2.0 do SMF (o software que controla o fórum).

Há algumas semanas saiu o primeiro beta público e já instalei em um de meus fóruns de testes para conferir se realmente vai funcionar do jeito que eu espero. Aparentemente, sim.

Moderação prévia

Existe um novo grupo de permissões no fórum que estabelece que cada coisa que o usuário faz relacionada com postagens requeira aprovação de um moderador. Estas permissões podem ser adicionadas a qualquer grupo de usuários, por isso eu adicionei ao grupo "regular members" de modo que todo usuário novo esteja sujeito automaticamente a uma moderação prévia. Cada postagem de um usuário moderado aparece no tópico apenas para ele mesmo e para os moderadores e só vai aparecer para os demais usuários depois de aprovada. Antes da aprovação, tanto o autor quanto os moderadores podem editar a mensagem.

Depois que eu sentir que dá para confiar no usuário (isso pode requerer apenas uma mensagem 100% dentro das regras), o usuário pode subir para o grupo "unmoderated members" (criado por mim) que pode postar sem precisar de aprovação. Mas basta pisar na jaca uma vez para cair para o grupo moderado e ficar lá por um looongo tempo, ou mesmo ser banido, dependendo do tamanho da jaca.

Outra vantagem da moderação prévia do SMF 2.0 é que posso aplicá-la também a Guests. Hoje, para postar qualquer coisa no meu fórum é preciso se registrar. Mas com a possibilidade de moderar Guests eu pretendo abrir a postagem para todos, porém com uma regra extra: "apenas para quem quer contribuir com o fórum". Ou seja: postagens feitas por Guests com pedidos ou perguntas jamais aparecerão no fórum a não ser que acrescentem algo novo e interessante ao tópico. A intenção de liberar postagens para Guests é permitir, assim como acontece neste blog, que anônimos que estão simplesmente de passagem por aqui possam contribuir com uma solução nova para um problema.

Suporte a OpenID

Para quem não está familiarizado, OpenID é uma idéia semelhante ao "passaporte" do MSN, mas com suporte bem mais amplo. A idéia é poder se registrar em vários sites diferentes sem precisar realmente "se registrar" em cada um deles. Com um único OpenID você pode ter várias "personalidades" e escolher que personalidade vai apresentar a cada site que suporte OpenID.

A nova versão do SMF permite que você se registre apenas com seu OpenID, mas ainda não está funcionando direito (sempre diz que "The signature from the identity provider is invalid"),

7 comentários:

  1. Como você consegue tempo para isso tudo? Para moderar, para os clientes, para pesquisar?

    ResponderExcluir
  2. O principal "segredo" é: eu gosto do que faço. O que a maioria dos meus colegas de profissão faz estritamente pelo dinheiro, eu faço pelo desafio, pelo exercício mental, pelo conhecimento e pelo reconhecimento.

    Se eu não tivesse contas para pagar, vários de meus clientes atuais eu ainda atenderia de graça.

    O aperto de mão e o elogio de um cliente satisfeito com meu trabalho não tem preço :)

    ResponderExcluir
  3. Anônimo7/7/08 19:33

    Olá Ryan e todos!

    Pessoas tambem me fazem esta mesma pergunta, e eu sempre faço das palavras do Jefferson as minhas.

    Bom inicio de semana pra todos!

    PS. Jefferson, como faço uma OpenID no seu forum? Desde sa semana passada seu forum so abre aqui usando proxies.

    ResponderExcluir
  4. Eneris,

    OpenID só para SMF 2.0 e isso eu só instalei para testes.

    Me diga que faixa de endereçamento IP você normalmente pega no seu provedor. Quero ver se encontro alguma pista nos logs para você estar precisando usar proxies.

    ResponderExcluir
  5. Opa!

    Neste momento o fórum está com problemas. Meu acesso à internet está ruim hoje e talvez eu tenha que deixar para corrigir amanhã.

    ResponderExcluir
  6. O problema de que falo no comentário anterior foi corrigido.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo8/7/08 22:04

    Ola!
    Aqui em Salvador em uso o Velox, com o modem 3com, compartilhado com 2 PCs via placa de rede Realtek, e um Notebook usando Wireless. Na maior parte do tempo sempre o IP começa assim, 189.105.19X.XXX independente de horario. Percebir que tem tambem outros sites que parou de abrir desde a semana passada, como o site da Microsoft e do Windows Update, MSN nao entra, tem horas do dia que seu blog leva minutos pra abrir. Desconfio que seja algo nos DNS do Velox.

    PS. Jeferson, estou com uma placa-mae PcChips M747 v1.5 que apos atualizar o BIOS pra ultima versao disponivel no site da PcChips a danada nao foi mais a mesma, sempre trava na hora que o Windows 98/ME estar iniciando a copia de arquivos, para o travamento nao acontecer eu tenho que entrar no SETUP e desativar o cache L1/L2, mais ai voce ja sabe o que acontece, fica o pc muiiittto lento. Voce conhece algum site que tenha BIOS M747 antiga disponivel pra download?

    Agradeço.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.