-->

terça-feira, 24 de junho de 2008

Logon Wallpaper Changer v0.1

Uma cliente tem um notebook onde o papel de parede está configurado com uma foto do marido e filhos e me perguntou durante uma visita como se configurava o que era exibido brevemente durante o logon, que ainda exibia a logomarca da Compaq. Realmente, o Windows não tem um mecanismo próprio para se determinar esse wallpaper e não conheço nenhum programa que faça isso. Fiz uma busca, mas não encontrei nenhum programa cuja descrição desse a entender que tinha esse recurso.

Esse papel de parede é o que aparece:
  • Durante o logon inteiro se você estiver com a tela de boas vindas (welcome screen) desligada;
  • Brevemente ao dar logon se a tela de boas vindas estiver ligada (após o logo do XP e antes da mensagem "O Windows está sendo iniciado", por exemplo);
  • Teclando CTRL-ALT-DEL duas vezes na tela de boas vindas (exibe a tela de logon clássica);
  • Sob a mensagem "O Windows está sendo encerrado", se a tela de boas vindas estiver desligada;

Você pode trocar isto:



Por algo assim:



Numa pesquisa rápida eu descobri que isso é definido no Registro em :
HKEY_USERS\.DEFAULT\Control Panel\Desktop\Wallpaper
HKEY_USERS\.DEFAULT\Control Panel\Desktop\TileWallpaper
HKEY_USERS\.DEFAULT\Control Panel\Desktop\WallpaperStyle


Como eu queria dar à cliente a opção de poder mudar o papel de parede à vontade, sem depender de mim, e também como exercício de programação, eu criei um pequeno utilitário que permite a um usuário qualquer com privilégio de Administrador (quase todo mundo) fazer essa configuração:




Apesar de simples, o programa ainda tem umas limitações:
  • Apesar de exibir se um papel de parede está definido como "lado a lado" ou "esticado" e poder gravar uma nova configuração, dá muito trabalho exibir isso. Assim a imagem vai sempre aparecer ajustada ao tamanho da figura do monitor, mesmo que na verdade ela vá aparecer de outra forma;
  • Não aceita imagens JPG (apesar do que aparece na imagem acima), porque o o Windows espera um BMP. Eu poderei fazer a conversão e aceitar imagens JPG em uma versão futura.
Como o que esse programa faz é bem besta mesmo, deve existir algum freeware da área de wallpapers ou mesmo de tweaking que faça isso, de forma até melhor. Por favor, quem conhecer um se manifeste nos comentários :)

[16/07/08] O Tweak UI faz isso, mas não é tão prático quanto o meu programa.

6 comentários:

  1. Se possivel alguma opção pro vista.

    ResponderExcluir
  2. Eu usei o Logon Studio Vista e deu certo...no Vista. Tô com a Angelina Jolie

    ResponderExcluir
  3. O resultado do Logon Studio no Vista é parece mais bem acabado que no XP.

    ResponderExcluir
  4. Acho q era no Win2000, se vc abria uma imagem e (com o botão direito) escolhia para ser o fundo, e depois mudasse pelas propriedades de vídeo, vc acabava ficando com 2 fundos diferentes, um ficava na tela de logon, qdo bloqueava a estação.
    Não importava a extensão, pq ele gerava um arquivo .bmp, não lembro em q pasta, mas lembro q a gente conseguia acessar pelo c$ e alterar o arquivo, assim, no dia seguinte, a pessoa q ia usar o computador tinha uma surpresa

    ResponderExcluir
  5. Roberto,

    Que eu saiba, esse comportamento é provocado pelo "Active Desktop", que não existe desde o XP. O Active Desktop também é o responsável pelo desktop que "pisca" entre outras esquisitices.

    ResponderExcluir
  6. Fodástico! É simples e muito fácil de mexer. E dá uma melhorada no visual.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.