-->

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Fonte corrompida (estilo Krypton) no Windows 98

Eu estava no meio de um trabalho de instalação e teste de jogos no Windows 98SE e já tinha instalado uma dúzia de jogos diferentes quando me deparei com um problema estranho: onde deveria haver texto, havia algo que parecia saído de um episódio de smallville:



Vendo a imagem acima eu fiquei em dúvida, mas os exemplos abaixo deixaram claro que o problema era de fontes:





A imagem acima deveria exibir isto:



Já faz muuuito tempo que o Windows 98 deixou de ser o SO principal de meus clientes, por isso eu estou prá lá de enferrujado e levei mais tempo do que levaria antigamente para notar onde estava o problema.

Eu olhei as fontes instaladas em C:\windows\fonts e apenas encontrei estas:



E eu sabia que deveria encontrar várias outras. Pelo DOS eu podia ver que elas estavam lá. O que eu não percebi de cara e poderia ter me poupado bastante tempo é que apenas as fontes true type não estavam aparecendo.

Aí eu me danei a fazer coisas que não iam surtir efeito algum:
  • Usei o TweakiUI 95 para consertar a pasta de fontes. Sem efeito;
  • Instalei o IE5.5 Sp2 pedindo explicitamente pelo pacote de fontes. Nada mudou;
  • Apaguei c:\windows\ttfcache várias vezes durante o processo;
  • Copiei a pasta FONTS de outra instalação do 98. Sem efeito;
Quando, depois de umas duas horas de experiências, eu finalmente notei que eram as fontes true type que não apareciam, a resposta veio rápido.

Seguindo as instruções da MS, bastou executar fontreg (nada parece acontecer) e entrar uma vez na pasta de fontes para o problema se consertar quase sozinho. Mais simples do que o que está nas instruções.

Problema resolvido.

Esse problema ocorreu porque eu tentei aproveitar uma instalação do Windows 98 de um outro PC, apagando o arquivo system.dat e substituindo-o por system.1st (na raiz). Isso geralmente funciona bem, desde que o IE4 não esteja instalado na máquina. Mas estava. Como apesar dos vários erros consegui instalar o hardware e os jogos foram funcionando normalmente, eu só fui associar o que fiz ao problema muito depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.