-->

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Motherboard Fastfame 8VTAA

Essa placa foi distribuída no Brasil pela TRONI por volta de 2002, mas como tanto a TRONI quanto o fabricante parecem ter fechado as portas, toda informação oficial sumiu.

Como é a segunda vez que procuro o manual dessa placa no Google e só o que consigo achar é mais gente atrás dele, procurei nos meus arquivos a minha cópia, que se não me engano eu baixei do site da Troni antes deste fechar.

Manual da Fastfame 8VTAA em português

Eu tenho o CD de drivers da placa arquivado. Não vou colocar online porque são 309MB e tem muita coisa sem relação com a 8VTAA. Como a 8VTAA é uma placa "off" com apenas som onboard, não creio que seja realmente necessário.

Eu honestamente não sei a diferença entre a 8VTAA e a 8VTAA+. Eu tenho três, que até onde sei são 8VTAA+. E segundo o que é dito aqui, o firmware é exatamente o mesmo para ambas.

Essa placa aparentemente tem dois problemas de fábrica:
  • Capacitores estufados - Já vi umas cinco assim;
  • Liga sozinha, a qualquer hora ou imediatamente ao ligar o estabilizador - Tenho uma com esse problema, que já deu susto na minha irmã, que acordou de madrugada e o PC estava aceso);

Outros links interessantes:

Editado:

Eu testei com o BIOS da K7VTA-Pro, versão 2BA1, que não é a versão mais nova, mas é a mais nova que me interessava, pelo seguinte:
  • Fixed ACPI IO error under WinXP;
  • Support USB boot;
  • Support above 137G HDD.
Inicialmente eu tentei instalar usando o programa Winflash, por pura preguiça de fazer um disquete de boot com o awdflash. Não foi realmente uma surpresa quando a coisa deu errado e acabei com o BIOS apagado. Ao reiniciar, a 8VTAA+ ficou exibindo uma mensagem pedindo o disquete com o firmware (o bootblock do BIOS entrou em ação):



Mas por uma infeliz coincidência o botão RESET do gabinete deu defeito justo nessa hora, ficando preso. Eu fui levado a crer que o BIOS tinha morrido de vez, sem entender o motivo, e fui providenciar um gravador de EEPROM para corrigir a besteira que tinha feito.

Gravei o BIOS da Soyo no chip da 8VTAA+ sem problemas. Ao ligar a 8VTAA+ (depois de descobrir que o botão de reset estava preso) já exibiu o logo da SOYO. Testei o boot pela USB, que não funcionava de jeito nenhum na 8VTAA+, e funcionou na primeira tentativa, bastando selecionar USB-HDD como primeiro dispositivo de boot.

Entrei no Windows XP. Nenhum erro. Tudo como deveria ser.

Eu estava com os seguintes problemas nesta placa antes do upgrade:
  • Boot por USB não funcionava de jeito nenhum, apesar do setup indicar essa opção - Resolvido;
  • Slot PCI4 aparentemente defeituoso, pois era o único onde a placa de diagnóstico não funcionava - Parece OK agora;
  • Slot ISA aparentemente defeituoso - a testar;
  • Porta paralela parou de funcionar - Testei com minha HP laserjet 1100 e parece OK;
  • Ligando sozinha - O problema continua;
Com o BIOS original v2.50 a identificação no rodapé é a seguinte:
11/21/2001-8363-686B-6A6LMFGAC-00

Com o BIOS Soyo, passa a ser:
09/09/2002-8363-686B-6A6LMS2AC-00

O novo BIOS reconheceu meu Athlon XP 2400+ sem dificuldade.

À medida que os testes progredirem, atualizarei este post. No momento, transformar a 8VTAA+ numa K7VTA-pro está parecendo um ótimo negócio.

8 comentários:

  1. Site de fabricante que não existe mais??? Já ouviu falar no wayback machine? Se não ouviu não sabe o que esta perdendo...

    http://www.archive.org

    Olha aqui a pagina da fastfame arquivada:

    http://web.archive.org/web/20021225122710/http://www.fastfame.com.tw/ENGLISH/PRODUCT/8VTAA.htm

    Link do proprio wayback machine com os arquivos de bios pra download (os links dos drivers estão quebrados, mas se procurar direitinho ai no wayback machine, da pra achar):

    http://web.archive.org/web/20030425155505/http://www.fastfame.com.tw/ENGLISH/SERVICE/Down8vtaa.htm

    Muitas vezes os links para uma copia no cache do wayback machine estão quebrados, mas tem que procurar e usar a criatividade, que em 98% das vezes da pra achar tudo arquivadinho ai... uma mão na roda!

    ResponderExcluir
  2. Muitos produtos que eram comercializados pela Troni agora são da Clone. As duas marcas fedem, por sinal.

    ResponderExcluir
  3. Estava com o problema do computador ligar sozinho quando ligava o estabilizador, há mais de um ano... só agora resolvi investigar o problema!
    Na web encontrei:
    "Na seção Power Managment é preciso encontrar a opção Wake Up Events e desabilitar as funções Wake Up on LAN e Wake Up on Modem."
    Na BIOS da minha mainboard havia algo parecido... alterei os valores e funcionou!

    ResponderExcluir
  4. Marcos,

    Obrigrado pela dica. A minha resolveu se comportar, mas quando o problema voltar eu vou testar isso aí.

    ResponderExcluir
  5. Tenho uma 8VTAA+ que apresenta um problema curioso: Se eu entro no setup dela e uso a opção "sair sem salvar alterações", o computador fica parado mostrando CMOS Checksum error. Se entro no setup e salvo qualquer mudança ao sair, o problema não aparece, nem a configuração se perde caso o computador seja desligado da tomada.
    Já troquei bateria (logo vi que não era esse o problema), testei continuidade entre os pinos do clear cmos, pra ver se tinha mau contato, conferi a continuidade dos terminais do soquete da bateria na placa mãe, e não encontrei nada que indicasse mau contato na placa. Você já viu um problema assim, Jefferson?

    ResponderExcluir
  6. Olá.
    Tente reescrever a BIOS. De preferência, pegue a ultima atualização no link do WEBARCHIVE que o amigo passou. Isto está com cara de ser erro no arquivo de BIOS que foi gravada.
    No pior dos casos, somente trocando o CI da BIOS por outro.

    []s

    ResponderExcluir
  7. Romério.7/8/09 17:34

    Poxa cara, tava procurando esse manual na net faz tempo, achei alkguns links para painas em html, mas todos vinham sem as imagens, o que era totalmente unputil pra mim.. Muito obrigado mesmo, me ajudou muito.

    Romério.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.