-->

segunda-feira, 23 de junho de 2008

FIFA98 - Imagem embaralhada ao iniciar a partida

Nota1: Neste post eu chamo de "FIFA98" o jogo FIFA98: Road To World Cup, que é o que se convencionou chamar de "FIFA98" (ou "FIFA RTWC 98"). Não confundir com o jogo chamado "World Cup 98", que também é publicado pela EA Sports e é chamado por alguns de "FIFA World Cup 98", mas é um bicho completamente distinto.

Nota2: Este é um relato longo, que só estou transcrevendo na íntegra para embasar minha conclusão. Se não quiser ler tudo, basta saltar para o resumo no fim do post.

Cenário do problema:
  • Compaq DeskPro com 128MB de RAM;
  • Geforce 4 MX4000 64MB DDR;
  • Windows 98SE;
  • Nvidia Forceware Unified 71.84 Win9x International
O problema apareceu primeiro depois que eu havia instalado uns 10 jogos na máquina e já estava com o DirectX 7 instalado, por isso decidi fazer uma instalação limpa do 98SE (que vem com o DirectX 6.1a) e a primeira coisa que instalei foi o FIFA98. Mesmo problema.

Você consegue iniciar o jogo normalmente, fazer todas as configurações e escolhas possíveis, mas sempre ao iniciar uma partida você tem som normal e dá para ouvir perfeitamente os comentários, mas com uma imagem distorcida como esta:



A solução é apertar o botão de reset, porque não encontrei jeito de sair do jogo pelo teclado e era impossível achar a saída com o mouse.

Eu devo ter perdido pelo menos uma hora pesquisando no Google e encontrei apenas uma pessoa com esse problema e nenhuma solução. Ou eu não soube usar as palavras certas, ou esse é um problema muito raro, ou toda informação sobre esse jogo está sendo apagada da Internet (encontrei indícios disso em mais de um lugar).

Guardei a instalação com o Win98 e instalei o Windows 95OSR2.5 para testar. O jogo instalou o DirectX5 e rodou como deveria. Nesse ponto eu comprovei que o jogo funcionava com meu hardware. Restaurei a instalação do Windows 98, desinstalei o DirectX usando o DirectX Uninstaller (não tenho o link) e Instalei o DirectX 5 que vem no CD do FIFA98.

O jogo funcionou como deveria.

Reiniciei o PC para me certificar. O jogo continuou funcionando e dxdiag.exe confirmava que estava instalado o DirectX 5.

Instalei o DirectX 7.0. O problema voltou exatamente da mesma forma. E o DirectX 8.1 não mudou nada.

Instalei o GALAHs 3D Patch. Não mudou nada.

Desinstalei o DirectX 8.1 usando o DirectX Buster e reinstalei o DirectX 5.

Novamente o jogo funcionou como deveria.

Instalei o DirectX 6.0. Imediatamente ao rodar o jogo, acusava o erro:

Displaywindow - DOES NOT WORK IN THIS DISPLAY MODE
(isdisplaymodex()=1)
FILE win\window.c LINE 115

Instalei o DirectX 6.1. O problema do DirectX 6.0 foi resolvido, mas o problema original de imagem embaralhada voltou.

Reiniciei o PC e Instalei o official v.13 patch, o jogo não rodou mais acusando problemas diversos. Fui checar com o dxdiag.exe e a aceleração 3D estava "não disponível".

Instalei o Directx 7.0a e reiniciei. Testei com dxdiag.exe e a aceleração estava ativada novamente.

Tentei rodar o jogo com o atalho "FIFA RTWC 98 (nVidia)" que o patch coloca na pasta do jogo. Foi um desastre completo. o jogo até roda, mas o resultado é muito pior, porque a tela deixa de ser desenhada corretamente desde o início e ao entrar no jogo a imagem fica no "modo wireframe". Tentei com o atalho convencional e o problema original estava de volta.

Instalei a última versão do Forceware para Win98 (81.98). Reiniciei o Windows e testei. Desta vez no lugar de uma imagem psicodélica o jogo me deu uma tela completamente escura (com som normal), mas pelo menos alguma coisa mudou.

Desinstalei o jogo, apaguei sua pasta e instalei de novo. Mesma tela escura.

Como a instalação de uma versão mais nova do driver provocou uma mudança, decidi testar versões mais velhas que tenho arquivadas. As versões 30.82 (14/09/2002) e 45.23 (14/09/2003) acusaram que eu sequer tinha hardware Nvidia no PC. A versão mais velha que consegui instalar foi a Detonator 53.04 (30/12/2003).

Reiniciei e testei: O jogo rodou!

Para comprovar, apaguei essa instalação do Win98, que já estava muito bagunçada, e restaurei um backup de uma instalação limpa, apenas com o driver 71.84 instalado. Instalei o driver 53.04 por cima e testei de novo. Funcionou. Instalei então o DirectX 7.0a (a versão mais recente do DirectX que planejo instalar nesse PC) e testei de novo.

Problema resolvido.

Resumo: Nesse hardware, o FIFA98 só roda com drivers atualizados se for mantido o DirectX 5 (inviável por causa dos outros jogos). Uma versão mais recente do DirectX não funciona com versões recentes do driver.

Moral da estória (algo que já sei há mais de uma década): Nem sempre ter o sistema atualizado é a solução para os seus problemas. Muito pelo contrário.

Espero que isso seja útil para mais alguém, porque me tomou um dia inteiro, das 8 da noite de ontem até as 5 da tarde de hoje (com uma noite de sono no meio). Eu sei que certamente meu cliente vai ficar satisfeito por poder ter todos os seus jogos saudosos rodando no mesmo PC. :)

2 comentários:

  1. Ah bom, esses jogos são para seus clientes... já estava achando que o Jefferson estava se preparando pro inverno e exercitando seu saudosismo com tantos posts sobre jogos (alguns antigos), hehehehe. Mais estou aprendendo,nenhum conhecimento deve ser desprezado, deve servir pra algumas coisas com certeza (além das coisas específicas que os posts tratam, é claro).

    ResponderExcluir
  2. Pois é. Todos os meus últimos posts sobre jogos são resultado de um trabalho que estou fazendo para um cliente aposentado. E são alguns de seus jogos preferidos. Ele tem até um raro Microsoft Force Feedback Wheel.

    Eu também gosto de jogar, mas não gosto de futebol e entre o Tomb Raider 1 (que eu adorava) e o visualmente impressionante Tomb Raider Legend, eu só pararia para jogar este último, que já funciona perfeitamente no XP.

    E prefiro os jogos de estratégia como o Starcraft e os de plataforma.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.