-->

sábado, 5 de julho de 2008

Cuidado: a fonte do D-Link DI-524 mudou!

Se você está acostumado com o fato da fonte do roteador wireless DI-524 ser de 7.5V x 1.5A (11,25W) se ligue: Os aparelhos novos estão vindo com uma fonte de 5V x 1.2A (6W).

Eu notei isso hoje. Ao instalar o roteador recém-comprado por uma cliente na Nagem de Recife eu estranhei a fonte, que tinha metade do tamanho da fonte que eu conhecia. Olhei no aparelho e na fonte e os dois tinham a nova especificação gravada.

Por um lado, isso é bom, porque o roteador consome agora metade do que os antigos consomem, o que dá uma redução de uns R$2 por mês na conta de energia para uma operação 24H. Por outro, é estranho, pois de onde vem a redução do consumo? Redução da potência de irradiação (que já não impressionava) ou completa mudança do projeto interno?

E por que o mesmo modelo? Só a troca da fonte para mim já justificaria a designação mudar para DI-524A, ou algo assim.

8 comentários:

  1. Anônimo5/7/08 10:28

    Obrigado pela informação, realmente eles poderiam ter feito alguma distinção entre os modelos pra gente não queimar um desses novos com a fonte antiga né !!

    ResponderExcluir
  2. E ainda temos o problema inverso: se você ligar a fonte nova no aparelho antigo o bicho vai funcionar erraticamente, se funcionar. E você vai acabar achando que o aparelho está pifado.

    ResponderExcluir
  3. caro jefferson obrigado pela dica por via das duvidas esta semana eu desligado e com pressa liguei minha fonte na tomada de 220v a danada abriu o bico claro e essa fonte de 7,5v e uma briga pra encontrar lhe pergunto se eu utilizar uma fonte universal chaveada tem algum problema ?

    ResponderExcluir
  4. Se a fonte universal for capaz de fornecer 7,5V com pelo menos 1,5A, não tem problema. Você pode usar até uma fonte de computador para isso (ainda vou publicar um post a respeito).

    E você também pode tentar consertar.

    ResponderExcluir
  5. Jefferson, eu acho que eles removeram o regulador ou chaveador DC-DC interno do roteador. Como os circuitos internos trabalham com 5V ou 3,3V eles devem ter removido essa parte que recebia os 7,5V e passava pros 5V. A fonte nova deve inclusive ser chaveada. Meu DI-524 veio com uma fonte linear pesadona e eu adaptei uma fonte(carregador)chaveada de um antigo celular Ericsson. Ficou ótimo!

    ResponderExcluir
  6. A fonte do meu pifou. Nela está escrito 5V-2A. Pelo jeito é diferente das citadas. Será que um 7805(1A) agüenta?

    ResponderExcluir
  7. Emano,

    Mesmo que 1A seja suficiente, você ainda vai precisar colocar o 7805 em um bom dissipador de calor.

    ResponderExcluir
  8. João Fragomeni13/8/09 00:19

    Galera,

    Queimei minha fonte 7,5V ligando ela no 220V e olhando as velharias achei uma 5V 800mA perdida, nem sei de que era, e resolvi testar, estava sem nada a perder mesmo.
    O incrível é que está funcionando normalmente no meu DI-524 e sem diminuição alguma de sinal e ela não está superaquecendo. Acho que o circuito deve ter algum regulador de voltagem e eles optaram inicialmente por usar uma 7,5V para evitar tensões menores que 5V. Na minha opinião as duas servem.

    Abraços.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.