-->

quarta-feira, 28 de maio de 2008

O exagerado "driver" da webcam Genius EYE 110

Um amigo comprou para mim baratinho (obrigado!) uma webcam dessas. Eu já sabia pelo preço que não deveria esperar boa imagem, mas a minha intenção era apenas ter uma webcam USB barata na minha bolsa de ferramentas, para testar a instalação Skype dos clientes.

A imagem realmente não é das melhores, mas eu tive uma surpresa desagradável com o "driver". Eu cliquei no botão rotulado "driver" do autorun do CD e ignorei as outras aplicações disponíveis, mas mesmo assim a Genius instalou pelo menos 329MB no HDD :O

E mais: quando conectei a câmera parecia até que eu estava instalando um sistema de captura profissional, tamanha a quantidade de drivers (não assinados) cuja instalação precisei confirmar. Foram pelo menos uns seis.

A Genius parecia estar achando que o exemplo da HP, com seus drivers imensos, é um bom exemplo a seguir.

Eu vasculhei o CD e não encontrei o driver separado. O programa que o instalava tinha 337MB.

Isso "matava" a câmera para a minha aplicação. De jeito nenhum eu vou instalar 329MB e mais meia dúzia de drivers desnecessários na máquina de um cliente apenas para fazer um teste de câmera (sem contar com o tempo que isso leva). Por sorte, apesar das aparências a Genius não é como a HP e nós temos uma opção. Procurando no site eu consegui o instalador apenas do driver, com bem mais razoáveis 6MB.

Página do driver da Genius EYE 110

Instalei apenas esse driver em outro PC e conectei a câmera. Funcionou do mesmo jeito (para o que me interessava), incluindo o botão de snaphots. E não tive que dar OK para nenhum driver.

De 6MB para 329MB...

3 comentários:

  1. lorensetti,

    Eu nunca usei esses programas.

    É verdade que programas como o DriverMax seriam úteis nesse caso se eu não tivesse conseguido encontrar um instalador de tamanho "decente".

    ResponderExcluir
  2. Jefferson, tinha uma genius que mostrava uma imagem muito escura acho que um dos primeiros modelos....isso era um defeito de fábrica?

    ResponderExcluir
  3. Não. É uma característica da tecnologia CMOS.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.